Criatividade e Inteligência Competitiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Advertisements

Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
PRO ACTION CAFÉ Temos a expertise necessária para facilitar o Pro Action Café em sua empresa, entre em contato e saiba mais. Simoni Aquino Pedagoga Empresarial e Consultora em Gestão de Pessoas e Carreira
AÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFP E Luiza M.P. de Oliveira Bibliotecária especialista, UFPE, Recife,
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Compartilhe seus conhecimentos Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele.
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Empreendedorismo - II Prof: Daniela Leduino 2º Bimestre Dourados, MS
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO Estudos Organizacionais III.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Como utilizar o coaching nas organizações contábeis
INOVAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS
Método Científico – Parte I
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
O ensino de História: teoria e prática
Clube Educacional Gestar
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Recursos Humanos II.
FASES DO PROCESSO CRIATIVO
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Aprendizagem do Século XXI
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Com base no texto de Rüdiger
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Como alcançar a Criatividade
A escola como formadora do sujeito
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Como encaminhar uma pesquisa?
Análise e Observação Institucional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
A estruturação da personalidade
Gestão das Organizações
Professor Douglas Pereira da Silva
EMPREENDEDORISMO.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Frases diversas de Irene Alvina
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
Destaques do texto sobre entrevista social
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Introdução à Estética.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
AULA DE FILOSOFIA (PARECE MAS NÃO É…)
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
O PROCESSO CRIATIVO DE GRAHAM WALLAS. O PROCESSO CRIATIVO 2 GRAHAM WALLAS Graham Wallas no ano de 1926, desenvolveu esse modelo de pensamento criativo.
A ESSÊNCIA DO EMPREENDEDOR DO FUTURO
Relatório A3 Resumo do Projeto
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Módulo 2 Pensamento Científico na Gestão Educacional (3) 20h/a Cléa Mara Reis Félix
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Criatividade e Inteligência Competitiva

Criatividade e Inteligência Competitiva Professora: Ana Paula Cossmann 8 período UDC- Faculdade Educacional de Medianeira

O QUE É CONHECIMENTO AQUILO QUE SE SABE. Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6) O conhecimento é uma mistura fluída da experiência condensada, valores, informação contextual, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.

É informação valiosa da mente humana; CONTINUAÇÃO É informação valiosa da mente humana; Inclui reflexão, síntese e contexto; Possui difícil estruturação; Não pode ser capturado por máquinas Freqüentemente tácito; Caracteriza-se por ser de difícil transferência

Tipos de conhecimento Conhecimento tácito: altamente individual, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como interpreta a Realidade. Adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras".

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento explícito: quando é objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamentos. Toda documentação, projetos etc. , aquele que se pode comunicar e transmitir.

CONHECIMENTO EXPLÍCITO Tipos de conhecimento CONHECIMENTO TÁCITO CONHECIMENTO EXPLÍCITO SUBJETIVO OBJETIVO EXPERIÊNCIA (CORPO) RACIONALIDADE (MENTE) SIMULTÂNEO (AQUI E AGORA) SEQUENCIAL (LÁ E ENTÃO) (PRÁTICO) (TEORIA) FONTE Abel (2005)

CONTINUAÇÃO Na visão de Nonaka e Takeuchi (1997), o conhecimento tácito e o conhecimento explícito não são entidades separadas, mas sim, mutuamente complementares. Interagem um com o outro e realizam trocas nas atividades criativas dos seres humanos. O conhecimento humano é criado e expandido através do processo de interação social entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito cujo processo é chamado de conversão do conhecimento.

Criatividade: significa a aplicação da engenhosidade e imaginação para proporcionar uma nova idéia, uma diferente abordagem ou uma nova solução para o problema. É a base para a mudança construtiva e o seu aspecto mais importante se chama inovação.

Criatividade segundo (Mariano, 2012) é uma manifestação existente desde os primórdios da história humana. A capacidade de criar é uma característica marcante do homem, o único animal que sonha com o futuro, gera tecnologia, se expressa através na arte e que desenvolveu a espiritualidade.

SER CRIATIVO É INOVAR TODOS OS DIAS. O IMPORTANTE NÃO É O QUANTO VOCÊ SABE MAS SIM O QUE VOCÊ FAZ COM O QUE VOCÊ SABE.

Inovação: a inovação requer criatividade Inovação: a inovação requer criatividade. Inovação é o processo de criar novas idéias e colocá-las em prática. É o ato de concentrar novas idéias para aplicações concretas na situação. Os caminhos da inovação: PENSAR-VARIAR-IMAGINAR-CRIAR-INOVAR

Inovação e criatividade são a mesma coisa. A resposta é não Inovação e criatividade são a mesma coisa? A resposta é não. Criatividade é pensar em coisas novas. Inovação é fazer coisas novas e valiosas se tornarem comercialmente viável.

Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.

Atividade proposta Como está o processo criativo das gerações? Qual é a sua geração? Por que esses produtos existem?

7 atividades para quem quer (ou precisa) ser mais criativo 1. Brincar 2. Desenhar (ou qualquer atividade artística) 3. Correr riscos 4. Pensar besteiras (também) 5. Questionar o mundo 6. Encontrar um ponto de fuga 7. Reunir achados criativos http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/7-atividades-para-quem-quer-ou-precisa-ser-mais-criativo

Sugestões de leitura - sites http://escoladecriatividade.com.br https://endeavor.org.br/ http://www.hypeness.com.br/category/inovacao/