Ligações Química Bruno Santana lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Advertisements

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Consiste na combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Canal youtube: sebanna1
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
Ligação Metálica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
Ligações Químicas Prof.: Joyce Almeida.
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Ligações Químicas.
Revisão - Ligações químicas
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Para ter acesso a esse material acesse:
GUIA DE ESTUDO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS 2º ANO ENSINO MÉDIO QUÍMICA PROF. REGIS EVARISTO.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?
Ligações Químicas 9° ano. Ligação Química A regra do octeto: Os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto Aula 10. Sumário: Aula 10 Ligação covalente -Polaridade da ligação e eletronegatividade -Ligação Covalente Dativa.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
Período da tabela periódica Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons. Por exemplo:
Nome:Gabriela da S. Camargo nº15 Profº Beto 2º ano A Matutino.
Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características.
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR.
Ligação Covalente Quando dois átomos similares se ligam, nenhum deles quer perder ou ganhar um elétron para formar um octeto. Em se tratando de ligação.
Ligação Química Energia de ligação.
LIGAÇÃO QUÍMICA Professora ANDRÉA MARTINS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Marcel Piovezan
Ligação Covalente e Geometria Molecular
TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
Interações Interatômicas
ESTADO SÓLIDO Enfoque: Propriedades Elétricas (cap. 42 –Fundamentos de Física – vol. 4 – 6ª. Ed.) Condutividade Semicondutores Metais Revisão: Moléculas.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
MASSAS MEDIDAS.
Ligação metálica.
AULA 05 ARISTIDES CIPRIANO ELETROQUÍMICA
Ligação Iônica : Aspectos Estruturais e Termodinâmicos
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Superposição de Orbitais
Química Orgânica- QO.01.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Substâncias e Misturas
LIGAÇÕES QUÍMICAS Profª Helena Lança Ciências Físico-Químicas 9ºAno.
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Fundamentos de cristaloquímica
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO E SEUS ESTADOS DE OXIDAÇÃO Jameson Santana Aguiar Ramon Sousa.
Geometria Molecular.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
Curso de Engenharia Elétrica Ciência e Tecnologia dos Materiais
O Cl O Na N H Observe as substâncias presentes no nosso cotidiano
Ligação Covalente MÓDULO 07 Página 254 Prof. Callegaro.
Ligações metálica, iónica e covalente
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Ligação química Na natureza, raramente ocorrem átomos isolados  instáveis. Os átomos se unem para adquirir maior estabilidade, formando 11 Na 17 Cl ouredes.
Transcrição da apresentação:

Ligações Química Bruno Santana lima

Ligações Químicas Compostos Iônicos e Moleculares A união de átomos formam diversas substâncias, essa união (ligação química) pode ocorrer de três formas: ligação iônica; ligação covalente simples e dativa; ligação metálica. Os gases nobres são elementos estáveis, pois apresentam oito elétrons na sua camada de valência, exceção do gás hélio.

Ligação Iônica : Ocorre entre metal que tem tendência de perder elétron, com não-metal, que tem tendência de receber elétron, formando íons de cargas contrárias, que se atraem mutuamente. Exemplos Fazer o esquema de Lewis:

Íon Fórmula Conhecendo as valências dos elementos cujos átomos vão se ligar para formar um composto iônico, podemos calcular a íon fórmula: Escrevemos os símbolos na ordem crescente de eletronegatividade, de modo que o índice corresponda à valência do outro (regra de 3):

Cuidado

Ligação Covalente Simples Ocorre entre não-metais, e entre não-metal e hidrogênio, e seu princípio é o compartilhamento de elétrons. O conjunto estável de átomos ligados entre sí apenas por ligações covalentes, ou seja por pares eletrônicos, recebe o nome de molécula. Exemplos

Ligação Covalente Dativa Só ocorre se o átomo que vai contribuir com o par de elétrons estiver estabilizado pela covalente simples e tiver pares eletrônicos disponíveis:

Ligação Covalente Ligação Covalente Apolar Ligação Covalente Polar Ocorre entre ametais de mesmo elemento químico (solúveis em água) (mesma eletronegatividade). Por exemplo: . Ligação Covalente Polar Ocorre entre ametais de elementos diferentes (insolúveis em água) (eletronegatividade diferentes). Exemplo: molécula , pois o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, ou seja, apresenta maior capacidade de atrair elétrons; portanto o par de elétrons da ligação é atraído por ele, criando-se nesse extremo uma maior densidade eletrônica. Assim, surgem pólos distintos (representado pela letra ) , formando uma ligação covalente polar:

Ligações metálicas   As ligações metálicas diferentemente das iônicas e covalentes, não têm representação eletrônica e sua representação estrutural depende de um conhecimento mais profundo dos retículos cristalinos. Os metais, em geral são representados por seus símbolos, sem indicação da quantidade de átomos envolvidos, que é muito grande e indeterminada.

Propriedades dos metais Nos retículos cristalinos dos metais, cada átomo está circundado por 8 ou 12 outros átomos, isto é, apresentam elevado número de coordenação. Como o conjunto é formado por átomos do mesmo elemento, as atrações são iguais em todas as direções.   Uma lamina, barra ou fio de cobre é constituído por inúmero cátions de cobre cercados por um "mar" de elétrons, sendo o agregado representado apenas por Cu, que é o símbolo do elemento e assim sucessivamente. Além disso os metais apresentam certas propriedades tais como a capacidade de se transformar em fios, chamada de ductibilidade , a capacidade de se transformar em lâminas, maleabilidade.

Formação de ligas metálicas   Ligas metálicas: materiais com propriedades metálicas que contém dois ou mais elementos sendo que pelo menos um deles é metal. As ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que a origina. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza , aumento da resistência mecânica.

ligas metálicas mais comuns no cotidiano: Aço - constituído por Fe e C. Aço inox - constituído por Fe , C , Cr e Ni. Ouro de jóias - constituído por Au, Ag e ou Cobre. Amálgama dental (utilizada em obturação)- constituído por Hg , Ag e Sn . Latão (utilizado em armas e torneiras)- constituído por Cu e Zn. Entre tantas outras ligas existentes.