Recomendações nutricionais para gestantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Advertisements

Vitaminas Fonte de energia.
Alimentação saudável- Corpo saudável
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Orientação Nutricional
Nutrição na Gestação Curso Técnico de Enfermagem 2012
ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
A NEMIA F ERROPRIVA. É a deficiência nutricional mais comum no mundo, afetando países desenvolvidos e subdesenvolvidos Prevalência é inversamente proporcional.
R ECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES E NUTRIZES Paula Hibari Sasakura Monitora da disciplina HSM – Ciclos da Vida 1 Professora responsável:
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível III Ensino secundário | profissional| superior.
VITAMINAS. VITAMINAS Qualquer substância orgânica (não produzida) necessárias ao organismo. Pequeníssimas Pequeníssimas quantidades para manter o bom.
VITAMINAS. São compostos orgânicos necessários para promover o crescimento e garantir o funcionamento adequado do organismo. As vitaminas são classificadas.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
Ácido Fólico ou Folato Alessandra Silva Feira de Santana, 2016.
BIOQUÍMICA Docente: Ana Karina Abadio Discente: Jasciene Kraemer de Souza Vitamina D em crianças e adolescentes com Anemia falciforme.
Prof. Simone. São substâncias orgânicas especiais que atuam a nível celular como desencadeadores da atividade de enzimas (coenzimas). Elas são atuantes.
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Colégio Maria Imaculada
Diapositivos usados para explicação
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO..
Vitaminas nos alimentos naturais
Necessidades nutricionais na gestação
Classes de Alimentos Alimentos Naturais * Cereais: * Frutas:
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
Profa. Dra. Rosane Pilot Pessa Nutricionista – CRN-3: 2172
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
AULA 5 – PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA GESTANTES
VEGETARIANISMO Trabalho realizado por: Adguela Carvalho N: 1
Repercussões da Gravidez sobre organismo materno
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Recomendações nutricionais para gestantes
Recomendações nutricionais para gestantes
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
Recomendações Nutricionais
Metabolismo de B12 e Folato
Ciências Naturais – 9.o ano
Recomendações nutricionais para gestantes
Caso Clínico – Lactante
Caso Clínico - Lactante
Caso Clínico – Pré-escolar
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
Ficha Técnica Produto: PANETONE PÓ COM GEMAS.
DOENÇAS GASTROINTESTINAIS
Vitaminas. Não podem ser sintetizadas pelo nosso organismo em quantidades adequadas Vitaminas.
Recomendações Nutricionais
Recomendações Nutricionais
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Alimentação humana Cap. 6.
Carências Nutricionais e o desenvolvimento materno- infantil Professora: Juliana Castro.
A Alimentação. Os Alimentos Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!
Ficha Técnica Produto: CAKE CENOURA.
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
Recomendações Nutricionais
A Alimentação.
O que são gorduras insaturadas e saturadas? A diferença principal entre gordura “saturada” e “insaturada” está na estrutura molecular. Geralmente, à temperatura.
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA GESTANTES
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
5 – FRATURAS ÓSSEAS NTS GRUPO TARJA PRETA. A) PORQUE OS IDOSOS TEM MAIS FRATURAS QUE PESSOAS JOVENS? - Existem dois efeitos principais do envelhecimento.
Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde. O que é alimento? Alimento é aquilo, Alimento é aquilo, que serve para comer ou beber, e que dá ao corpo da gente.
Transcrição da apresentação:

Recomendações nutricionais para gestantes Paula Hibari Sasakura – Vanessa Ribeiro – Simone Diniz HSM 0129

Necessidades aumentadas na gravidez Razões maternas: aumento da taxa metabólica basal; volume sanguíneo materno; formação de eritrócitos e aumento de hemoglobinas; crescimento dos tecidos maternos como útero e mamas; armazenamento de reservas para o parto e lactação; entre outros Razões fetais: rápido crescimento de tecidos; formação e crescimento ósseo e dentário; crescimento e desenvolvimento da placenta; armazenamento de ferro no fígado do feto

Recomendações especiais para gestantes – tendência ao auto-ajuste Acréscimo de 340 a 360kcal/dia no 2ºtrimestre da gestação e 452kcal/dia no 3ºtrimestre (IOM 2002) Proteínas: adulta gestante: 60g/dia; adolescente gestante: 70g/dia (não-gestante: 50g/dia) Fibras: 28g/dia

Recomendações especiais para gestantes – ácido fólico (vit Recomendações especiais para gestantes – ácido fólico (vit.b9) Riscos e benefícios Aumento de 50% (elemento ativo na multiplicação celular dos eritrócitos, da placenta, do útero e do feto. Absorção diminuída pela interferência hormonal da gravidez. Recomenda-se ingestão de 600microgramas/dia 2 meses antes da gravidez até o 3º mês gestacional. Deve ser suplementado, pois há difícil alcance do valor pela dieta habitual) Alimentos fonte: praticamente todos os alimentos naturais, mas as principais fontes são as vísceras, carnes, verduras folhosas verde-escuras, leguminosas, laranja e gema do ovo Cozimento: altas perdas de folatos em vegetais cozidos em água por ser vitamina hidrossolúvel

Recomendações especiais para gestantes - cálcio Gestante: 1000mg/dia Adolescente gestante: 1300mg/dia (metabolismo mais acelerado e demanda de nutrientes é maior) Alimentos fonte: principalmente leite e derivados O cálcio não pode ser absorvido sem a presença da vitamina D Competição com o ferro pelo sítio de ligação (alimentos ricos em cálcio no café da manhã e lanches)

Recomendações especiais para gestantes – ferro Aumento de 50% (de 18mg/dia para 27mg/dia) Indicada a suplementação medicamentosa de ferro elementar 40mg/dia a partir da 20ªsemana (questionável, pois há aumento de absorção de Fe na gestante) Alimentos fonte: vísceras, carne vermelha, ovos e laticínios (forma heme: melhor biodisponibilidade) e vegetais (forma não-heme) Frutas cítricas auxiliam na absorção do ferro A suplementação pode dar muita intolerância

Recomendações especiais para gestantes – vitamina a Micronutriente essencial para o desenvolvimento embrionário Recomendação: 770microgramas/dia No Brasil, há a suplementação de 200.000UI no pós-parto imediato para evitar a carência dessa vitamina no leite materno Não pode ser administrada durante a gravidez, podendo levar a conseqüências tais como: aborto, prematuridade, malformações, distúrbios do comportamento e/ou aprendizado e até alteração no crescimento do bebê Alimentos fonte: origem animal (retinol): fígado, óleo de fígado de peixes, leite integral e derivados, ovos e aves; origem vegetal (alfa e beta-caroteno): alimentos de cor “alaranjada” como manga, cenoura, abóbora e batata-doce

Recomendações especiais para gestantes – zinco O Zn é indispensável para atividade de enzimas envolvidas na síntese de DNA e RNA  A quantidade de proteína da refeição tem efeito positivo na absorção do zinco, porém proteínas específicas como a caseína tem efeito inibitório na absorção Fitatos presente nos alimentos como farelos, cereal de grão integral e leguminosas, alcoolismo e tabagismo reduzem sua biodisponibilidade Suplementação de 25mg/dia (questionável) Alimentos fonte: ostra, carne vermelha e castanha do Pará

Recomendações nutricionais para nutrizes A RDA para lactação é de 500kcal/dia a mais do que a recomendação para a mulher que não amamenta, sendo que a reserva de gordura acumulada durante a gestação cobre parte das necessidades (cerca de 170kcal) A lactação é um processo dispendioso e perde-se proteína no leite, sendo assim: OMS, 2007: 1,1g/kg/dia Evitar excesso de cafeína, que pode reduzir o teor de Fe no leite (máximo 2 xícaras de café/dia) Ingestão de líquidos: 3 a 4 litros para produção ideal de leite