Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho

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Transcrição da apresentação:

Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho Intervenção Comunitária ao longo da vida: investigação e educação, em complementaridade Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho

Comunidade Representa uma entidade social de identidade e interconhecimento, onde os atores sociais são vistos no seu todo, onde se fundem as vontades e se entrelaçam as relações sociais primárias face a face, relações estas perpassadas de laços personalizados de intimidade e emoção, bem como de regras adstritas de coerção e controlo sociais.

Comunidade Com o envelhecimento demográfico, a mobilidade populacional e a urbanização dos espaços, as comunidades passam a ser constituídas por um conjunto de indivíduos cada vez mais heterogéneo (nas suas quatro dimensões: biológica, psicológica, social e/ou espiritual) constituindo-se em unidades bastante complexas

Comunidade e Complexidade A sua complexidade torna-se tão grande que o Homem ( e muito menos uma disciplina) , não consegue medir todo o emaranhado de acções, interacções e retroacções que se vão tecendo numa comunidade e que têm repercussões na saúde do indivíduo e da colectividade Causas e efeitos sucedem-se em espiral cada vez mais alargada obrigando a uma intervenção comunitária em que a investigação se torna essencial, em simultâneo com uma educação ao longo da vida

Intervenção comunitária Acções planeadas que visem promover a saúde e o bem-estar de uma comunidade, e reduzir danos causados por uma desorganização social e/ou individual

População População Indivíduo Instituições Indivíduo Instituições Importância da investigação –acção enquanto processo partilhado de construção e análise da realidade e do conhecimento Indivíduo População Instituições

Intervenção comunitária A participação activa dos membros da comunidade é essencial à rentabilização dos recursos comunitários/ familiares para produzir mudanças e influenciar a inclusão e/ou a não exclusão

Educação Educação ao longo da vida Educação formal antiga Modelo de Educação participativa Modelo de Educação “autoritária” Ensino Aprendizagem

Intervenção comunitária (modelo) Tem que ser um modelo de intervenção que tendo por objectivo o desenvolvimento da comunidade, se orienta para a prevenção de incapacidades precoces, para a promoção da saúde e da cidadania e para o apoio e prestação de cuidados a nível local protagonizados essencialmente por actores na comunidade que identificam as necessidades e prioridades desta ( actores permanentes)

Intervenção comunitária É um modelo que : Fomenta responsabilidades e competências Assenta nas necessidades sentidas e não sentidas Procura a antecipação por evidência Tem que assentar na interdisciplinaridade/ transdisciplinaridade e no trabalho interprofissional  trabalho em equipe e parcerias comunitárias

Comunidade/ família As parcerias comunitárias, ao mobilizarem sectores diversificados da comunidade, e ao permitirem trocas de conhecimento e experiências, são um veiculo privilegiado para a construção e implementação de intervenções preventivas e promocionais Permitem, ainda, fomentar a articulação e combinação de práticas e/ ou serviços rentabilizando recursos

Saúde na Comunidade Saúde Doença Tratamento Indivíduo e do Colectivo Promoção da saúde Prevenção da doença Tratamento Saúde Doença Indivíduo e do Colectivo Profissionais

A intervenção Comunitária Tem por objetivo atingir benefícios que contribuam para o bem-estar do maior número possível de pessoas Tem por base ações que visem o coletivo Desloca-se do problema para a solução Parte do diagnóstico ( situação, causas e consequências) para ações preventivas, terapêuticas e de reabilitação Investigação Acção

Investigação -Acção Constitui uma forma de questionamento reflexivo e colectivo de situações sociais, realizada pelos participantes, com vista a melhorar a racionalidade e a justiça das suas próprias práticas sociais ou educacionais bem como a compreensão dessas práticas e as situações nas quais aquelas práticas são desenvolvidas Kemmis e McTaggart, (1988) referido por Matos (2004)

Investigação -Acção A investigação habitual pretende dar respostas a problemas e interrogações que vão surgindo na vida de uma sociedade A Investigação –acção – é um proceso de investigação interactivo , em espiral, e focado num problema  excelente para orientar práticas educativas

Investigação -Acção É uma metodologia dinâmica que: Se desenvolve de forma cíclica e em espiral Proporciona uma ampla participação, geradora de responsabilidade e envolvimento Produz mudanças mais duradouras e inesperadas ( baseia-se na aprendizagem) Pode conduzir a processos inovadores Assenta frequentemente na transdisciplinaridade

Conclusões A intervenção comunitária é uma acção multidisciplinar e transdisciplinar que visa simultaneamente o empoderamento individual e das populações e o consequente desenvolvimento de uma comunidade/região Tem por objectivo promover a saúde individual e colectiva e, a cidadania A sua prática assenta em investigações que conduzam a uma aprendizagem ao longo da vida

Conclusões De entre diversas metodologias de investigação a Intervenção Comunitária privilegia a Investigação-acção por ser facilitadora de uma aprendizagem, precursora de um empoderamento da população e de uma sociedade do conhecimento È também um processo partilhado de construção e análise da realidade e do conhecimento que permite conhecer melhor necessidades

Formação Investigação Prática Observação Reflexão Reformulação

Educação - Desenvolvimento Segundo a UNESCO os quatro pilares educativos para o seculo XXI são: Aprender a ser : Competência pessoal ( auto-conhecimento, identidade, Base de um projecto de vida) Aprender a viver em conjunto :Competência social ( desenvolvimento de atitudes, valores fundamentais para o relacionamento com os outros e o meio ambiente-cidadania)

Educação - Desenvolvimento Aprender a fazer: competência produtiva ( capacidade de criar e desenvolver transformações: agente de mudança) Aprender a conhecer: competência cognitiva (aprender a aprender, aprender a ensinar, e aprender a conhecer, estimulando a curiosidade científica) A educação é o processo que permite transformar o potencial individual e colectivo em competências

Intervenção comunitária Aprende-se com os outros, mas também se ensina aos outros, devendo haver partilha e constructos interpessoais através de interacções sociais

Obrigado