Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Advertisements

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Professora: Ms. Izamara Casadia
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
Metodologia de investigação
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Elaboração de um projeto de pesquisa
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
CanSat Açores 2016: Estudo de caso de projeto de sucesso José António Contente |Projeto orientado pela Profª Dra Cecília Galvão Doutoramento em Educação.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
METODOLOGIA DA PESQUISA
Abordagens Mistas e Triangulação
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Informações importantes
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DE PESQUISA
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Problemas e problematizações
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
  A Educação Física e os modelos de docência no 1º Ciclo do Ensino Básico: narrativas, perceções e contextos Juliana Rodrigues | Rui Neves Universidade.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Profª. MSc. Débora Valim Sinay Neves
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho
Discente: Orientador(a): .....
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
A PESQUISA QUALITATIVA
em Educação em Direitos Humanos
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Semana de iniciação científica da UFMG
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
XIII Jornada Científica de Jornalismo
Programa de Desenvolvimento Gerencial
XII Jornada Científica de Jornalismo
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Pensamento Científico na Gestão Educacional 2º Seminário de Monografia 28/10/2008 4h/a Cléa Mara Reis Félix.
Pesquisa Científica
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania Mestranda: Karla.
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) Entre questões émicas e metodologias culturalmente sensíveis: Investigar educação com os contextos em desenvolvimento Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) Carolina Mendes carolina.babo@gmail.com 05 julho 2017

Roteiro Geral da apresentação (1) O Estudo: Problema/Objetivos Hipótese (2) Moldura metodológica: - Da pesquisa - Do investigador - Do método científico (3) Desenho Metodológico (4) Estudo Exploratório e Narrativas Episódicas: (5) Estudo Múltiplo de Caso e Teoria Enraizada: Momentos de apresentação Estudo: “Ensaio de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento” Área: Ciências de Educação Especialidade: Gestão e Administração Educacional Instituição: Católica do Porto

(1) O Estudo: Problema/Objetivos Hipótese A existência de fluxos privados para o desenvolvimento não contabilizados internacionalmente (Fernandes, 2014), nomeadamente, os fluxos de práticas de Cooperação para o Desenvolvimento que acontecem no e pelo Sul. Problema: Objetivo Geral: Analisar as parcerias estabelecidas entre diversas instituições e o Governo angolano no âmbito do PAAE (Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar). Quando existem, os dados estatísticos que são fornecidos pelos países em desenvolvimento às entidades internacionais são determinados por um percurso peculiar que, por vezes, não lhes confere a legitimidade suposta. Hipótese: É objetivo desta comunicação refletir e problematizar convosco: sobre como investigar educação de forma émica, com os contextos em desenvolvimento e através de metodologias culturalmente sensíveis : As posturas do investigador (b) Método (c) Metodologia

(2) Moldura metodológica (A) Sobre a pesquisa: Pensamento Indutivo e Investigação Qualitativa. (B) Sobre a disposição do investigador: - Clarificar as espectativas e convicções do investigador /posicionamento no terreno; - Perspetiva Émica - 5 características - enraizamento da investigação - fiabilidade sincrónica/ validação - descrição ao pormenor de todos os passos investigativos (C) Sobre o método científico: “Interpretação como método culturalmente sensível ao contexto” DESTA FORMA SE ADQUIRE CONHECIMENTO ÚTIL PARA GEOGRAFIAS TENDENCIALMENTE SEMELHANTES Metodologias Culturalmente Sensíveis (Berryman, SooHoo & Nevin, 2013)

(3) desenho metodológico

4º estudo de caso exploratório Responder a uma 1ª questão de investigação; Descobrir as primeiras categorias a serem usadas no estudo extensivo; Estratégia Técnicas de recolha e participantes Estudo Exploratório (2013) 6 entrevistas semiestruturadas (1) Governo nacional; (2) Governo local; (1) Coordenadora (Empresa); (2) Alfabetizadores do PAAE E Narrativas episódicas Estabelecer um percurso padrão da vida dos alfabetizandos; Identificar os obstáculos no acesso à escola na voz dos adultos; Estudo das Narrativas (2015) 15 Entrevistas Narrativas de Episódio (Flick, 2005) (Adultos interessados na alfabetização)

Estudo das Narrativas Os contratempos do acesso à educação refletem-se nos episódios de: 1 – guerra; 2 – doença; 3 – questões de género; 4 – horário do emprego; 5 – nascimento dos filhos; 6 – situações de pobreza; Trajeto de Vida Tipo (TVT) dos adultos interessados na alfabetização

5º estudo múltiplo de caso Estudo Extensivo (2015) 9 entrevistas semiestruturadas Governo nacional; Consultora do MED (1) Sociedade Civil (EPT) (3) Governo local; (3) Coordenadores (Igreja, ONG e Empresa);   2 entrevistas coletivas (2 grupos) – Alfabetizandos (F/M) Análise documental: -Documentos sobre as instituições e organizações estudadas; - Documentos Oficiais Públicos. Com base em asserções adquiridas aquando o estudo exploratório realiza-se agora nova problematização; Emerge nova questão de investigação; Construção da teoria enraizada nos dados; Processo de construção da Teoria

A TEORIA Numa era Pós-2015 o trabalho dos agentes terceirizados de cooperação deverá ser compreendido no âmbito de um Diálogo Situacional de CD e das respetivas modalidades de cooperação caso-a-caso (ex: as parcerias estratégico-sociais) enraizadas culturalmente. Sendo necessária uma maior atenção e escrutínio ao trajeto peculiar percorrido pelos resultados que vão sendo alcançados e divulgados. Assim de uma forma émica e através de metodologias culturalmente sensíveis , conclui-se que: Numa era Pós-2015 é necessário um efetivo diálogo entre pares e um conhecimento situado para (co) operar para o desenvolvimento e maximizar os resultados estatísticos. Legenda: A – Apropriação Situacional B – Cooperação Dialógica C – Trajeto peculiar dos resultados