Por que o nome MISTAGÓGICO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.
REGIÃO BRASIL COMO ATUALIZAMOS HOJE O PROJETO MISSIONÁRIO DO PADRE VIGNE.
Outros documentos importantes
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
TOSCO EM AÇÃO É um projeto da SED/MS que visa atingir a comunidade escolar na busca da prevenção de comportamentos destrutivos.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Projetos em andamento. Projetos em andamento Rede Marista Evangelizadora Objetivo: Elaborar e implantar as diretrizes da ação evangelizadora contribuindo.
PRESTAÇÃO DE CONTAS / 2016 GT PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Princípios Unidade Social Realidade Reino de Deus Solidariedade
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
A educação dos filhos No Grande Conflito.
A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA
ENCONTRO ANUAL DA ECAFO E CCA DO CM CURITIBA E REGIÃO 3 DO BRASIL TEMA: O BOM PASTOR AMA E CUIDA DAS SUAS OVELHAS Londrina/PR, /nov./2016.
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
Subsídio conceitual para a Páscoa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Centro Educacional Unificado
PREPARAR A CATEQUESE.
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Orientações ao professor
1º Reunião de Mediadores 2016
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
Áreas da Coordenação de Pastoral
A felicidade e o dinheiro
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Orientações ao professor
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Cultura organizacional
“Evangelizar : a missão dos discípulos do Senhor”
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Experiência de Deus. Maria, geradora de vida
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
(Bilhete de São Francisco a Santo Antônio).
MISSÃO Educador Marista Sua Missão na Igreja e no Mundo.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O QUE É O PEDAGOGO.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”
PROPÓSITO / MISSÃO CULTURAL Qual a característica básica? Qual é o traje? PROPÓSITO / MISSÃO CULTURAL.
em Educação em Direitos Humanos
SUSTENTABILIDADE.
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
Discente Pedagogia - Licenciatura
FORMAÇÃO BÁSICA.
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Oficina de Serviço Social
Realizar Formação Continuada
Orientações ao professor
As Organizações Vistas como Culturas
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Objeto de estudo e Problema de pesquisa
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
INTRODUÇÃO (Aqui vocês descreverão a finalidade ou objetivo do relatório, a justificativa, os pressupostos teóricos, metodologias utilizados no decorrer.
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
Máximo José Da Costa (UFRN)
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
PRAM Plano Regional de Ação Missionária
Transcrição da apresentação:

Por que o nome MISTAGÓGICO? Memória e Mística Por que o nome MISTAGÓGICO?

Agogia tem a ver com guiar MIST + AGOGIA Mist vem de mistério Agogia tem a ver com guiar Mistagogia é a ação de guiar para dentro do mistério Memória e Mística

De onde surgiu o Encontro Mistagógico? Memória e Mística Edição 2014 De onde surgiu o Encontro Mistagógico?

Memória e Mística Edição 2014 Percepções a partir do acompanhamento (2006-2012) Contexto de mudanças no modelo organizacional da Província Experiência do Grupo Marista (Província Marista Brasil Centro-Sul)

Encontro Mistagógico Marista Provincial 2014 21 de maio Ilha Grande dos Marinheiros

Memória e Mística Edição 2014 Caroline Saut Rosana Eliseu Vanessa Nopes Diego Farias Raquel Borges Lindolfo Reckziegel Ivone de Azevedo Diva Fonseca Carolina Carlet Antônio Dilar Carla Goulart Dione Gauto Flávia Prudêncio Jocimar Souza

Princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social Memória e Mística Edição 2014 Princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social

Memória e Mística Edição 2014 O termo princípio significa começo ou causa de algum fenômeno. Princípio também pode ser definido como a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento tem origem. Princípio diz respeito a linhas mestras, dentro das quais alguém se move; são atributos morais e éticos que pautam a conduta de um ser humano. Os princípios têm uma função importante para a vida em sociedade. Indicam determinados valores ligados a um comportamento ético e justo, focado na atuação com o objetivo de construir uma outra/nova ordem/desordem social. Se os princípios forem ignorados, perde-se a base e o sentido pelo qual a existência justifica-se. Muitas pessoas marcaram a história da humanidade porque viveram intensamente os princípios que escolheram viver. Então, de uma forma ou outra, nós estamos marcando também a história de muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Daí vem a pergunta: quais são os princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social?

Referencial teórico

Acompanhamento de 2014 Visitas (transição e técnica) * Enfoque (princípios e desdobramentos na unidade)

Encaminhamento Sugestão do assessor: Reunir as produções dos grupos Fazer síntese: equipe Redigir os princípios: equipe Eis a síntese:

Princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social Reino de Deus Solidariedade Realidade Formação Continuada

Princípios e ações O que é feito na unidade em relação a este princípio? O que precisamos fazer (2015)?

Encontro Mistagógico Marista Provincial 2015 4 e 5 de maio Sede – Ilha – Santa Cruz Ação marista em contextos de vulnerabilidade social: os pobres como os prediletos de Deus e as implicações para o Serviço de Pastoral. Felizes os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence (Lc 6,20).

Garantias: o que precisamos garantir nas Unidades Sociais para que os princípios de atuação marista aconteçam?

Encontro Mistagógico Marista Provincial 2016 18 e 19 de maio Cemasi – Renascer – Cesmar A solidariedade e a promoção da paz a partir dos projetos e ações pedagógico-pastorais. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9).

Por que um Encontro Mistagógico com o pedagógico-pastoral das Unidades Sociais?

Razões: A concretização da interface pedagógico-pastoral (orientação); Acompanhamento dos supervisores (pedagógico e pastoral) da Gerência Social (Juntos); Refletir e avaliar a atuação pedagógico-pastoral a partir dos direcionamentos evangelizadores da Rede Marista (Doc. Evangelizar na Rede Marista).

Objetivo: Proporcionar um espaço formativo-vivencial de reflexão e capacitação para a elaboração e execução de projetos pedagógico-pastorais promotores de solidariedade e paz. Justificativa: A questão da paz e da solidariedade é um desafio contínuo para a ação educativo-evangelizadora da Missão Marista. Dentre as propostas de ações prioritárias das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, está a de “incluir no currículo das Escolas, dos Centros Sociais e da PUCRS um programa de formação da cultura da solidariedade e da paz” (páginas 59-60). Como Unidades Sociais, estamos inseridos em realidades de altos índices de violências, e é nossa missão refletir e buscar projetos pedagógico-pastorais que fomentem a cultura da solidariedade e da paz. Diante disso, faz-se necessário realizar um Encontro Mistagógico que proporcione um espaço de reflexão em torno do tema acima proposto, com a presença de representantes dos serviços de pastoral e pedagógico das Unidades Sociais.

Estrutura de acompanhamento | Desdobramentos Local: Ilha Princípios 2014 Locais: Sede – Ilhas – Santa Cruz Garantias 2015 Locais: Cemasi – Renascer - Cesmar Projetos pedagógico-pastorais 2016

Partilha Lar Santa Rita Recanto Infantil Galpão de Reciclagem Imersão territorial Lar Santa Rita Recanto Infantil Galpão de Reciclagem Qual o significado da presença educativa marista nessas realidades? Qual é o nosso diferencial?