LOGÍSTICA EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL
VISÃO GERAL DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL POSICIONANDO A LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O MERCADO ATUAL E A LOGÍSTICA Globalizado. Commoditização dos produtos: diferenciação por serviços. Clientes e consumidores finais exigentes. Ciclo de vida de produtos reduzem-se fortemente: riscos de estoques Proliferação de produtos Volatilidade e menos previsível..
PROLIFERAÇÃO DE PRODUTOS Commoditização de produtos: atingir vários segmentos de mercado: Moda - cores – idades – etnias – restrições alimentares – saúde – etc. Pasta de dentes= + de 200 tipos Sandálias Havaianas=+ de 400 SKU(*) Cerveja Ambev = + de 120 SKU Etc. (*) SKU = stock keeping unit = Item de estoque
OBJETIVOS DIVERSOS DA LOGÍSTICA ATUAL Dispersão geográfica Estoques baixos Velocidade de resposta Flexibilidade operacional Processos horizontais Sistemas just in time ; ECR Obstáculos à integração organizacional..
EVOLUÇÃO RECENTE DA LOGÍSTICA NO BRASIL Redução de alíquotas em 1990: Internacionalização do Brasil: aumento de exigências na competição interna e externa. Estabilização da moeda em 1994 Maior conscientização empresarial das possibilidades competitivas da logística; custos de estoques. A ensino da logística e introdução da Logística reversa Privatização dos setores ferroviário, portuário e hidroviário além de outros Aumento expressivo de fornecedores de serviços logísticos Associações de classe e outras entidades Informatização crescente e uso de código de barras
LOGÍSTICA EMPRESARIAL FLUXOS DE PRODUTOS E INFORMAÇÕES
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Mercados Secundários Mercados Primários Matérias Primas Secundárias Mercados Secundários Matérias Primas Virgens RETORNO DE PÓS VENDA RETORNO PÓS CONSUMO Reuso / Desmanche/ Reciclagem Industrial Fabricação RETORNO Distribuição Consolidações Varejo Coletas Consumidor
LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA INTEGRADA ESTRATÉGICA CAP 1 E 2 BALLOU 9
LEITURA PREPARATÓRIA INDIVIDUAL 1) ELABORAÇÃO DE DUAS QUESTÕES RELACIONAIS BALLOU - CAP 1 e CAP 2 BOWERSOX CAP 1 2) BALLOU - CAP 1 e CAP 2 Leitura dos quadros: 1.2 (canal reverso) , 1.9 (LR) e 2.2 (LR) – 1.3 (Toyota) – 1.4 ( Benetton) – 2.4(localização) ,2.5(distribuição) ,2.7 ( adiamento)
REDE DE FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS LOGÍSTICA INTEGRADA INDUSTRIA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICOS GESTÃO DA LOGÍSTICA : PLANEJAMENTO – EXECUÇÃO – CONTROLES LOGÍSTICOS REDE DE FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS COMPRAS DISTRIBUIÇÃO INDUSTRIAL COMERCIAL SERVIÇOS CLIENTES BENS/ / SERVIÇOS MERCADO FORNECEDOR MERCADO CONSUMIDOR ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA DE ENTRADA INSUMOS (MP) PRODUTO LOGÍSTICO FORNECEDORES TRANSPORTE (FRETES) EMBALAGENS LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO EXPEDIÇÃO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA PRODUTO LOGÍSTICO TRANSPORTES (FRETES) EMBALAGENS ESTOQUES NA DISTRIBUIÇÃO ROTEIRIZAÇÃO NIVEIS DE SERVIÇO LOGÍSTICA DE APOIO À MANUFATURA PLANEJAMENTO ESTOQUES ARMAZENAGENS MOV. INTER PRODUTO LOGÍSTICO TRANSPORTES / EMBALAGENS REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA REINTEGRAÇÃO AO MERCADO CONSERTO / REMANUFATURA / /RECICLAGEM LOGÍSTICA REVERSA RETORNO DE PRODUTOS DE PÓS-VENDA E PÓS CONSUMO
RECURSOS DA LOGÍSTICA Estoques Transportes Armazenagem Canais de distribuição Informação Redes logísticas Embalagem
DECISÕES PRINCIPAIS NA LOGÍSTICA Tipo de decisão Estratégica Tática Operacional Localização Nº de locais; tamanho e onde Posicionamento dos estoques Roteirização; expedição Transportes Seleção dos modais Sazonalidades Quantidades; tempos Processamento de pedidos Sistema a implantar Priorização do atendimento Tempo de atendimento Serviços ao cliente Padrões a serem seguidos Armazenagem Layout e locais Sazonalidade Execução dos pedidos Compras Politicas Contratação e seleção de fornecedores Ballou, 2001:42
PROCESSAMENTO DE PEDIDOS LOGÍSTICA E MARKETING PRODUTO MARKETING PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA SERVIÇO AO CLIENTE COMPRAS / VENDAS LOGÍSTICA PROCESSAMENTO DE PEDIDOS ESTOQUES TRANSPORTE ARMAZENAGEM Fonte: Lambert e Stock, apud Fleury et al ( 2000: 34)
Quantidade necessária NIVEL DE SERVIÇO ? Planejado A EFICÁCIA LOGÍSTICA ONDE? Disponibilidade de produtos e materiais QUANDO? O momento certo de disponibilizá-los QUANTO? Quantidade necessária COMO? Os Meios corretos para o sucesso NIVEL DE SERVIÇO ? Planejado CUSTO? Como planejado
DIMENSÕES LOGÍSTICAS dos PRODUTOS Estado físico Relação peso / volume Valor agregado Geometria Perecibilidade Sazonalidade Riscos Importância relativa IMPACTO DESTAS DIMENSÕES NAS DECISÕES LOGÍSTICAS?
EXERCICIO INDIVIDUAL EXTRA CLASSE Leitura dos capítulos 1 e 2 do Ballou Elaboração de uma questão relacional relativa a esta leitura ( não se trata de questão de definição)
LOGÍSTICA EMPRESARIAL CUSTOS LOGÍSTICOS
CUSTOS LOGÍSTICOS Com as variações próprias a média pode ser assim distribuído: Custos de produção = 50% Custos de marketing = 20% Custos logísticos = 20% Margem = 10% Sistemas de custos em logística Custos tradicionais( rateios) x Custos Baseados na Atividade
CUSTOS LOGÍSTICOS TOTAIS Porcentuais de Custos totais Transportes = 48 % Manutenção dos estoques = 52 % 16% PIB 10% PIB
IMPACTO DA LOGISTICA NOS CUSTOS EMPRESARIAIS ROI = RETORNO SOBRE INVESTIMENTO = LUCRO / CAPITAL INVESTIDO ESTOQUES ATIVOS FIXOS CAIXA (Fluxo) CONTAS A RECEBER CONTAS A PAGAR CAPITAL INVESTIDO
ATIVIDADES TÍPICAS DA LOGÍSTICA Compras ou suprimento de materiais Programação de entregas a fabrica Transportes de aquisição Controle de estoques de insumos Controle de estoques de produtos acabados. Armazenamento de materiais Previsão de necessidades de materiais Processamento de pedidos dos clientes Administrar os centros de distribuição Planejamento dos centros de distribuição
LOGÍSTICA INTERNACIONAL OU GLOBALIZADA Ciclos logísticos mais longos Incertezas maiores Níveis de estoque maiores Idiomas e standards de produtos Taxa de câmbio Cadeia de suprimentos mais longa Interferência governamental Barreiras alfandegárias Documentação complexa..
A Cadeia de Valor (Porter,1985) ATIVIDADES PRIMÁRIAS LOGÍSTICA DE ENTRADA OPERAÇÕES DE SAÍDA MARKETING VENDAS ASSISTENCIA TÉCNICA LOGÍSTICA REVERSA ATIVIDADES DE APOIO INFRA-ESTRUTURA DA COMPANHIA GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS / FINANÇAS DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA
VOLUMES TRANSACIONADOS NO BRASIL Produto Ano 1994 Atual Unidades Monitor de computador 1,44 18 Milhões de unidades E commerce 0,004 45 Bilhões de Reais Telefone celular 0,12 100 Milhões de unidades Soja 25,1 Milhões de ton. Exportações 60 240 Bilhões de US$ Importações 40 220 Garrafas PET Inicio 19 Bilhões de unid. Lâmpadas de Hg ND 200 Milhões de unid Lixo (cidade de São Paulo) 5.000 16.000 Ton / dia Carga transportada 550 760 Milhões de ton. x Km
O FUTURO - IMPACTO DE NOVAS TECNOLOGIAS Reflexão próxima aula. Como estas tecnologias poderão impactar a logística? Internet das coisas Impressoras 3D Mundo virtual e realidade aumentada Drones Cápsulas de bebidas
LOGISTICA EMPRESARIAL Definições Área empresarial responsável pelo planejamento, implementação e controle dos fluxos físicos e das informações correspondentes nas cadeias de suprimentos diretas e reversas visando o atendimento das necessidade de seus clientes. “A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo,, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa” (BALLOU, 2001:21)
EXERCICIO EM CLASSE Usando o tema de seu grupo Identificar as características do produto logísticos na Logística de Entrada e de Saída Utilizar a pag. 23 do Ballou, identificar as atividades chaves e suporte a serem examinadas em seus temas de trabalho Identifique aspectos do capitulo que não foram mencionados em aula.
Leitura preparatória prox aula NIVEIS DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS BALLOU – CAP 3 BOWERSOX CAP 3 FLEURY – CAP 3