Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Advertisements

Conteúdo Local no ambiente regulatório de E&P. Regras de Conteúdo Local nas Rodadas de Licitações Rodada.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
Aula 2. Segmentação de mercado Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos os mercados. Sendo assim os profissionais de marketing precisam segmentar.
Nome da Empresa APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS.
COMISSÃO PARITÁRIA MODELO DE GESTÃO DE PLANO DE SAÚDE – ACT 2016/2017 Novembro/2016.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
Materiais Inteligentes  Consistem em um grupo de materiais de ultima geração que estão sendo estudados e terão grande influência na tecnologia.  São.
EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Alvaro Augusto Magalhães
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Apresentação do plano de negócios
10/27/2017 1:15 AM Prof. Edmar de Almeida Grupo de Economia da Energia Instituto de Economia- UFRJ Rio , 21 de março 2016.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conteúdo Local e Competitividade
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Gestão de Risco de Mercado
Organização e Análise de Projectos
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
O MERCADO DE APOIO OFFSHORE RONALDO MATTOS DE OLIVEIRA LIMA
INSTITUTO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE CUSTOS
Gestão Estratégica de Custos
Administração Estratégica
TERCEIRIZAÇÃO - HISTÓRICO
Comercialização de gás natural
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Nome da Empresa Plano de Negócios.
O P O R T U N I D A D E D E T R A B A L H O Mecânico de Manutenção C
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento de Sistemas Complexos
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
O P O R T U N I D A D E D E T R A B A L H O
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Projeto Lava Jato a Seco
Documentos e Propostas legais
o que é empreendedorismo?
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica
A Importância das TIC na Restauração
Oportunidade de Estágio Economia ou Engenharias
NILSON TORRES SOARES JR.
Agenda A Central de Compras O Projeto TáxiGov Contexto A solução
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Professora Patricia Matsuda
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 28 de setembro de 2016
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
As Incertezas do Futuro: Tendências
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Apresentação de plano de negócios
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Cargo: Auxiliar de Manufatura (30634)
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Análise de Demandas Regionais
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
Nome da Empresa Plano Empresarial.
Cursos de Aperfeiçoamento para Associados
Cursos de Aperfeiçoamento para Não Associados
PESQUISA DE DESEMPENHO 2019
Transcrição da apresentação:

Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades Mauro Barreto 8/8/2017

AGENDA O crescimento do mercado brasileiro de óleo e gás. A abertura do mercado. A regulamentação existente e a necessária. As oportunidades. Os riscos. Conclusão.

O Crescimento do Mercado Brasileiro de Óleo e Gás Porque o mercado crescerá, apesar de tudo? Porque temos óleo e gás e isso dá dinheiro! O crescimento virá só do pré-sal? E o resto? A grande troca. O crescimento virá só da Petrobras? Porque novos “players”? Óleo e Gás não é só E&P. Como será no refino, transporte e distribuição? Riscos – política, economia, meio ambiente, burocracia e... Carro elétrico!

A Abertura do Mercado Brasileiro de Óleo e Gás A abertura é só uma questão política? Ou será por necessidade? A ideia de que o petróleo é um recurso estratégico e é melhor guardar debaixo da terra para o futuro. Que futuro? A abertura no pré-sal. A abertura no E&P offshore, E&P terrestre, gás natural, transporte e refino.

A Abertura do Mercado Brasileiro de Óleo e Gás Conteúdo local – as mudanças serão boas para nossa indústria? Porque regulação é muito mais importante em um mercado aberto?

A Regulamentação Existente RTDT – dutos terrestres 27.2 O controle da corrosão interna deve conter, no mínimo: 27.2.6 Procedimento para monitoramento das taxas de corrosão; 27.2.7 Recursos necessários para os serviços de monitoramento e a periodicidade de execução;

A Regulamentação Existente SGSS – dutos submarinos 20.10 Projeto do Monitoramento e Controle da Corrosão Interna 20.10.1 No projeto do Sistema Submarino deve-se determinar a metodologia de monitoramento e controle da Corrosão interna, considerando a natureza e as propriedades do fluido, os perfis de temperatura, o regime de fluxo, a velocidade de escoamento, as características dos Dutos, a previsão de utilização de produtos químicos e os processos corrosivos esperados durante todo o ciclo de vida do Sistema Submarino.

A Regulamentação Existente

A Regulamentação Existente Monitor 3. Fís. Nucl. Instrumento, em geral portátil, para detectar e medir radioatividade. 7. Med. Instrumento destinado à observação e/ou registro de funções vitais, tais como pulso arterial, ritmo cardíaco, etc., durante anestesia ou fora dela, e, também, para medir a intensidade de exposição a irradiação. Fonte: Dicionários.com

A Regulamentação Necessária Quem tem uma empresa estatal monopolista precisa de regulamentação? Precisamos de regras claras. Por outro lado, a monitoração sempre dependerá da estratégia de combate à corrosão.

As Oportunidades Os ativos estão envelhecendo – a corrosão precisa ser controlada e monitorada. Executar serviços de monitoração com pessoal próprio ou terceirizar? Licitação menor preço. Quem gerenciará a corrosão dos novos “players”? Como a informação chegará ao usuário? P&D – será que nosso modelo é eficaz? ICT pesquisa e concebe o produto. Produtor licencia. Indústria compra a licença e produz.

Os Riscos Troca de cupons e sondas é atividade de risco. Pessoal e equipamentos são adequados? Certificação. O sistema de monitoração retrata a corrosão do ativo? Compliance x Integridade. Representam a mesma coisa? Nova geração de engenheiros. A fixação nos números. O conhecimento e a experiência serão transmitidos?

CONCLUSÃO O setor de Óleo e Gás passará por grandes mudanças nos próximos anos. Essas mudanças trarão grandes desafios para os profissionais de corrosão. Esses desafios trarão oportunidades. Precisaremos evoluir em regulação, certificação de pessoal, tecnologia e P&D na área de controle de corrosão interna entre muitas outras coisas.

CONCLUSÃO O Brasil não perde uma boa oportunidade de... perder uma boa oportunidade. Roberto Campos (1917-2001)