AVALIAÇÃO DE REAÇÃO EM DESIGN INSTRUCIONAL: ANÁLISE DE

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AVALIAÇÃO DE REAÇÃO EM DESIGN INSTRUCIONAL: ANÁLISE DE UM CURSO ONLINE SOB A ÓTICA DOS ALUNOS Paola Trindade Garcia; Ana Emília Figueiredo Oliveira; Regimarina Soares Reis; Rômulo Martins França; Isabelle Aguiar Prado; Stephanie Matos Silva; Luís Gustavo Sodré Sousa

INTRODUÇÃO O crescente uso de tecnologias da informação aplicadas ao ensino tem potencializado os alcances da Educação à Distância Diante deste cenário de expansão, os investimentos para a promoção de aprendizagem efetiva nesta modalidade torna-se uma necessidade constante, na qual o design instrucional (DI) e seus processos avaliativos subjacentes apresentam importantes contribuições neste contexto.

INTRODUÇÃO Planejamento em DI Avaliação dos recursos propostos AVALIAÇÃO DE REAÇÃO Implantada ao final de uma unidade de aprendizagem com finalidade de avaliar a aplicação real dos recursos idealizados O uso da avaliação torna-se fundamental para o desenvolvimento de projetos em educação a distância na medida em que fornece uma identificação diagnóstica de feedbacks fornecidos pelo público-alvo.

REFERENCIAL TEÓRICO O design instrucional é um processo de identificação, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de um problema educacional específico (FILATRO, 2008). AVALIAÇÃO Parte do desenvolvimento do DI Núcleo regulador do processo Essencial na gestão do ensino

REFERENCIAL TEÓRICO As percepções dos atores do processo, incluindo os usuários finais (alunos), podem ser captadas por meio da avaliação de reação, conceituada por Andrea Filatro (2015) como: “Tipo de avaliação aplicada logo ao término de uma unidade de estudo ou evento de aprendizagem, composta por questões objetivas e abertas, por meio das quais os alunos expressam seus juízos sobre os conteúdos, atividades, unidades de ensino ou cursos completos, no que se refere a qualidade e quantidade de conteúdos, métodos e estratégias utilizados (...) e potencial de aplicabilidade do que foi aprendido, entre outros aspectos.”

REFERENCIAL TEÓRICO São itens que devem ser avaliados durante o processo: A solução educacional proposta. O resultado de aprendizagem dos alunos. 1 2 A reflexão acerca da efetividade das soluções educacionais propostas e das tecnologias implementadas é fundamental para a melhoria da qualidade dos materiais, possibilitando assim o alcance dos objetivos, a correção de falhas e a ressignificação do trabalho por parte da equipe executora do projeto.

REFERENCIAL TEÓRICO Avaliação x EaD Algumas variáveis devem ser consideradas durante a elaboração e aplicação da avaliação em educação a distância. Ex.: distanciamento físico e variedade no perfil de estudo do usuário. Fatores relacionados ao usuário Ex.: presença de tutor e carga horária total. Fatores relacionados ao próprio curso

REFERENCIAL TEÓRICO Avaliação x EaD Participação do usuário final expressando as suas considerações aproximação deste ator para o centro do processo Aluno como parte ativa e responsável pela aprendizagem

REFERENCIAL TEÓRICO Avaliação x EaD Uma metodologia de acompanhamento e avaliação contribui para a garantia da melhoria da qualidade do design instrucional (ROQUE; SILVA, 2011). Segundo Suhr (2011), a avaliação deve ser vista como um processo amplo, servindo sempre como orientação para a continuidade do trabalho pedagógico, visando o seu aperfeiçoamento.

OBJETIVOS Geral Específicos - Analisar a avaliação de reação referente aos aspectos de design instrucional de um curso online. Específicos - Avaliar aspectos tecnológicos e pedagógicos dos recursos educacionais em relação ao acesso, à navegabilidade e à funcionalidade dos objetos de aprendizagem estabelecidos para o curso; - Analisar a inserção de recursos multimídia pelo Design Instrucional para composição de recursos educacionais.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Local Figura 1: Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso. A coleta dos dados foi realizada na modalidade online, através de disponibilização de um questionário eletrônico inserido no AVA e disponibilizado aos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Participantes 350 respondentes; Inscritos na primeira oferta do curso “Processo de trabalho na gestão do SUS e a importância do planejamento em saúde”; Período de 08/03 a 28/04 do corrente ano.

Aspectos tecnológicos e pedagógicos PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Instrumento Questionário formado por 12 questões objetivas divididas em dois blocos: Aspectos tecnológicos e pedagógicos Inserção de recursos multimídia Bloco 1 Bloco 2

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Análise dos dados Sistema automático de verificação das respostas dos 4 alunos no AVA/moodle, programado pela equipe de tecnologia da instituição. Este sistema permite visualizar os dados com os valores absolutos e percentuais de cada componente avaliado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Para a análise da avaliação de reação em Design Instrucional implantada em um curso online, se faz necessário verificar: Aspectos da aprendizagem Aspectos dos materiais e recursos didáticos Aspectos da comunicação Aspectos do ensino Aspectos das tecnologias Especialmente por se tratar de aprendizagem auto dirigida, em que os materiais devem atender critérios de clareza e compreensão de conteúdos (FALANGE, 2015).

Aspectos de design instrucional RESULTADOS Tabela 1: Aspectos tecnológicos e pedagógicos dos recursos. Aspectos de design instrucional Ótimo Bom Ruim Insuficiente N (%) Plataforma de educação à distância 230 (66) 108 (31, 1) 8 (2,3) 2 (0,6) Colaboração dos recursos educacionais para a compreensão do conteúdo 226 (64,6) 108 (30,9) 11(3,4) 5 (1,1) Navegabilidade do livro online 215 (61,4) 119(34,1) 12(3,4) 4 (1,1) Contribuição de elementos visuais para a compreensão do conteúdo 212 (60,6) 126 (36) 10 (2,9)

RESULTADOS Figura 02: Avaliação do uso de recursos multimídias.

RESULTADOS Figura 3: Avaliação geral do curso pelos estudantes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS DI: papel estratégico na equipe multiprofissional; Apoio pedagógico: planejamento, desenvolvimento e avaliação; Auxílio para a construção colaborativa do conteúdo mediado por tecnologias; Importância da avaliação como instrumento para análise dos riscos e fortalezas envolvidos no processo; Aprimoramento dos recursos a partir dos dados da avaliação.

REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA (ABED). Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2014.Curitiba: Ibpex, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.pdf> Acesso em 22 de abr. de 2016. FALANGE, I. Produção de Design Instrucional para EAD: aprendizagem autodirigida, aprendizagem colaborativa, concetivismo e modelo ADDIE. In: KENSKI, Vani Moreira (org). Design Instrucional para cursos online. São Paulo: Editora Senac, 2015. FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003. FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. FILATRO, A; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015. FILATRO, A, PICONEZ, S. C. Contribuições do learning para o design instrucional. 14º Congresso Internacional de Educação á Distância. Santos: Abed. 2008. P. 5-6.

REFERÊNCIAS LIMA, J. R., & CAPITÃO, Z. E-Learning e e-Conteúdos – Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização e estruturação de e-cursos. Lisboa: Centro Atlântico, 2003. Disponível em: http://www.centroatl.pt/titulos/si/imagens/e-book-ca-e-learning-excerto.pdf. Acesso em 25/04/16. OLIVEIRA, Gerson Pastre de. A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos. In: KENSKI, Vani Moreira (org). Design Instrucional para cursos online. São Paulo: Editora Senac, 2015. PALANGE, Ivete. Produção de design instrucional para EAD: aprendizagem autodirigida, aprendizagem colaborativa, conectivismo e modelo ADDIE. In: KENSKI, Vani Moreira (org). Design Instrucional para cursos online. São Paulo: Editora Senac, 2015. ROQUE, G. O. B. Metodologia para avaliação e acompanhamento de cursos a distância: em busca da qualidade. In: 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011, Manaus. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/155.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2016. Educere, 2011, Curitiba. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2016.

REFERÊNCIAS SANTOS, Elaine Maria dos et al. Avaliação de cursos on-line: uma análise sob perspectiva do design instrucional. São Carlos: ABED, 2010. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010134122.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2016. SUHR, I. R. F. O papel da avaliação na organização do processo ensinoaprendizagem na EAD. In: I Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e Educação/X Educere, 2011, Curitiba. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2016.