O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior

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Transcrição da apresentação:

O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior Uma breve apresentação da experiência da UP Boaventura Aleixo baleixo@up.ac.mz Bendita Donaciano Lopes bdonaciano@up.ac.mz Maputo, 02 de Julho de 2015 Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Qualidade um conceito: Complexo: é utilizada em situações bem distintas (qualidade da agua, qualidade de um serviço ou qualidade um produto); Multidimensional: diversos factores como a cultura, os modelos mentais, a dimensão, o design, a durabilidade, o preço, a raridade … Dinâmico: as necessidades e expectativas influenciam directamente na definição de qualidade; Subjectivo: directamente relacionado as percepções de cada indivíduo, de tal modo que pode ser difícil até para o indivíduo exprimir o que considera um produto de qualidade Isto torna difícil definir o conceito de qualidade de forma clara e objectiva Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Garantia da qualidade na UP (1/3) A UP tem uma larga experiência nos processos de autoavaliação (avaliação interna); Esses processos da autoavaliação na UP surgem: Primeiro, como uma componente essencial e indispensável das revisões e reforma curricular, que se dão em diferentes momentos: 2003, 2009 e 2014; Segundo, como parte do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES); Para a garantia da integração da UP no SINAQES, criou-se a 1 de Outubro de 2013 uma Comissão Central de Autoavaliação e Qualidade na UP (CAQUP); Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Garantia da qualidade na UP (2/3) Os TORs da comissão: Definir e actualizar a política de autoavaliação da UP em função da legislação vigente e da realidade institucional; Elaborar e actualizar o Manual de Autoavaliação da UP, tendo como referência os guiões elaborados pelo CNAQ; Planificar actividades de autoavaliação de cursos, programas e/ou institucional; Coordenar o processo de autoavaliação na UP; Desenvolver a cultura e o interesse constante pela avaliação e garantia de qualidade... Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Garantia da qualidade na UP (3/3) A CAQUP é assessorada por um conjunto de coordenadores, por Faculdades, Delegações e Escolas. Cada Unidade Académica e/ou Orgânica possui a sua subcomissão de autoavaliação; Opção metodológica: Metodologia Mista (Qualitativa e Quantitativa) Princípios: inclusão (participação), promoção da cultura de qualidade, entre outros. Pilares da autoavaliação: a) Cultura e Clima Institucional; b) Pensamento institucional; c) Qualidade da acção e d) desenvolvimento da acção institucional. Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Histórico dos processos de autoavaliação na UP (1/4) Autoavaliação dos cursos de Mestrado da UP; Socialização dos documentos orientadores dos processos da avaliação das instituições do ensino superior pelo CNAQ; Socialização da metodologia da autoavaliação dos cursos e avaliação externa pelo CNAQ em 2014; Realização de dois Seminários Nacionais da Autoavaliação e Qualidade: O Iº em 20 a 21 de Fevereiro de 2014 e o IIº Seminário em 08 a 10 de Abril de 2015. Ambos os Seminários tiveram participação do CNAQ; Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Histórico dos processos de autoavaliação na UP (2/4) Réplica do Seminários Nacional nas Delegações, Faculdades e Escolas da UP; Formação das subcomissões de autoavaliação das unidades orgânicas e académicas da UP; Elaboração do Manual da Autoavaliação na UP; Disseminação do deste Manual em todas as unidades orgânicas da UP; Promoção do debate institucional sobre o manual na Sede e nas Delegações; Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Histórico dos processos de autoavaliação na UP (3/4) autoavaliação Piloto, do Curso de Licenciatura em Psicologia Educacional; Avaliação Externa do Curso de Licenciatura em Psicologia Educacional; Socialização dos resultados na UP; Autoavaliação de um curso de Licenciatura por Faculdade, Delegação e Escola; Organização da sala de evidências na UP-Sede e nas Delegações (ainda em processo); Realização de acções de Formação em metodologias da autoavaliação; Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Histórico dos processos de autoavaliação na UP (4/4) Troca de experiências com instituições do ensino superior em matéria da autoavaliação (Brasil, Portugal, UEM, etc.); Realização de exercícios de simulação de avaliação externa dos cursos, inclusive do contraditório e da classificação; Desenvolvimento de instrumentos da autoavaliação, experimentação e sua disseminação; Promoção da pesquisa em avaliação educacional (teses de Mestrado e Doutoramento). Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Formas de avaliação da qualidade 1. Resultado Qualidade a entrada Qualidade a saída 2. Processo Qualificação do corpo docente Adequação dos programas curriculares e planos de estudos Infraestruturas e equipamentos adequados Regularidade do funcionamento Estrutura de governação Papel do gestor Monitorar o funcionamento da comissão e Garantir observância dos indicadores Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior Boaventura Aleixo baleixo@up.ac.mz Bendita Donaciano Lopes bdonaciano@up.ac.mz Maputo, 02 de Julho de 2015 Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA