A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Projeto - A escola e o meio ambiente
Educação Online e suas Diversidades
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
São Bartolomeu Vivo.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
Educação Ambiental - GPEEA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Santarém Março a Julho de 2007
Portfólio de Estágio Supervisionado
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
Construindo o futuro do seu filho!
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
Disciplina: Estágio Supervisionado I
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
Projeto de Informática Educacional
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
A Arte na Literatura de Cordel
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Constituição de Grêmios Estudantis
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CUIDANDO O MEIO AMBIENTE
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
“Um país se faz de homens e livros”
Docente: Dr. Arthur Vianna
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

“A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente.” (CE 58)

J U S T I F I C A T I V A

O desenvolvimento da ciência e tecnologia, a partir do século XII, favoreceu a produção de máquinas e equipamentos para exploração dos recursos naturais, caracterizando uma intervenção na natureza que vem deixando marcas profundas. A visão antropocêntrica que se desenvolveu desde então levou o homem a pensar que os recursos naturais seriam inesgotáveis, explorando-os de maneira desordenada, de acordo com seus interesses. A chegada do capitalismo, a busca constante pelo lucro, o crescimento da população mundial levaram o homem a explorar, cada vez mais e sem medir consequências, o seu ambiente, com tudo aquilo que é imprescindível para a vida. Considerando que a sociedade como um todo é parte integrada do meio em que vive, chegamos a um momento de decisão: a natureza não suporta mais, os recursos naturais estão ou até passaram do limite. Diante desse fato o Colégio Santo Inácio de Fortaleza, ciente de sua função de formar verdadeiros cidadãos, lança o projeto “A caminho da sustentabilidade”, acreditando que, individualmente e coletivamente, podemos fazer a diferença e viver em harmonia com o planeta de uma forma sustentável.

O B J E T I V O G E R A L Estudar e refletir em conjunto sobre a questão ambiental, buscando novas possibilidades para recuperarmos o equilíbrio do meio ambiente, através de um desenvolvimento sustentável.

O B J E T I V O S E S P E C Í F I C O S 1. Estudar os recursos naturais existentes e a degradação de nosso planeta causada pelo homem. 2. Conscientizar a comunidade educativa de que os recursos naturais são esgotáveis e que ela pode contribuir com a preservação através do uso consciente desses recursos.

3. Mostrar a possibilidade de desenvolvimento sustentável sem perda de tecnologia e qualidade de vida. 4. Desenvolver atitudes de consumo consciente. 5. Realizar ações concretas com a comunidade educativa, que favore-çam a sustentabilidade.

A questão ambiental é colocada como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve ser trabalhada por todas as disciplinas. No CSI esse tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento. A partir de um planejamento conjunto entre professores das várias disciplinas e níveis, poderemos ter uma dimensão maior sobre o estudo do meio ambiente e seus recursos, e levar nosso aluno à visão de todos os aspectos deste conteúdo, dando-lhe condições de refletir e construir uma consciência crítica, que o levará a ações concretas de mudança.

C R O N O G R A M A ED. INFANTIL FUNDAMENTAL I FUNDAMENTAL II ENS. MÉDIO JAN Palestra sobre Ecopedagogia na jornada pedagógica. Coleta de ideias e sugestões dos professores. Elaboração do projeto. FEV ATIVIDADES GERAIS Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Passeata ecológica Produção de cartazes e placas. Reflexão sobre o problema das águas, tomando como referência o Dia Mundial das Águas. Campanha “Adote um copo”. Gincana de recolhimento de lixo. Palestra com representantes de órgãos como SEMACE, CAGECE, IBAMA. Pesquisa e estudo sobre a Terra e seus recursos. Elaboração de painéis, textos. Lançamento do projeto com campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. MAR Leituras dirigidas por sala com uso de paradidáticos específicos para cada série. Planejamento de ações referentes ao tema, envolvendo os representantes. Trabalho com textos, questões reportagens, sobre o tema. Manhã esportiva com oficina de reciclagem. Preparação dos alunos do 9º ano para orientar os funcionários quanto à coleta seletiva. Aulão em defesa do meio ambiente (EM).

ATIVIDADES POR DISCIPLINA Matemática ABR ATIVIDADES POR DISCIPLINA Matemática Contagem de sementes, relação antes e depois, igual e diferente, sequência, seriação e classificação.   Arte Trabalho com músicas: Xote Ecológico, Planeta Água, Sal da Terra, etc. Linguagem Trabalho com os livros: O mundinho; Cocó, o rio amigo; Turma do Utilixo... Leitura de imagens, cartazes, cordel, poesias. Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Dramatização a partir dos livros lidos Encontros de convivência. Aula em campo do 6º ano. Encontro dos alunos do 9º ano com funcionários. Aulão em defesa do meio ambiente. MAI Vivência do Dia das Mães (Mãe natureza). Vivência da Semana do Meio Ambiente. Aula em campo do 7º ano. JUN Visitas ambientais. São João Ecológico. 10

Representantes de cooperativas de lixo AGO Aulas em Campo Ecopoint Parque do Cocó Representantes de cooperativas de lixo Campanha de limpeza na escola e coleta seletiva do lixo nos corredores e salas de aula. Vivência do Dia dos Pais (Amor de pai também ensina a cuidar da terra). Recreio cultural ecológico. Exploração dos livros paradidáticos a serem trabalhados nas disciplinas. SET Feira do Conhecimento III (Gincana do Lixo, Fórum Infantil, Feira de Ciências...). Festival de Esquetes. OUT Corujinhas ecológicas. Cine-debate. Debates, mesa redonda com convidados especiais. Publicação de textos em jornais. Exploração do tema segundo os conteúdos das disciplinas e planejamento dos professores. NOV Avaliação Geral do Projeto