BSC - Balanced Scorecard

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Transcrição da apresentação:

BSC - Balanced Scorecard Sistema de Gerenciamento de valores balanceados Prof. Erwin Alexander Uhlmann | Guarulhos – 2011

Um sistema de avaliação do desempenho da empresa sob a ótica dos clientes, dos acionistas, dos Funcionários e de como manter e melhorar os números Balanced Scorecard 15 -

Ao implantar o BSC passa-se a analisar as visões dos Stakeholders (clientes, funcionários e acionistas) busca-se o alinhamento estratégico da empresa para atendê-los da melhor forma, equilibrada, balanceada! Qual seu objetivo? 15 -

Michael Porter difundiu a ideia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique maior valor para os clientes e/ou crie um valor comparável a um custo mais baixo. Mas... O que é estratégia? 15 -

E como era antes do BSC? 15 -

Antes analisava-se o mercado, as finanças e os clientes, depois cruzavam-se os dados com a missão e visão. Para atingirmos nossa visão e missão, o que devemos fazer para os clientes, acionistas, funcionários e processos? E como é??? 15 -

A missão especifica o negócio no qual a empresa pretende competir e os clientes aos quais pretende atender. Ser o melhor empregador para nossos funcionários em todas as comunidades do mundo e oferecer excelência em todos nossos restaurantes. (McDonald’s). Permitir que pessoas e negócios em todo o mundo possam alcançar seu potencial pleno. (Microsoft) Estar sempre alinhado às demandas do mercado e desenvolver softwares que auxiliem nas atividades diárias de nossos clientes.(Totvs) Missão? Como assim? 15 -

A visão é um retrato do que a empresa pretende ser e, em termos amplos, do que pretende realizar. Nossa visão é ser o melhor restaurante de atendimento rápido. (McDonald’s). Tornar o automóvel acessível a todos os norte- americanos. (Visão da Ford quando fundada por Henry Ford). Ser líder em qualidade, inovação, vendas e lucratividade da indústria automotiva na América do Sul, com um time de alta performance e focado no desenvolvimento sustentável. E a visão? 15 -

Como criar o alinhamento? 1º interprete a missão e visão e transforme em métricas Ser a maior empresa de softwares do Brasil em 5 anos e contar com servidores web de alta capacidade de armazenamento, fornecimento e confiabilidade. (Missão da Schwarzwaldhohestrassemann softwares) O que é ser a maior empresa do Brasil em 5 anos? Como estamos (finanças)? Como está o mercado? Como deveremos estar em 5 anos? O que são servidores de alta capacidade de armazenamento? O que é fornecimento? O que é confiabilidade? fiabilidade: medida do tempo de funcionamento de um sistema até falhar, ou da probabilidade de não falhar durante o tempo de missão (10-5 falhas/hora, 99.9%) disponibilidade: medida do tempo (ou %) em que o sistema está operacional (5000h/ano) reparabilidade: medida do tempo de reposição em serviço do sistema segurança contra acidentes durante funcionamento: medida da fiabilidade do sistema relativa a faltas que ocasionem efeitos catastróficos segurança contra acesso não autorizado: idem, relativo a faltas contra integridade, confidencialidade e autenticidade. Serviço é uma forma de entregar valor ao cliente facilitando o resultado almejado por eles sem a necessidade de arcar com custos específicos e riscos. O valor do serviço é medido pela sua utilidade e garantia. Utilidade é servir um propósito, melhorando o desempenho médio. Garantia é servir para uso, reduzindo variações de desempenho. Como criar o alinhamento? 15 -

2º Pesquisa de mercado: Quais serviços geram valor para o cliente? Atribuir um valor; Perguntar quanto é atendido. Nota Representação Péssimo, caro, baixa liquidez ou desvalorização do bem, alta manutenção e difícil. 1 Péssima qualidade, durabilidade ou rendimento, preço alto e de difícil manutenção, correção, adequação e pouca liquidez no mercado ou desvalorização do bem. 2 Baixa qualidade, durabilidade ou rendimento, preço alto e de difícil manutenção, correção, adequação. 3 Preço superior ao oferecido e de baixa qualidade. 4 O preço precisa baixar para compensar o recebido. 5 Equilíbrio entre o custo e o oferecido. Ideal. 6 A qualidade é boa em relação ao preço. 7 Boa qualidade, preço baixo e bom rendimento ou durabilidade. 8 Alta qualidade, durabilidade ou rendimento, preço baixo e fácil manutenção, correção, adequação. 9 Alta qualidade, durabilidade ou rendimento, preço baixo e fácil manutenção, correção, adequação e liquidez no mercado ou valorização do bem. 10 Ótimo, barato, alta liquidez ou valorização do bem, sem manutenção, porém fácil. Como atribuir valores? 15 -

Valorizar as metas Finanças em 2016: R$ 5.500.000,00 Ser a maior empresa de softwares do Brasil em 5 anos e contar com servidores web de alta capacidade de armazenamento, fornecimento e confiabilidade. (Missão da Schwarzwaldhohestrassemann softwares) Finanças em 2016: R$ 5.500.000,00 Clientes: Indicador | TB = 2TB/cliente Processos internos: Confiabilidade = 6pts Aprendizado e crescimento: Fornecimento = 1 novo serviço a cada 7 meses Valorizar as metas 15 -

E os indicadores? 15 -

Aprendizado e Crescimento Finanças Clientes Definir valores Definir métricas Atribuir um valor; Perguntar quanto é atendido. Determinar a meta (missão e visão x mercado); Estimar em % o quanto o cliente foi atendido (valor / atendido); Estimar em % o quanto da meta foi atendida; (atendimento ao cliente / meta). Processos Internos Se valer da tabela de métricas; Pesquisa de mercado: Como é a prática da concorrência?; Determinar a meta (missão e visão x mercado); Estimar em % o quanto superamos (ou não) o mercado (valor / atendido); Estimar em % o quanto da meta foi atendida (atendimento / meta). Aprendizado e Crescimento Pesquisa de mercado: Quanto tempo a concorrência leva para lançar um produto x nós?; Finanças Pesquisa de mercado: Como estão os valores da economia brasileira (juros, inflação, SELIC, Tesouro direto, poupança, outros)?; 15 -

O valor do serviço é medido pela sua utilidade e garantia. Utilidade é servir um propósito, melhorando o desempenho médio. Garantia é servir para uso, reduzindo variações de desempenho. Regra de 3. Atendido : Valor (VUG) em % =(Atendido/VUG) Valor, Utilidade e Garantia Baseado em pesquisa Valor, utilidade e garantia, baseado na missão e visão Do atendido, quanto atendemos da Meta? ATENÇÃO! Desconsidere as outras visões. Meta : Parcial em % =Atendido/Meta A ferramenta 15 -

Dúvidas? 15 -