MERCADO DE AÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
Advertisements

(128, 128, 128)(255, 225, 225)(192, 192, 192) (0, 0, 102) (128, 0, 0) (154, 186, 222)(234, 234, 234)(243, 250, 255) (255, 128, 128)(255, 204, 153) Apresentação.
Mercado de Ações.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 5.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
MERCADO FINANCEIRO – ASSAF NETO, Alexandre Tópicos Especiais em Economia III – Marcados de Capitais – Prof. Ido Michels.
Prof. Elisson de Andrade
Disciplina: Economia Internacional
Prof. Dr. Elisson de Andrade
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Administração financeira
Economia Monetária II 4ª aula
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
A Empresa e o Mercado de Capitais Professor Newton C. A. da Costa Jr.
Demonstração de Fluxo de Caixa
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II
Opções de Constituição
Investimentos e Consolidação
Contabilidade Empresarial
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Avaliação de Desempenho Econômico
Do Barter à Securitização
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
INTRODUÇÃO A estrutura patrimonial, portanto, se caracteriza em apresentar de forma ordenada e sistematizada o conjunto patrimonial das entidades compreendido.
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Consolidação das Demonstrações Contábeis
Novos Instrumentos Comerciais e Financeiros
CRITÉRIOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO- I/III
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
MERCADO FINANCEIRO.
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Etapa 8: Análise Financeira
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Soft Dream Travesseiros S.A Análise Financeira
Contabilidade Geral I Site:
REVISÃO DO DESAFIO DA ATPS AFO 2015
CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
A sociedade por ações: a-Pode ser simples ou empresária, dependendo de seu objeto social. B- Não é simples e tampouco empresária. Trata-se de um terceiro.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Princípios Básicos de Finanças
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Disciplina: Economia Internacional
Análise fundamentalista de Ações
Mercado de Capitais – Parte 2 Prof. Alex da Silva Alves
Risco do negócio 1 O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Análise de Demonstrações Contábeis: Objetivos e Considerações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – S.JOSÉ DOS CAMPOS 2016
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
Introdução a Análise de balanços
A iminente reestruturação do Sistema de Previdência Social Brasileiro indica, para o setor privado... 1) Oportunidade para aumento dos índices de penetração.
Prof. Antonio Lopo Martinez
Planejamento Financeiro e Criação de Valor
Análise de Demonstrações Financeiras
Disciplina: Economia Internacional
CAPITALIZAÇÃO NO MERCADO DE AÇÕES
Capital de Giro e Análise Financeira
Apresentação de Resultados 4T18
1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de.
MACROECONOMIA.
Exercícios sobre juros
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Disciplina: Economia Internacional
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Transcrição da apresentação:

MERCADO DE AÇÕES

MERCADO DE CAPITAIS: É uma relação financeira criada por varias instituições financeiras em condições que permitem aos fornecedores e aos tomadores de fundos de longo prazo, realizar transações.

MERCADO DE AÇÕES: É o segmento do mercado de capitais em que ocorre a compra e a venda de participações no capital das sociedades anônimas. É aqui que as empresas captam recursos a um custo inferior ao do mercado financeiro.

ESTRUTURA DO MERCADO DE AÇÕES CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS; BOLSA DE VALORES; SOCIEDADES CORRETORAS; SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS.

FONTES DE RECURSOS: Novas inversões de capital por parte dos atuais acionistas; Aumento no Endividamento junto as instituições financeira; Aumento de capital através da procura de novos acionistas.

AÇÕES: “Título de renda variável, emitidos por sociedades anônimas.” “São títulos nominativos negociáveis que representam uma fração do capital social de uma empresa.” “São valores mobiliários negociáveis em bolsas de valores ou no mercado de balcão.”

Lei das S/A nº 6404/76 ►Operação Underwhiting; Autorização: CVM; Órgãos regulamentadores: Bovespa, CVM e o Bacen.

TIPOS DE AÇÕES: Ordinárias: Direito a Voto; Retornos na forma de dividendos; Seus investidores se caracterizam como estrategistas.

TIPOS DE AÇÕES: Preferenciais: Oferecem preferência na distribuição de resultado em caso de liquidação da companhia; Os acionistas preferenciais não tem direito a voto; O perfil dos investidores é o de especuladores.

SITUAÇÃO EM QUE OS ACIONISTAS PREFERENCIAIS TERÃO DIREITO A VOTO. No caso de passarem 3 anos consecutivos sem receberem dividendos; Quando os títulos são conversíveis em ações ordinárias; Quando as ações preferenciais tem direito a voto por força de estipulação, nesse sentido nos próprios estatutos da empresa.

FORMAS DE CIRCULAÇÃO DAS AÇÕES : As ações, quanto à forma de circulação, podem ser: Nominativas, Nominativas Endossáveis e Escriturais. ·Ações Nominativas ·Ações Nominativas Endossáveis ·Ações Escriturais

VALOR DAS AÇÕES : O valor da ação, ou seja, seu preço de compra e de venda é determinado tanto pelo mercado, variando em função do desempenho financeiro verificado ou esperado da empresa detentora do capital, assim como da conjuntura econômica doméstica e internacional. Desta forma, pode-se definir, de acordo com o objetivo da análise, os seguintes valores monetários para as ações:

1. Valor Nominal - É o valor dado a ação de acordo com o previsto no estatuto social da empresa. distintos. 2. Valor Patrimonial - Refere-se a parcela representativa de cada ação emitida no capital próprio (Patrimônio Líquido) da empresa. VPA = PL/ NAC Sendo: VPA = Valor Patrimonial da Ação/ PL = Patrimônio Líquido/ NAC = Número de Ações Emitidas.

3. Valor Intrínseco - Equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa. 4. Valor de Mercado - representa o efetivo preço de negociação da ação. 5. Valor de Liquidação - é determinado quando do encerramento de atividade de uma companhia, indicando quando compete do resultado da liquidação para cada ação emitida. 6. Valor de Emissão - É o preço definido no lançamento de ações em operações de abertura de capital de uma empresa.

Mercado Primário. Mercado Secundário. Mercado de Balcão. NEGOCIAÇÕES COM AÇÕES: Mercado Primário. Mercado Secundário. Mercado de Balcão.

RISCO E RETORNO NO MERCADO DE AÇÕES : Analisar os dois determinantes-chaves do preço das ações: Risco e Retorno. Conceito de Risco: Chance de perda financeira. Conceito de Retorno: Total de ganhos e perdas ocorrido através de um dado período de tempo. Aversão ao Risco: Medo de arriscar, não procuram correr riscos.  

FIM