TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Qualidade Total.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
LIDERANÇA.
Gerenciamento de Pessoal
ad – direção para, tendência para;
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
CAPÍTULO 16 Recrutando e Retendo Funcionários para os Serviços.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Grupo... Trabalho em Grupo... Equipe de Trabalho É um conjunto de duas
AULA 1 EQUIPES DE TRABALHO
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Marcelo Ribeiro Moreno
NÍVEIS HIERARQUICOS.
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Administração de Recursos Humanos II
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
TRABALHO EM EQUIPE I.
E-commerce e E-business
O Atual Papel do RH nas Organizações
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
Gestão de Pessoas no Setor Público
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Dos Conceitos às Aplicações
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
“Técnicas Básicas de Negociação”.
Liderança e Relacionamento.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
LEARNING ORGANIZATION
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO – ETEC BARUERI TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO

TRABALHO EM GRUPO TODOS TRABALHAM VOLTADOS PARA OS MESMOS OBJETIVOS E TÊM SEUS PAPÉIS E FUNÇÕES DEFINIDOS.

E OS RESULTADOS? FICAM AQUÉM DO ESPERADO. POR QUE SERÁ?

1- FALTA DE COMUNICAÇÃO NINGUÉM SABE DIREITO O QUE O OUTRO PENSA PORQUE AS PESSOAS OU NÃO SE COMUNICAM OU FALAM DE FORMA POLÍTICA SEM DIZER O QUE REALMENTE PENSAM. ÀS VEZES ALGUNS FALAM, MAS DE FORMA DESCONTROLADA E SEM HABILIDADE.

2- INDIVIDUALISMO CADA UM POR SI, NINGUÉM TOMA A INICIATIVA DE AJUDAR O OUTRO. MUITAS DIVERGÊNCIAS RELACIONADAS A PROBLEMAS DO TRABALHO DIFERENÇAS DE VALORES PESSOAIS. PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS POR RAZÕES POLÍTICAS HÁ MUITO FINGIMENTO, FAZ-SE DE CONTA QUE ESTÁ TUDO BEM.

Grupo É... UM CONJUNTO DE PESSOAS COM OBJETIVOS COMUNS, EM GERAL SE REÚNEM POR AFINIDADES, EM GERAL, PRODUZEM RESULTADOS DE ACEITÁVEIS A BONS. NO ENTANTO ESTE GRUPO NÃO É UMA EQUIPE.

TRABALHO EM EQUIPE OS SEUS MEMBROS TAMBÉM SÃO VOLTADOS PARA OS MESMOS OBJETIVOS COM PAPÉIS E FUNÇÕES BEM DEFINIDAS,

POR QUE SERÁ? GARANTEM A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS?.

1- COMUNICAÇÃO existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo. Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, E tudo de forma muito construtiva!

2- COLETIVIDADE HÁ UM NÍVEL DE MÚTUA COLABORAÇÃO; O TRABALHO É REALIZADO POR UM TIME. HÁ ESPONTANEAMENTE E PREOCUPAÇÃO COM O OUTRO

NESSE AMBIENTE EXISTE CONFLITOS? ELES FAZEM PARTE DO RELACIONAMENTO HUMANO E SE TORNAM ATÉ FATOR DE CRESCIMENTO

"TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE" AS LIDERANÇAS NÃO SÃO DISTANTES, ATUAM PRÓXIMAS E EM CONJUNTO COM TODOS OS SEUS MEMBROS; OS MEMBROS PARTICIPAM ATIVAMENTE NUMA RICA INTERAÇÃO ENTRE TODOS, FAVORECENDO ASSIM A CRIATIVIDADE E AUMENTANDO O COMPROMETIMENTO MÚTUO.

EM UMA EQUIPE: ASSUMEM-SE RISCOS; A EQUIPE INVESTE CONSTANTEMENTE EM SEU PRÓPRIO CRESCIMENTO; O GRUPO TRANSFORMA-SE EM EQUIPE QUANDO PASSA A PRESTAR ATENÇÃO À SUA PRÓPRIA FORMA DE OPERAR E PROCURA RESOLVER OS PROBLEMAS QUE AFETAM O SEU FUNCIONAMENTO;

Dubrin (2003) CINCO TIPOS REPRESENTATIVOS DE EQUIPES: 1- AUTOGERIDAS, 2- MULTIFUNCIONAIS, 3- DE ALTA GERÊNCIA, 4- GRUPOS DE AFINIDADES E 5- EQUIPES VIRTUAIS.

1- AUTOGERIDAS MEMBROS TÊM PODER PARA DESEMPENHAR MUITOS DEVERES ATRIBUÍDOS ANTERIORMENTE AO SUPERVISOR. AS RESPONSABILIDADES DA “AUTO-GESTÃO” INCLUEM: PLANEJAMENTO E CRONOGRAMA DE TRABALHO; TREINAMENTO DOS MEMBROS; COMPARTILHAR TAREFAS; CUMPRIMENTO DE METAS DE DESEMPENHO; GARANTIA DE ALTA QUALIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO DIA A DIA. NORMALMENTE É ELEITO UM LÍDER DE EQUIPE, DESEMPENHANDO UM PAPEL DE LIGAÇÃO ENTRE A EQUIPE E O NÍVEL MAIS ALTO DA GERÊNCIA. 

OS ATRIBUTOS DA EQUIPE AUTO GERIDA ÊNFASE NA PARTICIPAÇÃO; LÍDER E MEMBROS TRABALHAM JUNTOS; TOMADA DE DECISÃO EM GRUPO; TAREFAS COMPARTILHADAS; RESPONSABILIDADE COLETIVA.

2-Equipes Multifuncionais FORMADA POR TRABALHADORES DE DIFERENTES ESPECIALIDADES, COM O MESMO NÍVEL ORGANIZACIONAL,OU PRÓXIMO, QUE SE REÚNEM PARA REALIZAR UMA TAREFA.

ATRIBUTOS DAS EQUIPES MULTIFUNCIONAIS JUNTAR O TALENTO DE TRABALHADORES PARA DESEMPENHAR UMA TAREFA QUE NECESSITE DESSA COMBINAÇÃO. SÃO FORMADAS PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, MELHORIA DA QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS. SÃO LIDERADOS POR ALGUÉM DESIGNADO.

3- Equipes de Alta Gerência Formada pelo grupo de executivos das organizações. São consideradas equipes tendo em vista que as principais decisões são tomadas em colaboração, incluindo todos os membros da alta gerência.

4- Grupos de Afinidade São diferentes tipos de equipes, um grupo de envolvimento de empregados composto de trabalhadores que se reúnem regularmente fora de seus grupos funcionais,

OBJETIVOS APLICAR SEUS CONHECIMENTOS E SUA ATENÇÃO A IMPORTANTES QUESTÕES DO LOCAL DE TRABALHO (CÍRCULOS DE QUALIDADE, GRUPOS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ETC.,)

5- Equipes virtuais PESSOAS QUE TRABALHAM JUNTAS E RESOLVEM PROBLEMAS POR INTERMÉDIO DE COMPUTADORES E NÃO COM A INTERAÇÃO CARA A CARA. FAZEM REUNIÕES ELETRÔNICAS GUIADAS POR UM SOFTWARE ESPECIAL E, USANDO ÀS VEZES FACILITADORES DE GRUPOS.