PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER

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Transcrição da apresentação:

PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER rcbotter@usp PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER rcbotter@usp.br Março de 2017

Síntese: diferença entre os modos de transporte Rodoviário Ferroviário Aquaviário Aéreo Dutoviário Transporte porta-a-porta Transporte terminal a terminal

Definição de Intermodalidade É a utilização de mais de um meio de transporte para completar o percurso total da origem ao destino.

Uso da Intermodalidade A intermodalidade é utilizada quando : - É impossível atingir origem ou destino com um único modal. Ex.: importação marítima. - Obtém-se redução de custo ou ganho de qualidade no transporte.

Fraca Intermodalidade no Brasil Baixa utilização dos modais não rodoviários

Fraca intermodalidade no Brasil Baixa utilização dos modais não rodoviários Falta de um projeto nacional para o transporte Predominância de transporte ferroviário e cabotagem em fluxos dedicados Complexidade do sistema tributário Insuficiência do sistema de armazenamento agrícola Falta de legislação que facilite essa atividade

Estrutura Modal de Transportes

DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO Informações podem ser complementadas através do site da empresa http://www.mmx.com.br/serraazul/pt/Paginas/default.aspx

DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO Informações podem ser complementadas através do site da empresa http://www.csn.com.br/

DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO Informações podem ser complementadas através do site da empresa http://www.bamin.com.br/

DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO Projeto Integrado: Mineração Mineroduto Pelotização Siderurgia Porto Informações podem ser complementadas através do site da empresa http://www.ferrous.com.br/index.php/projetos/view/1/19

DESTAQUE PARA ALGUNS PROJETOS DE MINERAÇÃO Informações podem ser complementadas através do site da empresa http://www.p4psamarco.com/

DESTAQUE VALE - PONTA DA MADEIRAÇÃO Informações podem ser complementadas através do site da empresa http://www.vale.com/pt-br/

Fonte: VALE (2010)

CENTRO DE DISTRUIÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NA MALÁSIA E OMÃ 3

Fonte: VALE (2010)

Brasil - Investimentos por Modo de Transporte Todos os Períodos (R$ 290,8 bi) 2008 -2023 Outros Portuário Hidroviário 1,10% 13,39% 5,43% Rodoviário 23,98% Ferroviário Aeroportuário 51,63% 4,48% Fonte: Ministério dos Transportes 17

Investimentos por Vetor Logístico e por Modal Brasil investimentos 2008 - 2023 Fonte: Ministério dos Transportes 18

Matriz do Transporte de Cargas Fonte: http://www.transportabrasil.com.br/2012/11/ferrovia-ja-e-responsavel-por-30-da-matriz-de-transportes-no-pais/

Fonte: MT - Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

VETORES LOGÍSTICOS DIVISÃO DAS MICRORREGIÕES Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Estanho Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Fonte: MT- Relatório Final do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, 2012

Componentes de Sistemas de transporte Intermodal Veículos Vias (infra-estrutura) Terminais Sistemas de controle

Requisitos de Sistemas de Transporte Intermodal Unificação ou Unitização de carga Eficiência no transbordo (descarga, transferência, carga) Desembaraço de documentos (aduaneiro, fiscal) EADI (“dry-port”) Responsável pelo transporte (operador logístico) - OTM

Fatores que influenciam os sistemas de Transporte Intermodal Tecnologia (equipamentos e veículos, Conteiner, Palete, Roll-on/ roll-off, Piggyback (TOFC), RoadRailer e etc.) Rede de transporte/ terminais e Políticas de operação (Ver arquivo aula_4_Complemento: Redes de Transportes Regulamentação, Exigência dos clientes (NS, atendimentos emergenciais, JIT), Congestionamentos, Privatização e Globalização

Contêineres

Paletização

Integração entre os modais rodoviário e ferroviário Conteiner on flatcar (COFC) um ou dois contêineres em vagão ferroviário (doublestack) Trailer on flatcar (TOFC) conhecido como piggyback, consiste em colocar carreta (semi-reboque) em vagão plataforma Rodotrilho (Car less / Roadrailer) adaptação de carreta a truck ferroviário

Piggyback TOFC Trailer on Flat-Car Piggy Back é o termo em inglês equivalente à “levar no cangote”, literalmente é “ lombo do porco”, nos transporte refere-se às operações multimodais onde contêineres e semi-reboques são colocados sobre um vagão ferroviário prancha ou porta-contêiner.

Rodotrilho

Roll-on/roll-off

O problema de Transporte Intermodal Existem sempre muitas alternativas para se transportar algo entre dois pontos. Devemos analisar todas as alternativas, levando-se em conta todos os modos de transporte, obtendo-se níveis de serviço desejados a custos compatíveis.

Intermodalidade x Multimodalidade A multimodalidade existe quando apenas um documento de transporte pode ser utilizado para cobrir todas as fases. Ver arquivo aula 4 _ complemento: Operadores Logísticos

ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSPORTE MULTIMODAL.

1. FLUXO ANTERIOR Horizonte Poços de Caldas Rodoviário

2. FLUXO PROJETADO Horizonte Rodoviário Recife Cabotagem Ferroviário Poços de Caldas Jundiaí Santos Recife Cabotagem Rodoviário Ferroviário

Maximização do peso por conteiner Desenvolvimento de nova embalagem 3 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES Maximização do peso por conteiner Desenvolvimento de nova embalagem

4 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

5 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES Redução do custo da ponta Poços/Santos Multimodal : Rodotrem / Ferrovia

6 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

7 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

8 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES Demanda irregular do cliente Contratação de operador portuário com armazenagem e transporte

9 - FASE 1 : BIG-BAGS EM CONTEINÊRES

10 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL Entrega a granel Instalação de silo Melhoria do serviço com redução de custo Fidelidade do cliente

11 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL

12 - FASE 2 : CONTEINER GRANEL

13 - EMPRESAS ENVOLVIDAS NO MULTIMODAL Line - Rodoviário Line OTM Caravel - Armaz./Movim. MRS - Ferroviário Tecon - Op. Portuária Marte - Desembaraço Aliança - Marítimo Termaco - Op. Portuária Termaco - Rodoviário

FORMAS DE CONTRATAÇÃO - Contratação individual de cada fase do transporte - Contratação de um operador logístico - Contratação de cada fase e nomeação de um operador logístico

ETAPAS DE UM PROJETO INTERMODAL 1. Escolha dos modais viáveis 2. Seleção dos prestadores de serviço 3. Orçamento/viabilidade inicial 4. Testes 5. Negociação dos contratos 6. Implementação gradual até atingir o volume projetado

ETAPAS DE UM PROJETO INTERMODAL 7. Implementação do sistema de informações 8. Acompanhamento dos indicadores de performance - Transit-time - Avarias - Qualidade 9. Ações corretivas 10. Ações de melhoria

Exercício Uma empresa produz e distribui arroz do Centro Oeste diretamente para seus clientes. O tempo de viagem médio aos clientes pode ser quebrado entre o percurso na estrada e na cidade e são de 18 horas e 4 horas, respectivamente, incluindo o processo de descarregamento A empresa utiliza transportadores autônomos nessa distribuição. O total entregue por viagem é de 12 ton, pois não é permitido a circulação de caminhões grandes na cidade. Por viagem há uma despesa de pedágio de R$ 120,00 e nenhum cliente recebe fora do horário comercial (8 às 18h) e aos sábados e domingos. A tabela abaixo indica o número de viagens para cada cliente por semana

Exercício (Cont.)

O frete atual porta a porta é de R$ 45/ton Exercício (Cont.) Estude a implantação de um Centro de Distribuição no SUDESTE, inicialmente para atender esses clientes. Os caminhões poderiam transportar até 48 toneladas e o CD estaria localizado numa área no anel viário, de tal forma que o trânsito urbano ficaria eliminado. O frete atual porta a porta é de R$ 45/ton O frete futuro só da distribuição seria de R$ 12,00/ton Demonstre a redução de frota possível com a implantação de um CD ao custo de R$ 1000/m². Quanto deveria ser o frete entre a fábrica e o CD para que o investimento fosse pago em 5 anos (a juros). (Admita o empilhamento máximo de 8 sacos de 50 kg. O saco tem área projetada de 0,5 metros quadrados)