4º ano – 2010 F-4MA1 – Profª Christiane

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Soluções para todos os segmentos
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
ENCCEJA MATEMÁTICA.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Não considere nenhuma prática como imutável
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS;
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
REUNIÃO DE PAIS 2ºANO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O Cálculo Mental no Currículo
Alfabetização na perspectiva do letramento
EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A apropriação do sistema ortográfico
REUNIÃO DE PAIS 4ºANO Bem-vindos!.
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
PROGRAMAS E PROJETOS Prinart Jogos Escolares Biblioteca PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Saúde e Prevenção na Escola Olímpiada da Língua Portuguesa.
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Planejamento da Rotina Semanal
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Conceitos e Procedimentos
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Abrir o Apetite Poético
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

4º ano – 2010 F-4MA1 – Profª Christiane REUNIÃO DE PAIS 4º ano – 2010 F-4MA1 – Profª Christiane

PAUTA DA REUNIÃO 1º momento: sala de aula conteúdos Conceituais trabalhados no ano: Língua Portuguesa, Matemática, História-Geografia e Ciências; apoio em sala de aula (intervenções); projeto Orientação de Estudos; dinâmica com os pais; progressão pedagógica em Alemão. 2º momento: auditório SOE: Papel da Escola/ Família;

Tratamento da Informação MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS: Números e Operações Tratamento da Informação Grandezas e Medidas Espaço e Forma Informática Sistema de Numeração Decimal; Algoritmos (4 operações); Multiplicação e divisão por dois algarismos; Cálculo mental; Tabuadas. Frações; Entendimento de situações-problema. Problemas de lógica. Leitura e construção de gráficos e tabelas. Resolver e formular problemas a partir de um gráfico e tabela. Medidas de tempo, comprimento e massa Sistema monetário. Formas planas e não-planas: polígonos, poliedros e corpos redondos; Planificação dos sólidos geométricos; Localização espacial; Caixa de jogos; Tabuada; Conteúdo multimídia; Portal Educacional; Caça Pistas;

HISTÓRIA E GEOGRAFIA CONTEÚDOS CONCEITUAIS: Consumo Responsável; Reconstrução da história e documentos históricos; Noções de tempo na História ; Paisagens: natural e modificada; As grandes navegações; Diferenças culturais entre portugueses e indígenas; Exploração do pau-brasil: o desmatamento da vegetação e o trabalho indígena; Início da colonização portuguesa no Brasil; Fundação da cidade de São Paulo; Estudo cartográfico da região Sudeste e a localização do estado de São Paulo. Estudo do Meio.

CIÊNCIAS CONTEÚDOS CONCEITUAIS: AMBIENTE E SERES VIVOS: Pantanal e animais da região / cadeia alimentar / seres vivos em extinção; Desenvolvimento e a reprodução de plantas. RECURSOS NATURAIS E AS INTERAÇÕES HUMANAS: Água: ocorrência, importância, propriedades físicas, poluição, mudanças de estado físico e ciclo da água; Solo: erosão e tipos de solo. DA NATUREZA PARA O LIXO: Recursos naturais renováveis e não-renováveis; Ambiente (lixo e reciclagem).

APOIO – EXIGÊNCIA - COMPROMISSO QUALIDADE DA AULA APOIO – EXIGÊNCIA - COMPROMISSO INTERVENÇÃO ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ATIVIDADES DE ESCOLHA AUTORREGULAÇÃO

AUTORREGULAÇÃO “É a capacidade de darmos ordens a nós mesmos. Consiste em acordar e criar regras para orientar a própria vida para assim se relacionar com os outros. Aprender a conversar e sempre solucionar conflitos através da conversa.” Bernardo Toro Filósofo e educador colombiano

INTERVENÇÕES ENTRE OS PARES FAMÍLIA PROFESSORA PROFESSORAAUXILIAR

PLANO DE AÇÃO PARA AS INTERVENÇÕES Planejado a partir das sondagens, avaliações e observações diárias.

Margem direita e esquerda Interferência do narrador PRODUÇÃO DE TEXTO Recuo de Margem Margem direita e esquerda Pontuação no diálogo Interferência do narrador Escrita em bloco Paragrafação Clareza e coesão Pontuação Legibilidade gráfica

REGULARIDADES CONTEXTUAIS ORTOGRAFIA NASALIDADE AM/ÃO Final de verbo Final de palavra M/N (intercalado) Antes P e B Outros am/o ã/m m/i REGULARIDADES CONTEXTUAIS C/Ç C/QU S/SS R/RR G/J/GU

REGULARIDADES CONTEXTUAIS OPOSIÇÃO SURDA/SONORA L/U Final de verbo P/B T/D F/V K/G ou C/G ORIGEM ETIMOLÓGICA CH/X C/QU Difícil/difÍciu X/SS -H Ç/SS S/Z S/C SC /C ou SC/S E/I O/U dit.rad TRANSCRIÇÃO DA FALA E/I O/U O/L L/LH -R Corta=cortar -S -d /ndo Falando/falano Acréscimo de letra(+is) Ex: voceis ditongo ou /o (-u) Penso /pensou

MATEMÁTICA ENTENDIMENTO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA HORÁRIO (Relógio analógico) CÁLCULO MENTAL GEOMETRIA ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO ALGORITMO DA ADIÇÃO ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO DIVISÃO PROBLEMA COM EXCESSO DE DADOS USO DA RÉGUA MEDIDAS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Importância do estudo diário; Horário de estudo - tabela; Diferentes procedimentos de estudo para cada disciplina; Atividades específicas e diferenciadas de acordo com a necessidade de cada aluno; Objetivo a médio e longo prazo: autonomia intelectual. PORTAL EDUCACIONAL E BLOG.

CADERNO DE ESTUDOS

RECADOS GERAIS Livros de literatura infantil serão adotados oportunamente; O conteúdo das avaliações será construído com os alunos e anotado no caderno integrado; As datas de avaliações serão anotadas no diário; Respeitar o horário de saída.

DINÂMICA COM OS PAIS

Construção das Competências Linguísticas em Alemão

2º ANO COMPREENSÃO AUDITIVA Entender textos de forma global. Identificar palavras e situações. Entender as orientações do cotidiano escolar.

COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO 2º ANO COMUNICAÇÃO ORAL Denominar seres animados e inanimados. Reproduzir estruturas (estimulação). Expressar-se no cotidiano escolar (estimulação). Ler em voz alta (iniciação). COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO Entender palavras e frases (iniciação).

3º ANO COMPREENSÃO AUDITIVA Entender textos de forma global. Identificar palavras e situações. Entender as orientações do cotidiano escolar. COMUNICAÇÃO ORAL Denominar seres animados e inanimados. Reproduzir estruturas. Expressar-se no cotidiano escolar (estimulação). Ler em voz alta.

COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO 3º ANO COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO Entender palavras e frases. COMUNICAÇÃO ESCRITA Escrever palavras e frases (iniciação).

4º ANO COMPREENSÃO AUDITIVA Entender textos de forma global. Identificar palavras e situações. Entender as orientações do cotidiano escolar. Entender detalhes de um texto.

4º ANO COMUNICAÇÃO ORAL Expressar-se no cotidiano escolar (estimulação). Ler em voz alta. Dialogar. Relatar. Descrever.

COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO 4º ANO COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO Identificar palavras e situações. Entender textos. COMUNICAÇÃO ESCRITA Dialogar. Relatar. Descrever.

O PAPEL DA ESCOLA-FAMÍLIA AUDITÓRIO 2º MOMENTO: SOE O PAPEL DA ESCOLA-FAMÍLIA