MARKETING EM COMUNICAÇÃO O que fazem os profissionais de MKT e Algumas estratégias de MKT Anne Festucci UDC 2017.

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Transcrição da apresentação:

MARKETING EM COMUNICAÇÃO O que fazem os profissionais de MKT e Algumas estratégias de MKT Anne Festucci UDC 2017

O que fazem os profissionais de marketing?

O que fazem os profissionais de marketing? Para você ser um profissional de marketing você precisa, antes de tudo, ter uma mente analítica. Métricas e números farão parte da sua profissão e é essencial que você tenha familiaridade com eles. O profissional de marketing é responsável por detectar e avaliar novas oportunidades de negócios. É sua função desenvolver um planejamento e estratégia para atrair e encantar o consumidor, propagando a mensagem e o produto de uma marca. Ele deve sempre medir o impacto e resultados de suas ações (por isso é tão importante ter uma mente analítica), além de ser criativo e inovador para buscar por novas soluções para ações para sua empresa. Também é papel do profissional de marketing entender a fundo seu público-alvo – só sabendo exatamente para quem ele está vendendo sua linguagem e campanhas poderá ser adaptado a esse público.

O que fazem os profissionais de marketing? É essencial que a curiosidade faça parte de seu perfil – um bom profissional de marketing está sempre procurando por novas tendências mundiais e se mantendo atualizado com o mundo da mídia e da comunicação. Por isso o domínio da língua inglesa e outras línguas estrangeiras é tão importante: ele precisa procurar por referências, estudos e novas ideias e fazer isso apenas em sua língua materna pode ser extremamente limitante. Domínio de diversas ferramentas também é um grande diferencial de um profissional de marketing de qualidade. Entender de SEO, Adwords, redes sociais e ser um mestre do Google Analytics faz com que esse profissional entenda melhor suas metas e o que fazer para atingi-las. Não há uma formula perfeita para um profissional de marketing. O importante é foco, olho nas metas, determinação e conhecimento para atingir seus objetivos.

Estratégia de Marketing: o que é e como fazer?

Estratégia de Marketing Alguns termos se espalham tão rapidamente que todo mundo começa a usá-los, muitas vezes sem realmente entender o que significam. Então, quando falamos em ter uma estratégia de marketing, o que isso realmente significa? A própria ideia de traçar uma estratégia dá uma noção de que é preciso se planejar, pensar bem antes de tomar qualquer medida prática. Mas, uma estratégia bem-sucedida é mais do que uma preparação antecipada. Envolve também um acompanhamento durante a execução do projeto. Isso envolve:

Definir objetivos claros Como há muitos objetivos possíveis, e várias maneiras de alcançar cada um, escolher o que você pretende alcançar com o marketing digital é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Depois de definir claramente o que se pretende alcançar, é muito mais fácil se concentrar apenas nas ações que ajudarão a empresa nisso, e ter noção de quanto tempo isso vai demorar. Por isso, podemos dizer que uma estratégia de marketing só funciona quando tem objetivos bem definidos e compartilhados por todos na empresa.

Se comunicar de forma constante É verdade que esse requisito é importante em qualquer setor de toda empresa, mas no que diz respeito a uma estratégia de marketing, é importante reforçar esse aspecto. Alguns ainda caem no erro de pensar que fazer marketing significa trabalhar apenas com a inspiração e a criatividade, mas não é bem assim. Há muitos processos e estruturas envolvidos nesse trabalho, e a boa comunicação garante que todos os profissionais façam o seu melhor a cada momento.

Seguir boas práticas Seguir boas práticas da indústria também tem um papel importante no sucesso da sua estratégia. Mas, o que significa isso? Especialmente quando falamos de marketing digital, tudo muda muito rápido. Então, seja qual for o assunto — desde SEO à e-mail marketing — , é preciso se manter atualizado. Isso inclui ler blogs especializados, investir em treinamento e testar novas possibilidades de acordo com o que você observa ao longo da estratégia.

Analisar resultados Como saber se a estratégia está funcionando? A única forma é por acompanhar e analisar os resultados do trabalho que está sendo feito. No caso do marketing isso acontece por analisar o que chamamos de métricas e KPIs. Essas métricas são dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento. Por exemplo, é possível saber quantos novos clientes a empresa conseguiu, quanto lucro isso trouxe, entre outras informações. Depois é só comparar isso com os objetivos definidos e ver se o negócio está no caminho certo ou não.

Elementos indispensáveis para uma boa uma estratégia de marketing A estratégia de cada empresa deve ser única, levando em conta o público a ser atingido, os objetivos da empresa, os recursos disponíveis e uma série de fatores. Mas, alguns elementos são indispensáveis para qualquer marca que espera fazer do marketing digital uma arma. Veja quais são eles:

1. Personas sólidas As PERSONAS são fundamentais para uma estratégia de marketing dar certo. Elas serão o norte de tudo o que virá depois, então errar na criação das personas seria um grande problema. Por isso, siga os passos corretamente sem pular etapas, pense bem nas perguntas que vai fazer aos seus clientes atuais e monte uma persona sólida.  Também não se preocupe em criar personas demais. Uma ou duas (no máximo) são mais do que suficientes.

2. Bons canais de marketing Existem muitos canais de marketing que você pode explorar, e o melhor é que não precisa escolher só um deles. A única regra é não manter funcionando um canal que você não encara com seriedade ou que não é relevante para o seu negócio. Podemos destacar entre os principais canais: Blog: O canal mais fácil e conhecido para produzir conteúdo e ganhar credibilidade com seu público; Redes sociais: Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram, LinkedIn e outras redes são canais perfeitos para se manter próximo ao seu público; Canal de vídeos: Seja uma página em seu site ou um canal no Youtube, os vídeos chegaram para ficar e são muito úteis para uma estratégia; E-mail marketing: Manter uma newsletter é simples, barato e super eficiente para manter os seus fãs engajados; SEO: Não se engane, o Google pode ser um importante canal de visitas para o seu site.

3. Ferramentas de qualidade Um bom profissional precisa de boas ferramentas, certo? Com o marketing não é diferente, e o que não falta são ferramentas para te ajudar no dia a dia. Desde bancos de imagens gratuitas a ferramentas de análise de métricas, há tanto recursos gratuitos quanto pagos que são essenciais para que as suas tarefas sejam feitas sem problemas. Existem vários ebooks e ferramentas úteis para aumentar as vendas; manter um blog; cuidar do SEO do seu site; monitorar seus perfis nas redes sociais; e muitas outras tarefas.

4. Entender o ambiente digital Já falamos como os KPIs* são importantes na hora de analisar os resultados da estratégia, mas é preciso escolher indicadores apropriados para medir os objetivos que você escolheu. Existem KPIs para vendas, marketing, atendimento, SEO e tudo que for relevante para as suas metas. Basta escolher e acompanhar. Pois é, ter uma estratégia de marketing bem montada e segui-la de perto não é opcional para quem deseja mesmo se beneficiar do poder que o marketing digital tem para os negócios. *RELEMBRANDO KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.