Teoria Lasswell Bruna Nieradka Ferreira Juliana Lopes de Souza

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Transcrição da apresentação:

Teoria Lasswell Bruna Nieradka Ferreira Juliana Lopes de Souza Karla Heloysa Biff Larissa Masala

Harold lasswell Harold Lasswell se formou em Filosofia e Economia e em 1922 passou a ministrar aulas de Ciência Política. Nessa época, Lasswell voltou seus estudos para política, psicologia e comunicação, tendo a propaganda como objeto. O seu mais conhecido livro foi Propaganda techniques in world war (1927) e seu doutorado teve como tese a Propaganda techniques (1926). Para Lasswell, a propaganda era uma ferramenta de manipulação de crenças, atitudes e ações do público.

Teoria lasswell O modelo lasswell explica que para descrever um ato comunicativo é necessário responder as perguntas: Quem? Diz o que? Através de que canal? Com que efeito?

Teoria lasswell ATRAVÉS DE QUE CANAL? COM QUE EFEITO? QUEM? DIZ O QUE? EMISSOR OS MEIOS AUDIÊNCIA E EFEITOS MENSAGEM

AS PREMISSAS DO MODELO LASSWELL Os processos de comunicação são estritamente assimétricos, com um emissor ativo e uma massa passiva de receptores. O processo comunicativo é intencional e tem por objetivo determinado efeito. Nos processos comunicativos, os papeis do emissor e receptor surgem isolados.

A audiência Para Lasswell a audiência era compreendida como um conjunto de classes etárias, de sexo, de poder econômico, etc. A audiência se mostrava complicada. As pessoas decidiam se gostariam ou não de ouvir, e mesmo se escutasse a comunicação poderia não provocar qualquer efeito ou provocar efeitos opostos aos previstos.

A relação do modelo de Lasswell com outras teorias No modelo lasswelliano nota-se que há intenções típicas da teoria hipodérmica, de que a iniciativa seja exclusiva do comunicador e que os efeitos alcançam um público passivo. A superação da teoria hipodérmica deu-se segundo três diretrizes distintas: a primeira e a segunda, centradas em abordagens empíricas de tipo psicológico-experimental e de tipo sociológico; a terceira, representada pela abordagem funcional à temática dos meios de comunicação no seu conjunto, em consonância com o afirmar-se, a nível sociológico geral, do estrutural-funcionalismo.

Objetivos da propaganda para Lasswell Para Lasswell, a propaganda tem quatro objetivos prioritários: 1) Mobilizar o ódio contra o inimigo, por meio de histórias de grande atrocidade; 2) Manter a amizade dos aliados; 3) Preservar a amizade e procurar a cooperação dos que se mantêm neutros; 4) Desmoralizar o inimigo.

Funções do processo de comunicação Lasswell considera as três funções do processo de comunicação: 1) Vigilância sobre o meio ambiente, que revelam ameaças e oportunidades que afetam a comunidade, em termos de valores; 2) Correlação de forças entre os componentes da sociedade, 3) Transmissão da herança social.