Plano de Aula Bruno Rodrigues Ferreira Faculdade Anhanguera de Anápolis Email: brunorodriferreira@hotmail.com
Palavras-chaves Psicologia – Psicólogos – clínica – profissão – introdução.
Descrição Aula inicial do curso de psicologia, com o tema “Introdução à psicologia”. Conteúdo pertencente à disciplina Psicologia Geral I. Geralmente é a primeira aula do curso superior de Psicologia.
Planejamento Muitos alunos chegam ao curso de psicologia com uma visão enganada, ou no mínimo distorcida das Ciências Psicológicas, além disso a maioria sequer sabe que existem várias correntes na Psicologia.
Planejamento Conteúdo: Como surgiu a Psicologia, quais são os principais nome da Psicologia, quais as áreas de atuação dos Psicólogos.
Planejamento Diagnóstico da Turma: Começar com uma pequena dinâmica para saber o nível de conhecimento dos alunos, e sua bagagem atual. Fazer um círculo e perguntar individualmente o motivo de ter escolhido a Psicologia, e o que ele entende por Psicologia. Assim será possível determinar o nível de conhecimento prévio dos alunos, e determinar os próximos passos.
Planejamento Objetivo: Mediar o primeiro contato dos alunos com o curso de Psicologia, levantar conhecimentos prévios, dificuldades e facilidades da turma, prepará-los para o decorrer do curso, e mostrar um breve histórico da Piscologia.
Planejamento Metodologia e estratégia de ensino: Aula iniciada com a dinâmica em círculo, para se fazer um diagnóstico da turma, num segundo momento fazer um breve histórico da Psicologia, utilizando recursos possíveis como data-show os slides, breves, para não deixar a aula cansativa. Após isso mostrar uma breve biografia dos principais autores da Psicologia, como Freud, Pavlov, Skinner... Se possível mostrando fotos dos mesmos, e alguns livros escritos pelos mesmos, e a corrente Psicológica defendida pelo mesmo, através de recursos multimídias.
Planejamento Avaliação: Após isso realizar uma pequena dinâmica para se avaliar se os alunos conseguiram adquirir algum conhecimento do que foi explicado. Entregar uma folha para cada aluno, para que ele escreva o que considerou mais importante, em termo de aprendizagem adquirida nessa aula. Além disso será pedido para os mesmos escreverem na folha, o nome do autor com o qual mais se identificou, justificando essa escolha.
Planejamento Sugestões de recursos didáticos extras: Ao final da aula, sugerir aos alunos que criem um blog no qual postarão suas opiniões a cerca dos conteúdos da aula, além disso o professor irá criar um grupo de discussão na internet, no qual os alunos serão convidados a participarem para postarem as dúvidas e sugestões com relação ao curso, e a disciplina.
Conclusão É importante que o calouro, tenha um primeiro contato, com o curso e as disciplinas, proveitoso, que o leve a refletir sobre sua escolha, se foi certa ou não, e de como é a Psicologia realmente.
Bibliografia BOCK, Ana M Bahia, et al. Psicologias, Uma introdução ao Estudo da Psicologia. Saraiva: São Paulo, 1998. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. Makron Books: São Paulo, 2001; SCHULTZ, Duane P e Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. Thomson Learning: São Paulo, 2006; STRATTON, Peter; HAYES, Nicky. Dicionário de Psicologia. Pioneira: São Paulo, 2003.