Plano de Aula Bruno Rodrigues Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Listar o nome de todos os autores. TÍTULO DO TRABALHO (1 SLIDE)
TeSP – Automação, Robótica e Manutenção Industrial TeSP – Fabricação Automática TeSP – Tecnologia Automóvel Fundamentos de Matemática ECTS: 5 Horas de.
COORDENADORIA DE EXTENSÃO 1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS ACADÊMICOS IX ENCONTRO DE EXTENSÃO.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
A QUÍMICA E O MUNDO DO TRABALHO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Química e Biologia - DAQBI Prof a. Juliana Kloss
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
Unianhaguera Educacional
Título: fonte Calibri tamanho 48
Metodologia Científica
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Coordenação: Marcelo Correa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programação Formação Continuada 2016
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Professor Douglas Pereira da Silva
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: fonte Calibri tamanho 48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Especialização em Docência do Ensino Superior
Universidade... Curso de... Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Autor do trabalho Orientador: nome do orientador Local / data.
INTRODUÇÃO OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO CONCLUSÕES BIBLIOGRAFIA
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
Teacher: Cristiane Cruz
Calouro Web 2.0.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Metodologia Científica . Professor: Wildson Cruz (Adaptado)
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Introdução ao Projeto na Engenharia
TÍTULO (letras maiúsculas e negrito)
Problem Based Learning PBL
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE PARA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GRUPO
INTRODUÇÃO OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO CONCLUSÕES BIBLIOGRAFIA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
Biblioteca Virtual: Breve tutorial de uso
E. M. Dr. Leandro Franceschini
ATIVIDADES “HANDS-ON” PARA AS ESCOLAS BAIXO CARBONO
O controle do ensino em suas mãos
Orientações Gerais para alunos e orientadores
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Plano de Aula Bruno Rodrigues Ferreira Faculdade Anhanguera de Anápolis Email: brunorodriferreira@hotmail.com

Palavras-chaves Psicologia – Psicólogos – clínica – profissão – introdução.

Descrição Aula inicial do curso de psicologia, com o tema “Introdução à psicologia”. Conteúdo pertencente à disciplina Psicologia Geral I. Geralmente é a primeira aula do curso superior de Psicologia.

Planejamento Muitos alunos chegam ao curso de psicologia com uma visão enganada, ou no mínimo distorcida das Ciências Psicológicas, além disso a maioria sequer sabe que existem várias correntes na Psicologia.

Planejamento Conteúdo: Como surgiu a Psicologia, quais são os principais nome da Psicologia, quais as áreas de atuação dos Psicólogos.

Planejamento Diagnóstico da Turma: Começar com uma pequena dinâmica para saber o nível de conhecimento dos alunos, e sua bagagem atual. Fazer um círculo e perguntar individualmente o motivo de ter escolhido a Psicologia, e o que ele entende por Psicologia. Assim será possível determinar o nível de conhecimento prévio dos alunos, e determinar os próximos passos.

Planejamento Objetivo: Mediar o primeiro contato dos alunos com o curso de Psicologia, levantar conhecimentos prévios, dificuldades e facilidades da turma, prepará-los para o decorrer do curso, e mostrar um breve histórico da Piscologia.

Planejamento Metodologia e estratégia de ensino: Aula iniciada com a dinâmica em círculo, para se fazer um diagnóstico da turma, num segundo momento fazer um breve histórico da Psicologia, utilizando recursos possíveis como data-show os slides, breves, para não deixar a aula cansativa. Após isso mostrar uma breve biografia dos principais autores da Psicologia, como Freud, Pavlov, Skinner... Se possível mostrando fotos dos mesmos, e alguns livros escritos pelos mesmos, e a corrente Psicológica defendida pelo mesmo, através de recursos multimídias.

Planejamento Avaliação: Após isso realizar uma pequena dinâmica para se avaliar se os alunos conseguiram adquirir algum conhecimento do que foi explicado. Entregar uma folha para cada aluno, para que ele escreva o que considerou mais importante, em termo de aprendizagem adquirida nessa aula. Além disso será pedido para os mesmos escreverem na folha, o nome do autor com o qual mais se identificou, justificando essa escolha.

Planejamento Sugestões de recursos didáticos extras: Ao final da aula, sugerir aos alunos que criem um blog no qual postarão suas opiniões a cerca dos conteúdos da aula, além disso o professor irá criar um grupo de discussão na internet, no qual os alunos serão convidados a participarem para postarem as dúvidas e sugestões com relação ao curso, e a disciplina.

Conclusão É importante que o calouro, tenha um primeiro contato, com o curso e as disciplinas, proveitoso, que o leve a refletir sobre sua escolha, se foi certa ou não, e de como é a Psicologia realmente.

Bibliografia BOCK, Ana M Bahia, et al. Psicologias, Uma introdução ao Estudo da Psicologia. Saraiva: São Paulo, 1998. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. Makron Books: São Paulo, 2001; SCHULTZ, Duane P e Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. Thomson Learning: São Paulo, 2006; STRATTON, Peter; HAYES, Nicky. Dicionário de Psicologia. Pioneira: São Paulo, 2003.