Projeto Onde Moras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

1.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Saúde: bem público global e direito fundamental
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Bolsa Família
PLANO DE GESTÃO.
Ciclo de vida do produto
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
LOGÍSTICA Operador Logístico.
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
Gestão Ambiental.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
A ENGENHARIA NO PROJETO
Projeto “Tá Rebocado”. Projeto “Tá Rebocado” O QUE É?  Experiência de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno, o bairro pobre da Bahia, realizado.
Integração de Segurança
Gestão para Resultados
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Shopping Park Ateliê Habitação Mínima Análise Pós-ocupação
"Projeto Moradia para Todos".
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
Projeto: Capacitação em GP
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA Parceria Público Privado (PPP)
Gerenciamento da Integração
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Agência Nacional de Saúde Suplementar
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Política Nacional de Habitação
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Planejamento e Controle e obras
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Art. 5º Os processos de adesão, execução, acompanhamento, controle e avaliação, serão realizados por meio de processo digital no Sistema Gerenciador de.
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Projeto Onde Moras

Exposição de motivos

Exposição de motivos Uma das missões de Rotary é a instalação e manutenção da dignidade humana.   Essa missão para ser cumprida depende de vários fatores: Alimentação Educação Habitação Saúde...

Exposição de motivos O Rotary Internacional tem sistematicamente atuado em todas essas frentes, de forma muito consistente e sempre pautado na força do companheirismo e do ideal de servir. Entendemos ser oportuno apresentarmos nossa contribuição a essa missão, e nesse momento atingindo especificamente o item Habitação.

Exposição de motivos: O projeto já viabilizou a construção de 30 casas na cidade de Londrina, porém com a cooperação de mais pessoas é possível obter-se um incremento significativo nesse numero, considerando que o princípio básico do projeto é eliminar a existência de famílias sem moradia.   Os companheiros do Rotary Club de Londrina Alvorada: conheceram, avaliaram e propõe continuidade da execução do projeto:

Onde moras

“Onde moras” Concepção, criação e implantação original Companheiro: Maurício Tadeu Alves Costa.

Base conceitual

Base conceitual Além do objetivo específico (construção de novas habitações), o projeto visa o resgate de valores comunitários, a saber:   Colaboração Cooperação Economia de escala Organização Sinergia Trabalho em equipe

Base conceitual Desenvolvimento de projetos educacionais nas áreas de:   Combate a promiscuidade Educação Higiêne Saúde

Base conceitual A execução do projeto tende a eliminar resíduos de construção, hoje inaproveitáveis, reduzindo (eliminando) custos de demolição (para o proprietário) e buscando um equilíbrio na distribuição de riquezas com a eliminação do desperdício e a melhoria das condições ambientais.   O aumento do tempo de demolição será compensado pela contribuição social dada pelo proprietário do imóvel.

Base conceitual Além do objetivo específico (construção de novas habitações), o projeto visa o resgate de valores comunitários, a saber:   Colaboração Cooperação Economia de escala Organização Sinergia

Objetivo Geral

Objetivo geral Propiciar as famílias cuja renda encontra-se ao nível da linha da pobreza habitação digna, construída em regime cooperativo, utilizando materiais reaproveitáveis de casas demolidas. Construindo no período de 7 meses, 10 novas habitações em um bairro especifico da cidade de Londrina.

Objetivos específicos

Objetivos específicos Identificar e selecionar famílias que necessitem de habitação entre as que possuam terreno devidamente legalizado e registrado em cartório de registro de imóveis Sensibilizá-las para o engajamento no projeto Identificar e cadastrar imóveis que serão demolidos

Objetivos específicos Obter do proprietário aprovação para realizar a demolição e aproveitar os materiais Constituir equipes de reaproveitamento de materiais (com membros das famílias beneficiárias) Desmanchar imóveis Aproveitar materiais

Objetivos específicos Constituir equipes de construção (só com membros das famílias beneficiárias) Construir novas habitações Entregar as novas habitações Desenvolver ações educacionais para adequar as famílias ao novo “status quo”, melhorando sua qualidade de vida

Operacionalização

Operacionalização Serão selecionadas 10 famílias de um bairro específico, através de comissão composta por: Representante da associação de moradores Rotary Movimentos religiosos   Cada família disponibilizará um membro para participar das equipes de desmanche e construção

Operacionalização Serão selecionadas 10 famílias de um bairro específico, através de comissão composta por: Representante da associação de moradores Rotary Movimentos religiosos

Operacionalização Cada família disponibilizará um membro para participar das equipes de desmanche e construção; Essas equipes receberão adequado treinamento por rotarianos, acompanhados por um técnico especializado em construção civil, supervisionadas por um engenheiro Civil e coordenadas por pessoas da Comunidade;  

Operacionalização As equipes de 10 pessoas serão formadas de 4 oficiais capazes de executar serviços de: Pedreiros ou Eletricistas ou Encanadores. 6 pessoas serão serventes Todas serão treinadas para: Desmanches das casas; Aproveitamento de materiais; Orientação sobre segurança no trabalho.

Operacionalização As equipes receberão ”EPIs” (equipamentos de proteção individual), sendo treinadas para sua correta utilização, e obrigadas a utiliza-los Os materiais oriundos dos desmanches serão armazenados nos terrenos das famílias beneficiárias, que serão responsáveis pela sua guarda e conservação

Operacionalização O controle de materiais utilizará as técnicas de logística, respeitando as necessidades do projeto As construções seguirão o projeto (conforme modelo anexo) A ordem da construção das habitações será definida por sorteio entre as pessoas do grupo, ao término de cada casa

Principais características das Habitações

Principais características das Habitações Alvenaria com tijolos cerâmicos ou maciços Cobertura de telhas de barro, sem forro Instalações elétricas Instalações hidráulicas Banheiro e cozinha Piso desempenado Portas Vitrôs com vidros

Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico Será oferecido aos beneficiários ao final da construção, projeto arquitetônico e construtivo para futuras ampliações.

Processo de Gestão

Processo de Gestão Administração central: Composição: Formada por Rotarianos e representantes da sociedade civil organizada, que servirão a comunidade sem nenhuma contraprestação. a força de trabalho dos beneficiários;

Processo de Gestão Responsabilidades: Administração geral do projeto Obter junto a sociedade o suprimento alimentar e de transporte para as equipes (cestas básicas e passes de ônibus) – entregues (exclusivamente) durante a execução dos desmanches e construções

Processo de Gestão Obter recursos financeiros (através de doações – espécie e/ou materiais) para despesas complementares e insumos básicos (cimento, cal... etc)

Conclusões

Conclusões O projeto: Permite obter a casa própria a custo zero para as famílias, utilizando a força de trabalho dos beneficiários Aumenta a dignidade das famílias ao nível da linha da pobreza

Conclusões O projeto: Permite a implantação de programas de: Combate a promiscuidade Educação Higiene Saúde

Conclusões O projeto: É viável, exigindo pouca aplicação de esforço por parte dos rotarianos Pode ser implantado em todos os municípios brasileiros ou houver Rotary Propicia o estabelecimento de novas ocupações junto a comunidade, facilitando a geração de renda.

Custo base para construção de cada unidade habitacional

R$ 1.000,00 Que poderá ser reduzido de acordo com as doações dos materiais de construção básicos (areia, cal, pedra, cimento, ferro, material hidráulico e elétrico), podendo chegar a “zero”.

Fotos

Matérias publicadas pela Imprensa

Projeto Arquitetônico

Relação de materiais necessários para a construção