Troca de Mercadorias e Serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MERCADO FINANCEIRO.
Advertisements

Introdução à Macroeconomia
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Opção de compra e de venda 13.5 Mercado.
1 MERCADO DE CAPITAI $ Prof. Sergio Sebold 2 “MERCADO É ONDE A PARTE MAIS ESPERTA GANHA DA MENOS ESPERTA, E, ONDE TODOS SÃO ESPERTOS.” Gustavo Franco.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
Economia Monetária II 4ª aula
MACROECONOMIA Site:
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Economia Monetária II 5ª aula
Economia Monetária II 5ª aula
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
MACROECONOMIA Site:
Disciplina: Economia Internacional
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Contabilidade Empresarial
Disciplina: Economia Internacional
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Prof. Wesley Vieira Borges Economia e Negócios
Contabilidade e Análise de Balanços
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Contabilidade Gerencial
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
MATEMÁTICA FINANCEIRA
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
FATORES DETERMINANTES
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Derivativos, hedge e risco
Disciplina: Economia Internacional
Economia Financeira Unidade 01
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
Disciplina: Economia Internacional
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Sistemas Monetários Alternativos Historicamente, vários bens foram usados como moeda: gado, ouro, prata, papéis impressos pelo.
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
AMBIENTE FINANCEIRO.
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
14/08/15 Empréstimos internacionais
Economia para Computação
LES0675 – Economia Monetária
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

Troca de Mercadorias e Serviços As trocas sempre fizeram parte da vida em sociedade. Escambo: troca direta de produtos ou serviços. À medida que as trocas ficam mais frequentes e envolvem um número maior de indivíduos, produtos e serviços, surgem as seguintes dificuldades: Encontrar uma coincidência de interesses; Precificar cada mercadoria em função de todas as outras mercadorias do mercado; Dificuldade de fracionar alguns bens; Impossibilidade de estocar alguns produtos para formar reserva de valor.

Moeda Certos produtos escassos, muito demandados e aceitos por todos, podiam ser aceitos como meio de troca comum, Ex: Na Roma Antiga, o sal era utilizado para o pagamento de serviços (moeda-mercadoria). Primeiras moedas - pequenas peças de metal com peso e valor definidos, carimbadas com o selo oficial de quem as emitiu. Moeda: Podia ser facilmente estocada. Possibilidade de reserva de valor.

Moeda Com a moeda, surgiram também as primeiras casas que guardavam reservas de valor mediante uma remuneração, emitindo recibos dos valores depositados para possibilitar o resgate posterior. Os recibos passaram a ser utilizados para aquisição de bens ou serviços, dando origem ao papel‑moeda. Hoje em dia, apenas os bancos centrais têm permissão para emitir moeda. Seu valor depende da credibilidade do emissor, ou seja, do país, pois o banco central, que é o emissor por delegação, o representa.

Mercados Antes mesmo do aparecimento da moeda, surgiram os primeiros mercados primitivos, provavelmente como consequência da formação de excedentes de produção. No início, os locais onde se ofereciam esses excedentes eram em geral uma praça onde os produtores pudessem expor seus produtos. A evolução natural desses mercados desabrigados foram os mercados cobertos. Atualmente, entretanto, o mercado não precisa necessariamente ter um local físico, pois pode ser virtual, como os diversos sites de compra e venda existentes na Internet.

Mercados Um mercado pode ser entendido como um processo pelo qual as pessoas interessadas em vender algum produto ou serviço encontram‑se (não necessariamente fisicamente) com pessoas interessadas em comprar esse mesmo produto ou serviço. Na teoria econômica, o termo ‘mercado’ se refere às condições gerais sob as quais compras e vendas são realizadas. Distinguem‑se dois tipos extremos: o monopólio perfeito; e a concorrência perfeita. Na prática, esses casos extremos são raros e os mercados geralmente se situam nas posições intermediárias.

Arbitragem Ocorre quando operadores do mercado, descobrindo que há diferença de preços para o mesmo produto ofertado, compram o produto pelo preço mais baixo e o vendem pelo preço mais alto que está sendo pedido. Os arbitradores continuarão agindo até que os preços nas duas partes se igualem (fiquem em equilíbrio). Mercado financeiro: composto por emprestadores e tomadores de empréstimos. Os produtos comercializados são os ativos financeiros. Sistema financeiro: conjunto de instituições e instrumentos do mercado financeiro. Juros: remuneração dos empréstimos (remuneração dos poupadores) e o custo de capital para os tomadores.

Segmentação do mercado financeiro O mercado financeiro costuma ser dividido em segmentos, mas com finalidade exclusivamente didática. Na prática, muitas vezes esses segmentos se confundem. Divisão adotada pela maioria dos autores: Mercado monetário; Mercado de crédito; Mercado cambial; Mercado de capitais; Mercado de derivativos; Outros mercados.

Segmentação do mercado financeiro Mercado monetário - Tem por objetivo controlar a liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica. São realizadas operações de curto e curtíssimo prazo. Mercado de crédito - Destina-se a suprir as necessidades de capitalização das empresas e o financiamento e de consumo dos indivíduos. São realizadas operações envolvendo instituições financeiras, as quais utilizam instrumentos de curto e médio prazos. Mercado cambial - São realizadas as operações de conversão (troca) de moeda de um país pela de outro, determinada pela necessidade de transferência de recursos e por operações especulativas em moeda estrangeira.

Segmentação do mercado financeiro Mercado de capitais - São realizadas as operações de longo prazo por meio dos quais é realizada a intermediação entre empresas que necessitam de recursos e investidores interessados em aplicações de longo prazo. Mercado de derivativos - São realizadas operações com ativos cujos valores derivam do preço de outros ativos, taxa-referencial ou índice-objeto, como uma açâo, título, moeda ou commodity.

Poupança e Investimento Poupança - Renda não consumida das sociedades. Investimento - Utilização dos recursos poupados, próprios ou de terceiros, para ampliar a capacidade produtiva. Quanto mais altas as taxas de juros, maior será o interesse dos agentes econômicos em poupar. Quanto mais baixas as taxas de juros, mais eles serão incentivados a consumir e até a antecipar o consumo futuro. Os recursos poupados, se aplicados em atividades produtivas, podem ainda mais aumentar a renda dos poupadores. Poupança e investimento constituem a base do mercado financeiro, que deve fazer a intermediação entre poupadores e investidores.

Intermediação financeira A intermediação financeira pode ser: Indireta: Poupador deposita seus recursos excedentes em uma instituição financeira (por exemplo, um banco comercial) que os recebe na forma de depósitos à vista e os repassa ao tomador, não havendo contato direto entre poupador e tomador. Direta: Quando a instituição financeira exerce somente a função de prestadora de serviço, colocando poupadores e tomadores em contato direto.

Intermediação financeira Se não fosse possível estocar ou antecipar o consumo, o agente econômico seria forçado a consumir toda sua disponibilidade à medida que os recursos fossem chegando. Isso poderia causar a falta de recursos num período (como o de hoje) e excesso em outro (como um período futuro). Mercado de capitais: onde os agentes econômicos realizam transações de capital, trocando capital hoje por capital futuro, ou vice‑versa.