Direito das coisas: vizinhança e condomínio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

Direitos de Propriedade
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
Prof. Dr. José Rubens Morato Leite
Aula 1 Introdução ao Direito das Obrigações I e II (conceito, importância, características, direitos reais e pessoais, evolução, elementos, fontes e responsabilidade)
Aula 5 – Obrigações de não fazer Obrigações alternativas Obrigações divisíveis e indivisíveis Prof. Alexandre Guerra.
DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
DIREITO CIVIL III EQUIPE GRAZIELA TAVARES S. REIS PAULO BENINCÁ WEB-TUTORA: JOSEFA WIECZOREK DA PERDA DA PROPRIEDADE AULA 12 – TEMA PÁG.73/75.
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
GRAZIELA TAVARES S. REIS WEB-TUTORA: JOSEFA WIECZOREK
DIREITO CIVIL Il AULA 05 TEMA 04
AÇÕES AFINS AOS INTERDITOS POSSESSÓRIOS E A PROTEÇÃO POSSESSÓRIA
DOS DIREITOS DE VIZINHANÇA
AULA DE REVISÃO A2 TEMAS: 07 A 15 PROF. PAULO BENINCÁ
AÇÕES AFINS AOS INTERDITOS POSSESSÓRIOS E A PROTEÇÃO POSSESSÓRIA
DIREITO CIVIL Professor: Caio Wagner de Oliveira Couto
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Análise do Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, de 4 de Fevereiro de 2010.
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Intervenção do Estado na propriedade
30/03/2017.
DIREITO CIVIL Il RESPONSABILIDADE SUBJETIVA PÁG.21 Data: Prof.ª Graziela Reis AULA 04 TEMA 03.
01/04/2017.
01/04/2017.
NEGÓCIOS JURÍDICOS Aula 02
Prof. Wiverson de Oliveira
Ação de nunciação de obra nova
Ação de Nunciação de Obra Nova
Aula 04 – Prof. Rafael Mafei
1) É correto afirmar que a aquisição por usucapião de imóvel urbano, por pessoa que seja proprietária de imóvel rural, se dá: a) após cinco anos, independentemente.
Ação de Nunciação de Obra Nova
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6º semestre Professor: MILTON CORREA FILHO TEMA: A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A intervenção.
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
* Do Condomínio Geral DISCIPLINA: CIVIL V – DIREITO DAS COISAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
PROPRIEDADE.
CONDOMÍNIO    Há condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente, sobre o todo e cada.
DIREITOS DE VIZINHANÇA - Direito de Construir -
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
EXERCÍCIOS DIREITOS DE VIZINHANÇA E CONDOMÍNIO GERAL
DA CAUÇÃO CONCEITO: Arts. 826 a 838
* Da Aquisição da Propriedade Móvel * Da Perda da Propriedade
Ação de Nunciação de Obra Nova
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Conceito, classificação e conteúdo do Direito das Coisas.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Propriedade imóvel. (PLANO DE ENSINO: Unidade III –
Profº Carmênio Barroso
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
CONDOMÍNIO EDILÍCIO.
PROPRIEDADE DEFINIÇÕES.
USUCAPIÃO NO NOVO CÓDIGO CIVIL
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
Regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. Lei nº /2001.
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE
CONDOMÍNIO.
Aula 07 – Direitos Reais Condomínio: 
AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL PELA USUCAPIÃO ESPECIAL
RESTRIÇÕES AO DIREITO DE PROPRIEDADE
PERDA DA PROPRIEDADE.
DIREITOS DE VIZINHANÇA
CONDOMÍNIO.
ANIMAIS EM CONDOMÍNIO A questão coloca em oposição:
SUPERFÍCIE L /01, arts. 21 a 24 e CC, arts a 1376.
Responsabilidade Civil (2) Prof. MSc. Renato Duro Dias.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 2.
SERVIDÕES ARTs – 1389.
AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL
Efeitos da Posse II - Ações Possessórias Características, pressupostos e legitimidade nas ações de imissão na posse, nunciação de obra nova e embargos.
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Transporte CC 730-Negócio jurídico bilateral, consensual, oneroso Transportados condutor se obriga mediante.
Transcrição da apresentação:

Direito das coisas: vizinhança e condomínio Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade

DIREITO DE VIZINHANÇA DO USO ANORMAL DA PROPRIEDADE: “Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha. Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança.”

DIREITO DE VIZINHANÇA Natureza jurídica: Conteúdo: Uso nocivo da propriedade: Teoria da Pré-ocupação: Teoria do abuso de direito (Art. 187 do CC) Interesse público “Art. 1.278. O direito a que se refere o artigo antecedente não prevalece quando as interferências forem justificadas por interesse público, caso em que o proprietário ou o possuidor, causador delas, pagará ao vizinho indenização cabal.”

DIREITO DE VIZINHANÇA Coisa julgada: “Art. 1.279. Ainda que por decisão judicial devam ser toleradas as interferências, poderá o vizinho exigir a sua redução, ou eliminação, quando estas se tornarem possíveis.” Demolição, indenização e caução: “Art. 1.280. O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como que lhe preste caução pelo dano iminente.”

DIREITO DE VIZINHANÇA Dano iminente: “Art. 1.281. O proprietário ou o possuidor de um prédio, em que alguém tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessárias garantias contra o prejuízo eventual.” Ação Indenizatória de material e moral: Ação de Obrigação de Fazer ou Não Fazer (1277 do CC): Ação de Nunciação de Obra Nova (934 do CPC):

DO CONDOMÍNIO EM GERAL Origem: a) do acordo de vontades, b) de ato de última vontade, ex: testamento, c) em decorrência de lei (Art. 10, § 4º do Estatuto da Cidade), d) da usucapião, quando ocorre composse continuada. Objeto: bem móveis e imóveis. Tipos: a) Pro diviso b) Pro indiviso Parte Ideal:

CONDOMÍNIO EM GERAL Modalidade: a) origem voluntário ou convencional: b) origem eventual: c) legal ou necessário: Maioria Absoluta e Simples: Comunhão hereditária: Composse:

CONDOMÍNIO DO CONDOMÍNIO EM GERAL (1314 A 1330) DO CONDOMÍNIO VOLUNTÁRIO (1314 A 1326) DOS DIREITOS E DEVERES DOS CONDÔMINOS (ART. 1314 A 1322) DA ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO (1323 A 1326) DO CONDOMÍNIO NECESSÁRIO (1327 A 1330) DO CONDOMÍNIO DE EDILÍCIO (1331 A 1358) DISPOSIÇÕES GERAIS (1331 A 1346) DA ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO (1347 A 1356) DA EXTINÇÃO DO CONDOMÍNIO (1357 A 1358)