Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOSTRA CULTURAL 2011.
Advertisements

PROJETO LITERÁRIO 2016 Salvador Equipe Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 (nome e último sobrenome em ordem alfabética)
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Língua Inglesa | Ensino Fundamental – Anos Iniciais
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
Nome do Professor – X Série
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
Tema e problema de pesquisa
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
Coordenação: Marcelo Correa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Projeto Empreendedorismo
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Informações importantes
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Plano de Ensino Plano de aula
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Informações importantes
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Informações importantes
“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Prof. Jailson Dantas
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Plano de Ensino Plano de aula
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
(Nome completo - 1º autoria), aluno da UERN – curso ,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Núcleo: Letras Português, Espanhol
JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Pensamento Científico na Gestão Educacional 2º Seminário de Monografia 28/10/2008 4h/a Cléa Mara Reis Félix.
A BNCC e a Saúde.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

Encena livro.

Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz. (instituto seminário bíblico irmãos Menonitas) Cidade: Curitiba(PR) Categoria: cidadania Professor responsável: Rafel Marten

Natureza do projeto O projeto ENCENA LIVRO foi pensado para que o aluno da Escola Willy Janz interaja com algum romance clássico de tal forma que o alvo não seja apenas a mera leitura da obra. Além da grande contribuição do Projeto Encena Livro para o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos, o mesmo enquadra-se, em sua execução de um ano letivo de trabalho, nos princípios teóricos abordados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs), o que atesta sua importância curricular no âmbito de diretrizes federais. .

Objetivos. Tem como objetivo o desenvolvimento de diversas habilidades do aluno, que irá, para um grupo de alunos, desde a leitura à dramatização de alguma obra clássica, e para outro grupo, desde a leitura à produção do gênero conto, passando, ambos os grupos, pela arte de escrever resumos, entrar em contato com o mundo da crítica literária, transformar um gênero textual em outro, perceber a interdisciplinaridade do enredo de um clássico (com a História, por ex.) e refletir sobre a interpretação e aplicabilidade da história estudada.

Fases de Implementação. 1ª Escolha do tema: 1º bimestre de 2016. Em 2016, o texto estudado foi “Mãe”, de José de Alencar, uma peça teatral de 111 páginas que aborda a temática da escravidão e das relações sociais.

2ª fase. (distribuição dos papeis e revisão dos contos escritos pelos alunos). Um grupo de 8 alunos dedicou-se à encenação com texto original da obra, e os outros alunos, individualmente, escreveram um conto (que passou por diversas revisões) baseado numa epígrafe de “Mãe”. A coletânea desses contos formou o conteúdo do livro “Contos de Mãe”, organizado pelo professor Rafael Martens e publicado pela Escola Willy Janz.

3ª etapa. (apresentação do teatro e venda do livro) Tanto a apresentação teatral quanto a venda dos livros ocorreu, para a comunidade escolar, num evento público, no dia 14 de novembro de 2016, momento no qual ainda houve premiações para a produção dos contos e para os atores da encenação.

Premiação melhor atuação da noite.

. Cronograma básico: Apresentação do tema: fevereiro de 2016; Distribuição dos papeis e revisão dos contos escritos pelos alunos: março/abril de 2016; Ensaios e produção do cenário: maio a outubro 2016; Apresentação do teatro e venda do livro: novembro de 2016.

Especificação do gasto . Especificação dos gastos: Especificação do gasto Valor Cenários, iluminação/som, impressão dos livros na grafica. 1000,00 TOTAL

Obrigado!