ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TGA I – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Administração por Objetivos (APO)
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Teoria Neoclássica da Administração
ad – direção para, tendência para;
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentos de Administração
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Teoria Geral da Administração
1.Introdução à Administração
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Comportamento Organizacional
INTELIGÊNCIA RACIONAL
- Minister (subordinação ou obediência)
Gestão Administrativa
Introdução à Teoria Geral da Administração
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Considerações sobre Motivação e Liderança
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Prof.ª Ivana Anhanguera Educacional
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRANDO.
Teoria Geral da Administração I
Perspectivas futuras da administração
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Estrutura Organizacional
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Teoria da Administração I
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
DADOS São os fatos em sua forma primária; Tipos: Dados Alfanuméricos;
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Administração Geral Santana do Livramento. Porque estudar as teorias da administração ?
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
Fundamentos da Administração
LEARNING ORGANIZATION
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol

ADMINISTRAÇÃO A administração, também chamada gerenciamento (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa

ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). PESSOAS - Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Funções da Administração PODC - Administração é o processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

O que é Administrar? Alcançar as metas da organização de maneira eficaz e eficiente, por meio de planejamento, organização, liderança e controle

O Processo da Administração

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO A partir de hoje você não pode pensar como um executor de tarefas simplesmente. Como administrador você deslocará dos trabalhos operacionais para o campo da ação. Sairá das habilidades práticas de saber fazer certas coisas corretamente para atividades administrativas, voltadas para o campo do diagnóstico e da decisão, onde utiliza as habilidades conceituais de diagnosticar situações, definir e estabelecer estratégias de ação adequadas. Cresce então a necessidade de se fundamentar em conceitos, valores e teorias que lhe permitam o balizamento adequado de seu comportamento.

ADMINISTRAÇÃO Em vez de preocupar como ensinar a fazer certas coisas - ou como – a teoria da administração ensina que coisas devem ser feitas em determinadas situações – o porquê. O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação. O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações.