Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE GESTÃO SEGURANÇA
Advertisements

Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão operacional e treinamento
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
Introdução à Engenharia de Software Discussões Finais
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Pós-graduação Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projeto Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Riscos em Projetos Aula 6 Parte 2.
SEGURANÇA BASEADO NO COMPORTAMENTO.
Encontro Nacional do CISV Brasil
BBS – Segurança Baseada no Comportamento
Formação Profissional na Construção Civil
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Visão Geral da Elektro 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) LESTE SUL CENTRO.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Coelce. coelce Distribuição Geográfica CEARÁ Área de Concessão: Km² N° de Clientes: N° de Funcionários: 1360 N° Municípios: 184.
Avaliação de vendedores
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE PESSOAS AGOSTO
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Painel: Aspectos destacados
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Princípios do SCO.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
RMP Consultoria de Negócios
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Autores: Eng. Gerson Luiz Chaves Eng. Vandro Luiz Pezzin.
Instrutor: Objetivos:.
Claudia Elisa Soares Claudia Elisa Soares é carioca, administradora de empresas pela PUC-RJ, com MBA pelo INSEAD – França e MBA em Recursos Humanos pela.
Planejamento Estratégico
“INDICADORES GERENCIAIS PROATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE”
Comportamento Seguro: Fator diferencial na busca da Excelência em SST
BOA TARDE! Odilon Cunha Jr. Psicólogo (CRP 08/08863)
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Marcelo Gomes dos Santos
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 39 Emissão da Análise Preliminar de Risco no PDA (Assistente Pessoal Digital)
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição Compromissos da Liderança com a Segurança.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
1 Apresentadores: Eng. Alexandre Toledo e Eng. Carlos Massera - Autor Eng. Carlos Massera - Autor Local de Aplicação do PSC / Case: Cebrace – Área DVF.
Diálogo comportamental
PROJETO – LÍDER EM AÇÃO Marcelo Gomes dos Santos Fabio Carmo
GESTÃO DE CONTRATADAS Luis Paulo Rubim Sarate Sandra Quoos Abril de 2011.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Monitoramento e Controle de Projeto
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
VI Seminário Serasa de Crédito nas Empresas
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
Transcrição da apresentação:

Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 41 Programa Comportamento pela Vida Elektro Desenvolvendo a cultura de segurança na organização a partir da valorização da vida e dos colaboradores Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011

Perfil da Elektro – Área de Concessão. 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) LESTE SUL CENTRO OESTE LESTE SUL CENTRO OESTE LESTE SUL CENTRO OESTE Descontinuidade geográfica e grandes distâncias 223 municípios em São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul Regiões com perfis socioeconômicos diferentes 120 mil km² (Santa Catarina + Alagoas) 3

Objetivos do Programa Melhorar continuamente a segurança Sedimentar uma cultura de segurança dentro da organização Transformar os colaboradores em guardiões da vida Como? De: Para: uma preocupação em evitar acidentes de trabalho e corrigir comportamentos de risco incentivo a comportamentos que garantam a vida dentro da organização, reforçando o que é positivo

1 2 3 Por que? Curva da evolução da segurança Pesquisa de maturidade da segurança Modelo de desenvolvimento da cultura de segurança

Curva da evolução da segurança 1

Pesquisa de maturidade da segurança 2

Modelo de desenvolvimento da cultura de segurança 2011 2009 3

Psicologia Comportamental Metodologia empregada: Psicologia Comportamental B. F. Skinner: Comportamento respondente Comportamento operante

Psicologia Comportamental Metodologia empregada: Psicologia Comportamental Para FORTALECER um comportamento... Para ENFRAQUECER um comportamento... Reforço positivo: esta é uma conseqüência contingente capaz de fortalecer um comportamento desejado. Ex: Remuneração Variável. Reforço negativo: esta é uma conseqüência contingente capaz de fortalecer um comportamento desejado a partir da eliminação de uma conseqüência desagradável. Ex: Uma situação em que uma mãe pára de brigar com o filho quando ele arruma o próprio quarto. Punição: esta é uma conseqüência contingente capaz de enfraquecer um comportamento indesejado a partir de uma conseqüência desagradável. Ex: multas financeiras. Extinção: esta é uma conseqüência contingente capaz de extinguir um comportamento indesejado a partir da ação de não reforçá-lo e/ou ignorá-lo. Ex: Dispensar um fornecedor insistente por não atender suas ligações.

Programa Comportamento pela Vida Algumas Ações do Programa Comportamento pela Vida Observação de comportamento Palestras de sensibilização 5 Compromissos da Liderança com a Segurança

Palestras de Sensibilização Público alvo: Total de colaboradores Objetivos: Sensibilizar colaboradores para a importância da segurança Iniciar o processo de mudança cultural, de reativa para pró-ativa

Observação de Comportamento Público alvo: total de colaboradores estabelecimento de um canal franco de comunicação para que os colaboradores tirem suas duvidas Comportamentos críticos para segurança 1 Técnica: Permissão Observação Feedback 2 Tabulação dos comportamentos observados em campo 3

Formulário de campo

Guia para preencher o formulário

Indicadores do Programa  ICS – Índice de Comportamento Seguro (%) ICS= número de comportamentos seguros x 100% número total de Seguros + inseguros Gráficos: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro, Mensal Elektro, Acumulado por comportamento e Mensal por comportamento. Fig. Índice de Comportamento Seguro da Elektro até maio de 2010

Indicadores do Programa ITC – Índice de Taxa de Contato (%) ITC= número de pessoas observadas x 100% número total de pessoas da área   Gráficos estratificados em: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro e Mensal Elektro. Fig. – Índice da Taxa de Contato da Elektro até maio de 2010  

Indicadores do Programa ICA – Índice de Controle de Ações Número de ações levantadas através do programa x ações concluídas. Gerenciamento das ações através do Sistema (Softaware SD 2000) IEO – Índice de Evolução das Observações Gráficos estratificados em: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro e Mensal Elektro.

Indicadores do Programa ICA – Índice de Controle de Ações Número de ações levantadas através do programa x ações concluídas. Gerenciamento das ações através do Sistema (Softaware SD 2000) IEO – Índice de Evolução das Observações Gráficos estratificados em: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro e Mensal Elektro.

Melhorias operacionais obtidas com o projeto Revisão do procedimento de treinamento e elaboração da APR (Análise Preliminar de Riscos em função das observações de comportamento realizadas em campo na Educação Corporativa Elektro (ECE). Foram criados formulários específicos para as diferentes atividades existentes da Elektro; Criação dos 5 Compromissos da Liderança com a Segurança, aumentando o engajamento dos líderes com a segurança; Desde o início do programa, foram realizadas mais de 2886 observações de comportamento até maio de 2010; Eliminação dos placares/relógio de segurança (que computavam quantos dias a empresa não tinha um acidente) com objetivo de valorizar o esforço para a melhoria da segurança; Melhoria da confiança dos colaboradores com relação aos processos de segurança do trabalho baseado na premissa do programa de observação e feedback; Redução dos acidentes ocorridos na empresa; Diminuição do comportamento de risco; Monitoramento das ações e condições seguras e inseguras continuamente;

Melhorias operacionais obtidas com o projeto Aquisição de um sistema (Software SD2000) para gerenciamento de dados específico para a Área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Elektro onde foi desenvolvido um módulo para gestão do Programa Comportamento pela Vida. Melhora nas habilidades de comunicação dos observadores; Reforço de práticas do trabalho seguro; Aumentar a conscientização geral sobre segurança; Mudança de cultura com relação à Segurança, feedback e reportabilidade; Conscientização sobre a importância da segurança; Melhor planejamento das tarefas; Melhoria de processos indiretos a segurança.

Resultados obtidos O Programa Comportamento pela Vida busca criar um processo de mudança comportamental abrangente, consolidando elementos novos à cultura da Elektro. Tal objetivo é gradual, mas alguns resultados já podem ser contabilizados conforme gráfico da figura 12 abaixo que demonstra uma diminuição no número de acidentes enquanto as observações de comportamento são crescentes. Fig. Redução de acidente em relação ao aumento das observações de comportamento

Futuro do Programa A Equipe Guia expandiu seu trabalho para as quatro regiões e na sede corporativa, o que representa cerca de 100% da operação total. Em agosto do ano de 2009 foi formada uma segunda Equipe Guia, que foi responsável pela expansão deste trabalho para as quatro regiões. Em 2010 foram treinados toda a liderança da Elektro em Observadores de Comportamento, começando pela Diretoria, gerencia e lideres da operação, cuja meta é de 4680 observações durante ano de 2010. O programa busca um envolvimento de todos os colaboradores da organização no projeto capaz de sensibilizar a todos sobre a importância da cultura de segurança e incentivar a prática de comportamentos de segurança em todos os níveis hierárquicos e áreas da Elektro. Após atingir este objetivo, a Elektro espera consolidar esta nova cultura até o momento em que todos os seus colaboradores sejam guardiães da vida dentro da organização.

Conclusões Entendimento profundo do cenário atual na organização Base metodológica sólida Mensagem de valorização da vida a partir da confiança na capacitação de seus colaboradores. Início de um processo de mudança e solidificação de uma nova cultura de segurança!

8 Observadores da Regiões 4 Observadores (Sede e CAC) 2011 Metas 2011 Item   Elektro Parceiras Sul Leste Centro Oeste CAC Sede Observação Observação de Comportamento 10.080 - 2208 1656 1380 1794 449 2593 8 Observadores da Regiões 4 Observadores (Sede e CAC)

Obrigado(a)! Fábio Mario fabio.mario@elektro.com.br 13 – 9718.5496