Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA REGULATÓRIA. Instituída pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória destaca-se como iniciativa inovadora na Administração Pública brasileira.
Advertisements

VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Apresentação do Projeto
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
Diretoria da Qualidade do Inmetro
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
Título do evento ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2014 GT Aperfeiçoamento das Práticas de Acompanhamento.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
As mais conhecidas são:
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Publicação de listas de petições DIRETORIA DE REGULAÇÃO SANITÁRIA JUNHO DE 2012 Projeto de publicação das listas de petições aguardando análise pelas áreas.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Reestruturação GGALI Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa:
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras
Wagner C. da Silva. Exige a atuação coordenada de órgãos de saúde pública Requer o fornecimento de serviços especiais de saúde, públicos ou privados de.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
Transcrição da apresentação:

Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos Coordenadora do GT Eventos de Massa/Anvisa

Eventos de Massa (Mass Gathering) São atividades coletivas que por motivo esportivo, religioso, lúdico ou laboral, entre outras motivações, movimentem e/ou atraiam um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do país e do mundo.

Potenciais ameaças Doenças Transmissíveis: aumento do risco por causa da aglomeração, importação de agentes etc. Público: traumas e acidentes; momento de visibilidade com possibilidade de ser usado para reivindicações Terrorismo: risco de atendados pela concentração de dirigentes, delegações alvo, visibilidade de mídia Desastres: impacto pode ser ampliado pela concentração de pessoas Clima: eventos climáticas extremos (ex. calor, chuvas, frio…) Operações: dificuldade no rastreamento de doentes por causa da mobilidade

GEM- GRUPO DE EVENTOS DE MASSA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Composição: Agência Nacional de Saúde Suplementar Agência Nacional de Vigilância Sanitária Secretaria de Atenção à Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria Executiva

GEM- GRUPO DE EVENTOS DE MASSA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Promover o aperfeiçoamento das ações de vigilância e assistência em situações de emergência em saúde pública; Definir as diretrizes gerais e os instrumentos para a estruturação das ações voltadas a eventos de massa; Fomentar a colaboração e a integração entre os entes do sistema; Apoiar os estados e municípios, na estruturação e implementação dos planos de ação para eventos de massa. 

GT Eventos de Massa -GTEM/Anvisa Objetivos: Ampliar a capacidade de resposta do SNVS, por meio da estruturação de ações de vigilância sanitária; Promover o aperfeiçoamento das ações de vigilância sanitária em situações de emergência em saúde pública.   Objetivos Específicos Definir as diretrizes gerais e os instrumentos para a estruturação das ações de vigilância sanitária voltados a eventos de massa; Fomentar a colaboração entre os entes do SNVS e a integração das ações de vigilância sanitária; Apoiar os estados e municípios, na estruturação e implementação de planos de ação da vigilância sanitária relativos à Copa/2014; Ampliar a capacidade operativa do SNVS.

GTEM/Anvisa 1 – AÇÕES INTEGRADAS; 2 – COORDENAÇÃO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA; 3 – ALIMENTOS; 4 – LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA; 5 – PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS; 6 – SERVIÇOS DE SAÚDE; 7 – SANGUE, TECIDOS E ÓRGÃOS.

GT Eventos de Massa- Ações COORDENAÇÃO DO SISTEMA Elaboração do Plano de Ação dos 12 estados e cidades sedes; Definição de Ponto Focal e criação de um rede de comunicação; Elaborar marco legal com diretrizes gerais para a organização das ações de saúde para eventos de massa, em articulação com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar; Definição de estratégia de acompanhamento do plano de ação (Risk Manager); Apoiar tecnicamente os estados e municípios para o fortalecimento e ampliação da capacidade da vigilância sanitária por meio da organização e acompanhamento em eventos pilotos; Repasse de recursos na forma de incentivo, aproximadamente 16 milhões para ações de vigilância sanitária nos estados e cidades-sede ; Elaboração do Guia de Vigilância Sanitária para grandes eventos.

ALIMENTOS GT Eventos de Massa- Ações Apoiar tecnicamente as ações de vigilâncias sanitárias voltadas ao controle de alimentos, conforme Plano de Ação dos estados e municípios-sede da Copa do Mundo FIFA 2014; Curso de Boas Práticas para manipuladores de alimentos (on line); Publicação de RDC que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Comércio de Alimentos em eventos de massa; Projeto de categorização de restaurante; Elaboração de lista de verificação para serviços de alimentação para serem utilizadas durante os eventos de massa; Intensificação das inspeções de hotéis; Avaliação das plantas dos estádios quanto as áreas destinadas manipulação e comércio de alimentos.

GT Eventos de Massa- Ações PORTOS, AEROPORTOS,FRONTEIRAS E RECINTOS ALFANDEGADOS Reprogramar e intensificar as fiscalizações de rotina ( infra-estrutura e meios de transporte), para os períodos antes e pós-evento, de acordo com o histórico do risco sanitário para correção das irregularidades; Adquirir computadores e impressoras para os postos portuários e aeroportuários instalados nas cidades que sediarão os eventos de massa, para dar celeridade e eficiência às inspeções sanitárias durante os eventos de massa.; Executar o plano de ação proposto para o fortalecimento das capacidades básicas de rotina em portos e aeroportos; Capacitar os profissionais que trabalham na detecção e resposta a Eventos de Interesse em Saúde Pública; Publicação de RDC que dispõe sobre o controle sanitário de bens e produtos procedentes do exterior destinados à utilização em eventos de grande porte que ocorrem no País.

GT Eventos de Massa- Ações SERVIÇOS DE SAÚDE Publicação de RDC que dipõe sobre a organização dos serviços de saúde em grandes eventos; avaliação e inspeção sanitária dos estabelecimentos de saúde das cidades- sede incluindo os estádios ; Avaliação das plantas dos estádios quanto as áreas destinadas a serviços de saúde.

GT Eventos de Massa- Ações SANGUE, TECIDOS E ÓRGÃOS Coordenar as ações de vigilância sanitária com a finalidade de garantir a qualidade do sangue e hemocomponentes provenientes da Hemorrede; Integrar com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do MS para o mapeamento dos serviços de hemoterapia existentes, públicos e privados, e a respectiva capacidade, na Copa 2014; Coordenar as ações de vigilância sanitária com a finalidade de garantir a qualidade da pele proveniente de Bancos de Tecidos; Integrar com a Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes do MS para o mapeamento dos bancos de pele existentes, públicos e privados, e a respectiva capacidade, na Copa 2014.

GT Eventos de Massa- Ações LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA Apoio aos LACENs para garantir capacidade operacional durante os eventos de massa; Definir centros de referência laboratorial para a realização de análises de maior complexidade; Repasse de recursos na forma de incentivo, 18 milhões -2011 e 21 milhões-2012 para gestão da qualidade, ações de monitoramento, respectivamente; Prover assistência laboratorial às ações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados, quando necessário.

GT Eventos de Massa- Ações AÇÕES INTEGRADAS Ações de promoção da saúde e orientação à população; Vigilância das doenças e agravos à saúde relativos a produtos e serviços; Plano de comunicação; CIOCS- Centro Integrados de Ações Conjuntas da Saúde.

Eventos de Massa no Brasil Realizados: Próximos:

A COPA NO BRASIL 6 Unidades Federadas 12 Unidades Federadas

COPA 2014: Preparação com eventos-piloto Parintins 2012 2013 MT 25/11-08/12 Galo da Madrugada FOZ/PR 04/13

Legados para Vigilância Sanitária: Apoio dos gestores para as ações; Fortalecimento da capacidade de resposta da Vigilância Sanitária; Integração com outras áreas da saúde, principalmente com a Epidemiologia; Reconhecimento do papel da Visa pelos demais órgãos; Aprimorar a Comunicação de Risco e o Gerenciamento de Risco para os grandes eventos (serviços de saúde, alimentos e laboratório).

LEGADO PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E COPA DO MUNDO ... Há o ser humano por trás da bola – a bola é um reles, um ínfimo, um ridículo detalhe. ...o que procuramos no futebol é o drama, é a tragédia, é o horror, é a compaixão... ( Nelson Rodrigues – In, a sombra das chuteiras imortais de Rui Castro)

Obrigada pela oportunidade. Sítio eletrônico http://www.anvisa.gov.br   Central de Atendimento 0800 642 9782. Ligação gratuita de qualquer estado do Brasil. Horário de funcionamento é das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Atendimento Eletrônico http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/ouvidoria Twitter: @anvisa_oficial