Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa

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Transcrição da apresentação:

Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa Goiânia - 2004

Os desafios dos governos contemporâneos Produzir mais e melhores serviços para uma sociedade diversificada, fragmentada e complexa Criar um contexto favorável à competitividade em uma economia globalizada Enfrentar os efeitos da globalização

Os desafios dos governos contemporâneos Responder a esses desafios com recursos decrescentes Recuperar a confiança dos cidadãos caracterizando-se pela transparência e democracia Incorporar as novas tecnologias, especialmente à TI Permitir que funcionários tenham maior responsabilidade/cultura anti-hierárquica

Os desafios dos governos contemporâneos Articular atores – governamentais e não-governamentais - e parceiros em direção a um novo padrão compartilhado de governança Coordenar atores com o objetivo de criar e implementar as políticas públicas Regular a vida econômica e social

O papel da liderança Transformar, renovar e reinventar as organizações existentes Assegurar coerência, transparência e coordenação das políticas e dos diversos interesses

Definição de liderança Saber mobilizar as pessoas por meio de valores e visões Pressupõe maior atenção ao desenvolvimento de atributos que tem relação: com a integridade, a visão, a capacidade de inspirar os outros, a consciência de si, a coragem para inovar e a capacidade de discernimento

Liderança e gestão de resultados Nova gestão pública: o que importa não são os produtos mas os resultados (= impacto sobre a sociedade) Estrutura orientada para resultados pressupõe flexibilidade e liberdade = líderes devem fazer uso da flexibilidade, motivar equipes, proporcionando incentivos para que cumpram missão

Liderança em situações contemporâneas complexas * Problemas: técnicos e adaptativos Problemas técnicos = contornos claros , soluções definidas e padronizadas Problemas adaptativos = exige a criação de um ambiente que permite a confrontação de diferentes interpretações dos problemas, novas formas de enfrentar os problemas * Heifetz, R.A (1997) Leadership without easy answers

7 recomendações práticas aos líderes (Heifetz) Suba no alpendre : alterne as posições de participar e observar, crie condições para dar um passo atrás e ter uma visão da “floresta” Saiba diferenciar seu papel de seu “eu”, isso ajuda o líder a manter a objetividade, evitando de levar questões a nível pessoal

7 recomendações práticas aos líderes (Heifetz) 3. Externalize o conflito, devolvendo os problemas a seus reais proprietários 4. Apóie-se em parceiros, que podem identificar zonas que a visão dos líderes não está conseguindo captar 5. Escute, desconfiando da sua própria interpretação dos fatos: cada pessoa tem uma forma de interpretar/distorcer a realidade. O líder deve checar sua interpretação e a sua conseqüente reação

7 recomendações práticas aos líderes (Heifetz) 6. Busque um santuário: o santuário é um meio eficaz para restaurar a própria objetividade. Ajuda a pessoa a colocar as questões em perspectiva, bem como recobrar a coragem. O líder precisa planejar e antecipar a necessidade de recuperar a perspectiva

7 recomendações práticas aos líderes (Heifetz) 7. Mantenha o foco : a liderança requer a coragem de enfrentar erros todos os dias. Manter o foco ajuda o líder a manter os erros e malogros sob controle. Também permite manter uma capacidade permanente de gerar novas possibilidades

Competências executivas essenciais: conduzir mudança Aprendizagem contínua Criatividade e inovação Consciência do mundo exterior Flexibilidade Capacidade de adaptação Motivação para o trabalho Reflexão estratégica Visão

Competências executivas essenciais:conduzir as pessoas Gestão de conflitos Consciência cultural Integridade/ honestidade Capacidade de constituir equipes

Competências executivas essenciais:buscar resultados Prestação de contas Foco no cliente Capacidade de tomada de decisão Espírito empreendedor Capacidade de solucionar problemas Credibilidade técnica

Competências executivas essenciais: fomentar coalizões/comunicação Capacidade de influenciar/negociar Habilidades inter-pessoais Comunicação oral Parcerias Refinamento político Comunicação escrita

Competências executivas essenciais:perspicácia Gestão financeira Gestão de recursos humanos Gestão de tecnologia