MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Projeto de Extensão Unisul
Especialização em Saúde da
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Enfª Rebeca Gusmão Soares
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Rogério Bandeira de Melo Moreira
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Oficina de Serviço Social
Semana de iniciação científica da UFMG
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
VIII Fórum Institucional de Ensino
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. GUIDORENI,A.S. 1; NEVES, A.S.1; ANA; CARDOSO, M.D. 1; PINTO, M.F. R.1; HABIBE, R.C.H.1; VILELA, S.H.1; OLIVEIRA, B.C.2 angela.guidoreni@foa.org.br INTRODUÇÃO Planejar ações do cotidiano, de maneira colegiada e participativa é parte fundamental da política de saúde e a marca do processo de construção do plano de ação do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”.

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. MÉTODOS E TÉCNICAS Oficina de Planejamento Participativo, realizada durante dois dias, no Campus Três Poços, com objetivo de definir as ações que contemplem as estratégias e eixos norteadores do Projeto, a partir do diagnóstico da realidade feito pelos estudantes e descrito no Diário de Campo.

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. REFERENCIAL TEÓRICO O planejamento em saúde é um desafio tanto na macro quanto na micro política que se concretiza diante deste projeto que pretende a integração ensino-serviço-comunidade. Os diferentes modos do planejar caracterizam uma “ ação realizada por atores sociais, orientada por um propósito relacionado com a manutenção ou modificação de uma determinada situação” (VILASBÔAS, 2004). O quê, no caso do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”, significa aprender a fazer saúde no cotidiano dos serviços e representa que o ator social que planeja faz parte da realidade a ser planejada. (TEIXEIRA,2010)

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. RESULTADOS E CONCLUSÃO O produto resultante desse trabalho evidenciou a maturidade dos estudantes da área de saúde ao contribuírem de maneira ativa no processo de planejamento; a importância da inserção precoce desses estudantes nos cenários de prática, compatibilizando suas vivências com as competências de Atenção, Gestão e Educação em Saúde; e o significado da integração ensino-serviço-comunidade para uma outra percepção da IES sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. RESULTADOS E CONCLUSÃO Identificar se as metodologias ativas de aprendizagem estão contempladas no PPC; qualificar o corpo docente em metodologias de aprendizagem ativa; qualificar docentes/tutores e preceptores através de ações de Educação Permanente; conhecer e debater sobre as DCNs e os PPC; realizar oficinas conduzidas pelos estudantes do PET-Saúde/GRADUASUS, com os demais acadêmicos; estabelecer projetos de iniciação científica, em linhas de pesquisa que contemplem a realidade dos territórios e as reais necessidades de saúde da população; participar dos espaços de controle social. Introduzir o “Diário de Campo”, como ferramenta de ensino/aprendizagem nos cursos da saúde; oportunizar a criação de grupos de estudos multidisciplinares envolvendo os profissionais de saúde e os atores da academia; realizar seminários integrados, multidisciplinares, evidenciando as experiências exitosas e privilegiando a participação dos gestores do SUS; evidenciar o modelo biopsicossocial em todas as ações; organizar uma edição local do VERSUS; criar a figura do tutor/preceptor de Território; desenvolver atividades que propiciem o cuidado ao cuidador.