Plano de Ação Enade Implementação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Advertisements

Profa.Dra. Elizabeth Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Assessoria de Avaliação Institucional
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES.
SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SEAES Sistema Estadual de Avaliação do Ensino Superior Concepções, Diretrizes, Princípios e Dimensões.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO Oficina PGA. Plano de Gestão Anual - PGA PGA ESTRATÉGICO 2016 Recorte anual do PDI que detalha os objetivos e as ações previstas.
: CONSOLIDAR E INOVAR Pró-Reitora: Profa. Antônia Vitória Soares Aranha Pró-Reitor Adjunto: Prof. André Luiz dos Santos Cabral.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Avaliação de Universidades e Cursos pelo INEP
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Prova Brasil Língua Portuguesa.
COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Introdução a Educação a Distância
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino de Graduação
A Importância do ENADE para as Avaliações de Cursos
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
FIGURA 1: F o r m u l a r R e c o m e n d a ç õ e s Estruturação I
Instituições envolvidas Participantes:
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
internacionalização das IES – UENP
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Observatório de Ensino e Aprendizagem
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação de Universidades e Cursos pelo INEP
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
O viés formativo do coordenador pedagógico
Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
Plano de Ação Enade Implementação
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Fórum de Coordenadores do Cursos de Graduação
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
UFSC EM NÚMEROS 2009 – 2018.
Transcrição da apresentação:

Plano de Ação Enade Implementação Proposta: Coordenação de Avaliação de Curso de Graduação (CACG/DDE/PROACAD)

PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2017 Diretora: Profa. Eleta Carvalho Freire Coordenação de Avaliação de cursos de Graduação Profa. Nilcema Figueiredo / TAE Karolina Carvalho Coordenação dos Cursos de Graduação Profa. Roseane Patrícia de Souza e Silva / TAE Lenivaldo Oliveira Jr Coordenação de Acompanhamento das Atividades Docentes e Inovação Pedagógica Profa. Dilma Tavares Luciano coordavalufpe@gmail.com

Introdução A proposta: Protocolo das ações aos processos regulatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Fluxograma do Ciclo Enade

Preceitos... A Coordenação de Avaliação de Cursos de Graduação atua de forma sistematizada, desde 2014, na implementação e efetivação de um processo de avaliação da prática pedagógica e das condições de ensino e responde pelo apoio aos diversos cursos, atendendo às demandas da avaliação in loco e demais processos avaliativos instaurados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) através do Sistema E-mec. Preceitos da Avaliação Emissão de juízo de valor para tomada de decisão Participação voluntária e democrática Empoderamento dos atores sociais Caráter dialógico e emancipatório

Identificação do principais atores envolvidos nos processos

Coordenação do Corpo Discente-DGA/PROACAD DDE/PROACAD Coordenação avaliação de cursos INEP PROCIT/NTI/SIG@ Coordenação do Corpo Discente-DGA/PROACAD Pesquisadora Institucional (SEAP) Setor de Estudos e assessoramento pedagógico DDE/PROACADCoordenação geral de cursos Cursos: Coordenação Núcleo Docente Estruturante (NDE) Representação estudantil Chefe de departamento e Colegiado DDE/PROACADCoordenação de Inovação Pedagógica Comissão Própria de Avaliação

Protocolo das ações aos processos regulatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) https://www.ufpe.br/proacad/index.php

O Enade deve ser entendido como o processo regulatório mais relevante direcionado aos cursos de graduação. Abrangência: maioria dos cursos participa Impacto: prova de conteúdos permitem a formulação de juízo de valor PPC e DCN questionário do aluno: Avaliação organização didático-pedagógica/Infraestrutura e instalações físicas/Oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional do curso Insumos fundamentais avaliação ensino superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Enade: estratégia a melhoria de qualidade do seu curso, utilizando-o como ferramenta de planejamento e gestão acadêmica, por isso, há recomendação da operacionalização deste protocolo com vistas a execução de um Plano de Ação Enade para cada Curso, além da indução a outras práticas avaliativas institucionais. PROTOCOLO

Fluxograma das ações aos processos regulatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

A UFPE procura se comprometer com a ampliação das oportunidades de acesso a espaços de reflexão sobre a prática docente, pois “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. (FREIRE, 2002, p. 17).