FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA

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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Planaltina PROJETO DE PESQUISA Ester Colonna dos Santos e Vasconcelos Chryslyn de Oliveira Alves TEMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA As dificuldades dos alunos de ensino médio em física. O ensino de física vem sido reduzido em fórmulas e macetes para os vestibulares. (RICARDO; FREIRE, 2007; DAMASCENO ,2011; GARCIA; NASCIMENTO, 2009; PEREIRA; VASCONCELOS; CAIXETA; XAVIER, 2017; FERREIRA, 2000). Isto parece acontecer, porque: a) falta aulas práticas e interações entre aluno e professor e b) falta relação entre os conceitos de física e a realidade, algo que, pelas dificuldades mais comuns entre os alunos, não se permite o aprendizado desta. É notável que os alunos sentem falta de aulas contextualizadas com a realidade que vivem. Uma maneira para favorecer o ensino de física são práticas experimentais, inclusive, em laboratórios. PERGUNTA DE PESQUISA Quais as dificuldades dos alunos de ensino médio em física? PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA O ensino da física tem sido centrado em cálculos. No entanto, o objetivo do ensino de física é oportunizar estratégias didáticas que levem os/as estudantes a compreenderem os fenômenos que ocorrem no dia a dia, a todo o momento, como, por exemplo, a gravidade. A relevância de estudar este objeto de pesquisa se refere às dificuldades encontradas no ensino de física, a saber: a) dificuldade em cálculos b) didática dos professores , que implicam em ausência de aulas práticas; c) distância entre as matérias ensinadas e a realidade cotidiana. (DAMASCENO, 2011; RICARDO; FREIRE, 2007). METODOLOGIA Instrumento de pesquisa: Questionário com perguntas abertas. Participantes: As turmas em que aplicaremos o questionário são formadas por alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina DF. Procedimentos de construção de dados: Os questionários serão aplicados nas turmas, após autorização dos professores e dos próprios alunos ou pais ou responsáveis. Será solicitado assinatura do TCLE. Procedimentos de análise de dados: Interpretação das respostas abertas, seguindo o enfoque quantiqualitativo. OBJETIVOS Identificar as dificuldades em física e seus motivos.