Workshop Gestão para Excelência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
1.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Integração Padronizada para Obras
Qualidade Total.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Área de Negócios de Exploração e Produção
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
Control Objectives for Information and related Technology
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Implantação e reorganização de ouvidorias.
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PLANO DE NEGÓCIO.
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Auditoria da Qualidade
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas
Modelo de Excelência em Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Agenda 09:00 – Abertura e integração – Premio Bienal a jornada piloto GPI 09:15 – Resultado 1ª. Pesquisa PNQS :15 – Café 10:30 – Tendências e diferenças.
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Marcelo Gomes dos Santos

1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
FERRAMENTAS DE MARKETING
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Governança Corporativa
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Programa Soluções Tecnológicas
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
4.4 Implementação e Operação
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Workshop Gestão para Excelência Juiz de Fora, 13 de maio de 2013

GRUPO ENERGISA 108 anos de história

Grupo Energisa 108 anos de história O Grupo Energisa tem sua origem na Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, empresa fundada em 1905, em Cataguases, Minas Gerais. É, hoje, um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil e se destaca pela ousadia planejada, inovação, experiência e expertise em distribuição, geração, comercialização, bem como implantação de soluções integradas (serviços e produtos) para o mercado de energia elétrica. O Grupo consolidou seus investimentos em uma holding, a Energisa S/A. Hoje controla cinco distribuidoras – em Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e 2 na Paraíba – atendendo a 2,5 milhões de clientes.

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Borborema Área: 91.180 Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328,3 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Grupo Energisa Energisa Borborema Área: 1.789 Km² Consumidores: 172 mil Energia Distribuída(GWh)*: 632 Receita Bruta (R$ MM)*: 218 Área: 54.595 Km² Consumidores: 1.168 mil Energia Distribuída(GWh)*: 3.678 Receita Bruta (R$ MM)*: 1.418 Energisa Paraíba (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Sergipe Área: 91.180 Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Grupo Energisa Área: 17.465 Km² Consumidores: 625 mil Energia Distribuida(GWh)*: 3.130 Receita Bruta(R$ MM)*: 943 Energisa Sergipe (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Área: 91.180 Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Área 16.331 km² Consumidores: 394 mil Energia Distribuída(GWh)*: 1.434 Receita Bruta (R$ MM)*: 635 Energisa Minas Gerais (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Área: 91.180 Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Área 1.000 km² Consumidores: 94 mil Energisa Distribuída(GWh)*: 318 Receita Bruta (R$ MM)*: 163 Energisa Nova Friburgo (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Geração Área: 91.180 Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Projetos de PCHs, biomassa e parques eólicos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso. Em operação: 95 MW Em desenvolvimento: 358 MW Energisa Geração (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Área: 91.180 Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Carteira com mais de 40 clientes com contrato de longo prazo. Energia comercializada (GWh): 715 Receita bruta (R$ mm): 120 Energisa Comercializadora (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Soluções Área: 91.180 Km² Consumidores: 2.316 mil Demanda Cativa (GWh)*: 7.023 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 2.869 Capacidade de Geração: 8 MW Grupo Energisa Segmento de atuação: geração e distribuição de energia elétrica e indústria Nº de usinas: 126 operadas e mantidas Nº de SEs manutencionadas : 52 Energisa Soluções (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

Energisa Soluções Clientes por todo o país A Energisa Soluções é especializada no desenvolvimento de soluções integradas, inovadoras e de alto valor agregado para o mercado de energia, incluindo geradoras, distribuidoras, clientes comerciais e industriais por todo o país. ENERGISA SOLUÇÕES

Nossos Serviços Operação de usinas e SEs – local e remota, via COS. Manutenção de usinas com destaque para ações preditivas e preventivas. Manutenções de usinas corretivas emergenciais. Reforma e manutenção de transformadores de força. Instalação, troca de equipamento, manutenção preditiva e preventiva em SEs. Gestão de projeto e de construção de linhas de distribuição, transmissão e subestações. Manutenção e reforma de equipamentos eletromecânicos. Gestão de ativos de geração e industrial.

Principais Clientes

LIDERANÇA GOVERNANÇA CORPORATIVA

A razão da nossa existência MISSÃO do grupo ENERGISA

“O Grupo Energisa existe para transformar energia em conforto, em desenvolvimento e em novas possibilidades com sustentabilidade, oferecendo soluções energéticas inovadoras aos clientes, agregando valor aos acionistas e oportunidade aos seus colaboradores.”

VISÃO Energisa Soluções “A Energisa Soluções quer ser reconhecido nacionalmente até 2013, como provedor de soluções na área de energia, destacando-se pela qualidade, agilidade e inovação, garantindo sempre a melhor rentabilidade para o acionista.

NOSSOS VALORES

SEGURANÇA SEGURANÇA em primeiro lugar Nosso maior valor é a vida. Nos processos e atitudes, colocamos em primeiro lugar a saúde e a segurança das pessoas. Agimos com disciplina, investimos em prevenção e demandamos de todos consciência permanente para reduzir riscos. SEGURANÇA

RESULTADOS Superação para atingir RESULTADOS Queremos resultados extraordinários que gerem valor para nossos clientes e acionistas. Buscamos superar metas para que a ENERGISA esteja entre as melhores do setor em critérios de eficiência e serviços aos clientes. RESULTADOS

PESSOAS Nossa energia está nas PESSOAS Fazemos parte de um time vencedor em que podemos realizar, aprender e conquistar juntos. As oportunidades aqui dependem principalmente do mérito e do engajamento de cada um. Valorizamos a transparência, o trabalho cooperativo e o diálogo aberto e participativo. Se você pensa assim, é um dos nossos, queremos muito que você seja feliz aqui. PESSOAS

CLIENTES Simplificar a vida dos nossos CLIENTES Servimos a todos com respeito e dedicação sempre, construindo relacionamentos atenciosos e duradouros. Colocamo-nos no lugar de nossos clientes para entregar soluções ágeis e definitivas, que simplifiquem a vida e gerem valor para quem as utiliza. CLIENTES

INOVAÇÃO INOVAÇÃO para fazer a diferença Estimulamos a criatividade que gera valor, seja para produzir algo completamente novo ou para trazer uma possibilidade de melhoria. Observar, questionar e experimentar com responsabilidade são parte da atitude proativa que nos diferencia. INOVAÇÃO

COMPROMISSO COMPROMISSO hoje e com o futuro Agimos como cidadãos responsáveis, trabalhando para gerar riqueza e priorizando o respeito a colaboradores, investidores, fornecedores e clientes. Antes de tudo, fazemos parte de uma comunidade e temos um compromisso com as gerações futuras. É imprescindível ter atitudes éticas e prezar a verdade, acima de tudo. COMPROMISSO

Governança Corporativa Riscos Empresariais Até 2009 – Avaliação de riscos realizada de forma descentralizada 2009 – Criação da Assessoria Coroporativa de Gestão de Riscos – ACGR - Riscos passaram a ser tratados de forma coorporativa, com política e procedimentos uniformes Principais Riscos Empresariais da ENERGISA SOLUÇÕES: Decisões sobre novas linhas de negócio; Gestão de projetos/obras Escassez de mão-de-obra; Mercado Financeiro; Licenciamento ambiental; Catástrofes ambientais; Parcerias e terceirização.

Governança Corporativa Riscos Empresariais

Governança Corporativa Regras de Conduta Código de Ética – Instrumento que formaliza procedimentos, práticas e condutas; Contempla os compromissos éticos fundamentais e orienta as ações dos colaboradores e o público com os quais interage; Clientes, Fornecedores, Parceiros, Sociedade, Acionistas; Colaboradores, Poder Público e Empresas Similares/Concorrentes. Canais para reclamação, denúncias e sugestões: Site da Empresa Visita Pessoal Ouvidoria Interna Gerentes de Negócio

FORMAS DE COMUNICAÇÃO / DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES Governança Corporativa Comunicação e Implementação das decisões PARTE INTERESSADA FORMAS DE COMUNICAÇÃO / DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES Acionista - Reunião do Conselho de Acionistas - Reunião de Cenários - Reunião de Planejamento Estratégico - Relatório Anual de Atividades Clientes - Palestras em Empresas e Entidades - Visitas a Clientes Força de Trabalho - Reunião com os Departamentos e Equipes - Informativo Ave-Luz - Reuniões da CIPA - Treinamentos - Intranet Fornecedores - Visita a Fornecedores Sociedade e Comunidade

Governança Corporativa Prestação de Contas ORGÃOS DESCRIÇÃO Assembléia Geral - AG Órgão supremo de deliberação da ESOL, onde se manifestam os acionistas legal e validamente e decidem por maioria os assuntos de sua competência. Conselho de Administração - CA Órgão de deliberação colegiada responsável por eleger e destituir a Diretoria e realizar a supervisão e o controle das atividades da empresa. A equidade entre os sócios e a proteção dos direitos dos sócios minoritários é garantida no CA da Holding, onde, atualmente, um assento está dedicado ao minoritário Diretoria Composta por até sete membros, residentes no país, acionistas ou não, eleitos e destituíveis pelo CA, com mandato de até três anos, podendo ser reeleitos. Quando eleita, os membros que a compõem assinam um Termo de Adesão ao Regimento Interno da Diretoria, que regula sua conduta e seus deveres. Conselho Fiscal - CF As principais responsabilidades do CF consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. Conselho Consultivo - CC O CC poderá ser eleito pelo CA, e quando instalado, deverá ser composto por até seis membros, acionistas ou não, com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição.

LIDERANÇA EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E PROMOÇÃO DA CULTURA DE EXCELÊNCIA

Exercício da Liderança Interação com as Partes Interessadas

Exercício da Liderança Interação com as Partes Interessadas EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E INTERAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS PARTE INTERESSADA EVENTO OBJETIVO DA ALTA DIREÇÃO Acionistas Reunião do CA Avaliação do desempenho da organização; aprovação do PE, do Quadro de Metas e do Orçamento; e tomada de decisões pertinentes ao negócio. Assembléia dos Acionistas Prestação de contas sobre os resultados obtidos pela empresa. Clientes Visita a Clientes Estreitar relacionamentos com clientes mantê-los atualizados sobre os objetivos da empresa, oferecer produtos e soluções em energia, estudos de demanda, identificar expectativas para aprimorar o atendimento e atualizá-los sobre assuntos de seu interesse. Fornecedores Reunião com Fornecedores Ampliar o relacionamento com os fornecedores, estabelecer compromissos e esclarecer a estratégia, normas, procedimentos, divulgação e monitoramento do código de ética, estabelecer parcerias, estabelecer e divulgar requisitos, bem como inspecionar a fábrica dos produtos considerados críticos. Sociedade Reunião com lideranças a região, associações, fóruns regionais e defesa civil Estreitar o relacionamento da empresa com a sociedade, levantar suas expectativas e necessidades com base nos riscos e perigos inerentes a nossa atividade, e tratar questões públicas e ambientais. Colaboradores Programa de “Boas Vindas” Apresentar aos novos colaboradores a missão, visão, valores, políticas, as Empresas do Grupo ENERGISA, a história da ESOL, estrutura funcional, Gestão estratégica, sensibilização para ISO 9001, como também possibilitar que conheçam e sejam conhecidos pela Diretoria. Reunião com os acidentados Conscientizar sobre a importância da política de segurança, levar o acidentado a refletir sobre o que poderia e/ou deveria ter sido feito para evitar o acidente, identificar ações que minimizem a possibilidade de ocorrência de outro acidente com as mesmas características do acontecido. Encontro com a Diretoria Aproximar os colaboradores da Diretoria, entender suas expectativas, necessidades, interação com os clientes e com outras áreas, mitigar ruídos de comunicação. Reuniões da CIPA Promover o aprendizado e a melhoria contínua das práticas e política de segurança. Reunião de Avaliação de Resultados Apresentar os resultados e atendimento das metas, analisar os planos e orientar na solução de problemas e correção de rumos, analisar os indicadores provenientes do gerenciamento das diretrizes. Comunicação da Estratégia (Bússola) Divulgar os princípios e valores organizacionais, bem como as estratégias da Holding e da ESOL no Ciclo 2009-2011, e mobilizar os colaboradores, evidenciando a necessidade do envolvimento deles para o alcance do que foi planejado.

Exercício da Liderança Comunicação dos Valores e Princípios

Exercício da Liderança Comunicação dos Valores e Princípios

Características do Líder Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Características do Líder Comportamentais Performance Criatividade e Inovação Comunicação e Influência Articulação Assumir riscos Abertura p/ mudanças Visão generalista Integridade e ética Sensibilidade Resultados para os Cliente Resultados para os Acionista Resultados para as Pessoas Resultados para a Sociedade

Seleção, capacitação e retenção de Líderes Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Seleção, capacitação e retenção de Líderes Recrutamento e Seleção Avaliação de Desempenho Identificação de Potenciais Retenção Capacitação e Desenvolvimento Avaliação/Validação de Elegíveis Indicação Elegíveis Programa de Desenvolvimento de Executivos Identificação Elegíveis - Sucessão

Avaliação por Competências Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Avaliação Desempenho Realizada com base nos resultados da Avaliação por Competências X BSC Potencial Líder Avaliação por Competências Potencial Desempenho Avaliação BSC

Capacitação e Desenvolvimento Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Capacitação e Desenvolvimento Através de Programas de: Programa de Desenvolvimento Gerencial Programa de Capacitação e Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento de Liderança Programa de Desenvolvimento de Executivos Práticas de Feedback PORTAL LÍDER ENERGISA

Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças

Programa de Sucessão Identificação de Posições - Critérios Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Programa de Sucessão Identificação de Posições - Critérios Grau de Criticidade Grau de Vulnerabilidade Status da Posição Tempo necessário para reposição na hipótese de recrutamento externo Existência ou ausência de back-ups para posição estratégica mapeada Situação gerada pela combinação dos graus de criticidade e vulnerabilidade. Grau de Criticidade + Grau de Vunerabilidade = Status da Posição

Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis Resultado Desejado Resultado Apresentado Gap Gap BSC Avaliação Competências Avaliação Potencial Competências a serem adquiridas e ou aprimoradas

Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis Resultado Apresentado Gap Gap Ações de Capacitação e Desenvolvimento Job Rotation Coaching Cursos e Seminários MBA Cursos de Idiomas Visita Técnica

Exercício da Liderança Estabelecimento e Verificação do cumprimento dos Padrões de Trabalho O cerne do modelo de negócios da ESOL é a excelência operacional e por isso a empresa acredita que seus colaboradores precisam ser os melhores do mundo naquilo que faz. Para garantir que as pessoas da força de trabalho façam efetivamente a diferença a ESOL se utiliza da metodologia de Gerenciamento da Rotina Diária – GRD. A metodologia está centrada na padronização dos processos e do trabalho, na monitoração dos resultados destes processos e sua comparação com as respectivas metas, na ação corretiva no processo a partir dos desvios encontrados nos resultados, além da busca contínua pela perfeição

Exercício da Liderança Estabelecimento e Verificação do cumprimento dos Padrões de Trabalho

Métodos de Verificação do cumprimento dos padrões de Trabalho Exercício da Liderança Estabelecimento e Verificação do cumprimento dos Padrões de Trabalho Métodos de Verificação do cumprimento dos padrões de Trabalho REUNIÕES COMITÊS AUDITORIAS Reunião do RMO Comitê Central de Segurança no Trabalho Auditoria Externa (Independente) Reunião Mensal de Avaliação de Resultados Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Auditoria Interna Reunião de Giro do PDCA Comitê de Segurança da Informação Auditoria de Riscos Reunião de Análise Crítica Comitê de Sustentabilidade Reunião de Follow Up Meeting (FUM) Comitê de Meio Ambiente e Aspectos Sociais Comitê de Auditoria e Riscos

LIDERANÇA ANÁLISE DE DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO

Análise de Desempenho Identificação de Necessidades de Informações Comparativas CRITÉRIOS PARA DEFINIÇÃO DOS RESULTADOS A SEREM COMPARADOS CRITÉRIOS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS REFERENCIAIS COMPARATIVOS Econômico-financeiros Empresas líderes do mercado ou do setor de atuação, desde que as mesmas divulguem seus resultados Operacionais Eficiência Econômica – Nível de custeio e qualidade Sócio-ambientais Perfil da Organização – Porte, localização, tipo de atividade e faturamento Clima Organizacional Referencial de Excelência – Limite teórico de e/ou quando não há mais melhoria a ser alcançada. Ex: 0% de defeito, acidente zero, etc. Satisfação do Cliente Processos Internos – Processos existentes nas empresas do Grupo Energisa

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO DE DECISÕES Análise de Desempenho Comunicação das Decisões Decorrentes da Análise de Desempenho MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO DE DECISÕES PARTE INTERESSADA MECANISMO Colaboradores Comunicação e desdobramento em cascata para os colaboradores em todos os níveis através das Reuniões Mensais de Análise de Desempenho; Reuniões de FUM; Divulgação das Atas de reuniões mensais; Painéis da Gestão à vista; Intranet; Encarte de Gestão Estratégica no Jornal; Informativo Ave-Luz Acionistas Relatório Anual da Administração; Distribuição constante de informações através do site da empresa Clientes Mensalmente na conta de energia; Periodicamente no site da ESOL; Reuniões do Conselho de Consumidores, realizada a cada bimestre Sociedade Disponibilização constante de informações no site da empresa; Campanhas na mídia, sob demanda; Programas educacionais nas escolas, em parceria com a Fundação Ormeu Junqueira Botelho Fornecedores Reuniões específicas e/ou envio de correspondência, sob demanda, para comunicar decisões pertinentes

OBRIGADO Energisa Soluções Av. Manoel Inácio Peixoto, s/n | Parque Industrial Cataguases | MG | CEP 36771-000 Luciano Lima Assessor de Gestão ESOL/EMG/ENF lucianolima@energisa.com.br 32 3429 6221 / 32 8467 2859