Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - IEC Curso: Gestão Avançada de RH MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Profª. AMYRA SARSUR Out. – Nov PONTIFÍCIA.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
» Os sistemas eleitorais permitem-nos organizar, politicamente, a divisão territorial, ideológica e cultural (e porque também não dizer econômica das diferentes.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
URGENTE X IMPORTANTE.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Métodos de apoio à decisão
Poder, dominação e política
0s sete Principios do Cooperativismo
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Aula 15 (21/07) -Estado, política e democracia LI, Cheng
Sistemas de Controle III N8SC3
O PLANO DE MARKETING.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Aula 4: A democracia contemporânea: Sistemas Eleitorais e Partidários
Analisando Ameaças e Promessas
Notas em “FREEDOM IN THE COMMONS: TOWARDS A POLITICAL ECONOMY OF INFORMATION”, de Yochai Benkler Daniel Guerrini Mestrando do PPG em Sociologia da UFRGS.
Organização de eventos II
Capítulo 1 Bazerman Edson Bergamaschi Filho
VIDA FUNCIONAL MOVIMENTAÇÕES GERAIS Olá!
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Sua dimensão básica é a influência social e, para que ela aconteça é necessário, portanto, o recurso do poder. Ainda assim, somente alguém poderá liderar.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
Planejamento Estratégico
Professor Norival Carvalho Cunha
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
GRUPOS.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Professor Norival Carvalho Cunha
Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Introdução à análise combinatória
Resenha Parte 1.
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Classificação de Materiais.
Orçamento Participativo das Escolas
Gestão Democrática.
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
Destaques do texto sobre entrevista social
LOGARiTMO.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Funções de administração
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Dever de obediência ao direito
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
PLANEJE ATIVIDADES DE COMUNHÃO DO PEQUENO GRUPO
Clássicos da sociologia: Max weber
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Poder, dominação e Política
ADMINSTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS Prof. Sidnei Silva CRA-SP
Transcrição da apresentação:

Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic Aula Dahl

Termos de influência – Tipos de Poder Persuasão racional, a melhor forma de influência, significa dizer a verdade e explicar por que alguém deveria fazer algo, assim como a ação de diferentes funcionários públicos como um médico convincente para parar de fumar. Persuasão manipuladora , um nível abaixo de influência, que de consiste em omitir informações ou enganar alguém para que ela aja conforme um objetivo. Indução, ou seja, oferecer recompensas ou punições para que alguém faça algo, como por exemplo a prática do suborno. Poder através da ameaça de punição, tal como prisão, perda salarial, ameaça de perder o emprego e ações do gênero. Coerção, o uso do poder com base na ameaça do uso da força, implicando na indução à prática de uma ação, ou da impossibilidade de exercer qualquer ação. Força física, a prática efetiva do uso da força, com a efetiva possibilidade de dano corporal.

Os cinco critérios de Democracia - Dahl:   Participação efetiva. Antes de ser adotada uma política por uma determinada associação, todos os membros devem ter oportunidades iguais e efetivas para fazer os outros membros conhecerem suas opiniões sobre qual deveria ser a política a ser adotada pela associação.  Igualdade de voto. Quando chegar o momento em que a decisão sobre a política for tomada, todos os membros devem ter oportunidades iguais e efetivas de voto e todos os votos devem ser contados como iguais.  Entendimento esclarecido. Dentro de limites razoáveis de tempo, cada membro deve ter oportunidades iguais e efetivas de aprender sobre as políticas alternativas e suas prováveis consequências.  Controle do programa de planejamento. Os membros devem ter a oportunidade exclusiva para decidir como e, se preferirem, quais as questões que devem ser colocadas no planejamento. O processo democrático exigido pelos três critérios anteriores jamais é encerrado. As políticas da associação estão sempre abertas para a mudança pelos membros, se assim estes escolherem.  Inclusão dos adultos. Todos ou a maioria dos adultos residentes permanentes deveriam ter o pleno direito de cidadãos implícito no primeiro dos critérios.

As condições eleitorais são fundamentais para a organização desse modelo que tem na Poliarquia seu nível mais elevado. Como define Dahl, a Poliarquia é “frouxamente definida” como um sistema político em que as condições seguintes existem em nível relativamente alto:  1. "Todos os membros da organização praticam atos que supomos constituírem uma manifestação de preferência entre as alternativas apresentadas, isto é, votam. 2. Na tabulação dessas manifestações (votos) é idêntico o peso atribuído à opção de cada indivíduo. 3. A alternativa que consegue o maior número de votos é declarada a opção vencedora". Para que essas condições sejam verificadas, o autor estabelece outras, que precisam acontecer no período pré-eleitoral: 4. "Qualquer membro que percebe um conjunto de alternativas, pelo menos uma das quais considera preferível a qualquer uma das alternativas na ocasião apresentadas, pode inseri-la( s) entre as apresentadas à votação. 5. Todos os indivíduos devem possuir informações idênticas sobre as alternativas". Passadas as eleições, devem ser verificadas as seguintes condições: 6. "As alternativas (líderes ou políticas) que tiveram o maior número de votos substituem quaisquer alternativas (líderes ou políticas) que receberam um número menor. 7. As ordens dos servidores públicos eleitos são executadas". A oitava condição proposta por Dahl refere-se ao período entre eleições. 8.1 "todas as decisões tomadas entre as eleições sejam subordinadas ou executórias das tomadas durante a fase da eleição, isto é, as eleições são, em certo sentido controladoras; 8.2 ou que novas decisões tomadas durante o período entre eleições sejam determinadas pelas sete condições precedentes, operando, contudo, sob circunstâncias institucionais muito diferentes; 8.3 ou ambas as coisas."

Exercício 4   Aponte diferenças e semelhanças entre a ideia de Estado que se pode apreender na visão marxista, na visão elitista e na visão pluralista. Entre os textos estudados com relação a essas três visões, quais autores apontam a existência de um nível de autonomia do Estado. Descreva essa autonomia descrita por cada um.