Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE

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Transcrição da apresentação:

Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE Um estudo analítico entre as visões de Qualidade na Engenharia de Produção Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE

Histórico 20’s administração científica com Taylor e Henry Ford Linhas de montagem  Carro Popular Divisão de tarefas  controle da qualidade Verificação 100% 30’s controle estatístico da qualidade (CPQ) Especialistas do meio militar Amostragem  lotes  certeza estatística 50’s Deming entra no Japão e o conceito de controle de qualidade reforçado 60-70’s Feingbaund apresenta o conceito de qualidade total Sentido mais amplo não somente de produção. 80’s surgimento das ISO Montadoras de automóveis Não se fabricavam as peças! 90’s “boom” de certificações ISO HOJE qualidade como estratégia Foco nas relações humanas, inovação

Frederick Winslow Taylor Instruções sistemáticas e adequadas  produzir mais e melhor Trabalhos necessitam de metodologia visando otimização Trabalho executado sequencialmente e tempo pré-programados, sem desperdício operacional Supervisão funcional, todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas e verificado se as operações estão em conformidade com as instruções programadas Instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados

Ontem Hoje Linha de Produção

W. Edward Deming Atenção dispensada por parte da gestão ao empregado Qualidade objetiva necessidades dos usuários presentes e futuras Implementações técnicas devem envolver a gestão PDCA

W. Edward Deming 14 pontos Estabelecer um propósito constante direcionado à melhoria de produtos e serviços Criar nova filosofa onde falhas e negativismo não são aceitos, mas oportunidades de melhoria Eliminar a dependência da inspeção em massa Qualidade = f(processo) ñ f(inspeção) Eliminar a decisão de contrato com base no preço mais baixo, em alternativa a minimizar o custo total no ciclo de vida do produto

W. Edward Deming 14 pontos Melhoria constante do processo produtivo, melhorando a qualidade e reduzindo custos Treino e formar Substituir a supervisão pela liderança em todos os níveis hierárquicos Eliminar medo; criar um clima de confiança Eliminar barreiras entre áreas

W. Edward Deming 14 pontos Eliminar slogans Eliminar gestão por objetivos e quotas de trabalho Eliminar barreiras que ao orgulho pelo trabalho Re-treinamento contínuo Envolver todos os colaboradores no processo de transformação da organização

Joseph Juran Qualidade em termos adequação de um produto à sua necessidade de utilização Custos de qualidade Falhas internas (custos de produção defeituosa antes de chegar ao cliente) Falhas externas (custos quando o cliente recebe o produto com defeito) Forte influência pelo pensamento japonês, assim como Deming

Joseph Juran Trilogia Planejamento da Qualidade Produtos que atendam as necessidades do cliente

Joseph Juran Trilogia Controle da Qualidade: Implementa métricas/indicadores medir desempenho Ações..

Joseph Juran Trilogia Aperfeiçoamento da Qualidade: Mostrar as necessidades Identificar as melhorias Treinar, motivar

Controle de Qualidade Total (TQC) Armand Feigenbaum Controle de Qualidade Total (TQC) A qualidade quem estabelece são os clientes e não os profissionais de engenharia, marketing ou a alta administração. A qualidade de um produto ou serviço pode ser definida como um conjunto total das características de marketing, engenharia, fabricação e manutenção que satisfazem as expectativas dos clientes

Armand Feigenbaum Programas de qualidade não devem ser aplicados como uma nova "moda", ou uma nova tentativa da alta gerência. Para uma efetiva qualidade é fundamental se ter o compromisso organizacional Melhoria da comunicação entre departamentos funcionais 

Philip Crosby “A qualidade é grátis” “Fazer bem à primeira” Filosofia de “zero defeitos” (pressupõe que a empresa não parte do princípio de que vai haver erros de fabrico)

Philip Crosby Qualidade é conformidade aos requisitos (semelhante a Deming) O sistema de qualidade é preventivo O standard de desempenho é o zero defeito Comunicação fluída e sem barreiras garante solução rápida de problemas A medição de qualidade é o preço da não conformidade

Philip Crosby

Philip Crosby Desvantagens Publicidade excessiva que leva a saturação Colaboração artificial Participação induzida Empenho baseado em recompensa Incentivo “massacrante” Fazer o que é pedido = pensar, agir

Deming vs Taylor Administração Geral Deming Taylor Prover os melhores produtos e serviços continuamente Desenvolver todas ramos do negócio ao estado de excelência Prover melhoria constantes Foca na melhoria do desempenho sem dividir lucros Qualidade em primeiro lugar Entender requisitos de qualidade e treinar

Deming vs Taylor Operacional Deming Taylor Envolver todos na melhoria Distribuir responsabilidades para um trabalho de sucesso Entender o significado do desempenho da variabilidade (da própria qualidade) Estudar o trabalho e determinar de que modo é afetado Variabilidade focada na produção dos indivíduos Trabalhar para diminuir variabilidade e custo total Continuamente procurar as melhores e mais confiáveis métodos e práticas

Deming vs Taylor Pessoas Deming Taylor Quebrar barreira entre áreas Cooperação mútua Eliminação de padrões numéricos e objetivos Eliminar a administração arbitrária e prover as melhores ferramentas e métodos Educar, treinar e desenvolver pessoas Gerir cientificamente Trabalhar para diminuir variabilidade e custo total Eliminação deliberada de trabalho improdutivo pelo medo do registro de performance Remover barreiras que tirem das pessoas o orgulho no seu trabalho Liderar e gerenciar com conhecimento e não com slogans Afastar o medo

Visões de Qualidade Taylor Administração científica / Instruções Deming Necessidade atuais e futuras / Ferramentas e controle de processo Juran Adequação ao uso Planeja  Controla  Aperfeiçoa (trilogia) Feigenbaum CQT Satisfação do cliente Crosby Educação Mudar Cultura  Motivar  Solucionar Problemas  Reconhecimento

“O maior problema do mundo poderia ter sido resolvido quando era pequeno.” Witteu Bynner