I Workshop de Legislação de Trânsito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
DIREITO ADMINISTRATIVO
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Atividades e atos administrativos
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Ações Preventivas no Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas
AÇÃO POPULAR.
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
Garantias Fundamentais
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Justiça Pública e Poder Judiciário
CONCURSO PÚBLICO Procedimento Administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
Unidade 2 - Direito Constitucional
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Seminário Nacional D efesa da Ação Sindical, a Negociação Coletiva e o Diálogo Social São Paulo, Brasil, 18, 19 e 20 Agosto de 2005 Alcances e limitações.
Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo
DIREITO ADMINISTRATIVO
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
Adrieni Ferreira Yassine
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
Cronograma de Aulas Sábados: 22/01 22/01 29/01 29/01 12/02 12/02 19/02 19/02 Horário: 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
Lei /2014.
O Caráter Público da Função Notarial:
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
Princípios do Direito do Trabalho
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Direito Administrativo I Professora Veronice Alves Ribeiro
DIREITO ADMINISTRATIVO I
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
1 UNIDADE 2 PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS 1. Conceito. “Expressão genérica que corresponde aos instrumentos próprios de que dispõe a.
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Direito Administrativo
Direito à saúde e defesa do consumidor
AULA 3 – Atos Administrativos
AGENTES PÚBLICOS.
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
AULA 06 – PODERES ADMINISTRATIVOS – continuação
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
Processo administrativo sancionatário:
Direito Administrativo
AULA 05 – PODERES ADMINISTRATIVOS
facebook.com/profmarcelino88 Fanpage:facebook.com/profmarcelino instagram.com/profmarcelino DIREITO.
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Conceitos, premissas, atuação e desafios CONCEITOS GESTÃO “ Execução de forma contínua e virtuosa de processo.
PODERES ADMINISTRATIVOS Curso de Direito – CEAP Direito Administrativo I Professora Veronice Alves.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
DIREITO ADMINISTRATIVO
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os.
As normas em matéria de liberdade sindical, direito de greve e negociação colectiva.
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
Atos administrativos 1. Introdução 1.1 Categoria de ato jurídico 1.2 Distinção entre ato jurídico e fato jurídico 1.3 Distinção entre ato administrativo.
INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO – PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO DA AÇÃO PENAL, DE CARÁTER ADMINISTRATIVO, CONDUZIDO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA E VOLTADO À COLHEITA.
Transcrição da apresentação:

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 O papel do agente da autoridade de trânsito Jerry Adriane Dias Rodrigues

Quem é o agente da autoridade de trânsito? I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Quem é o agente da autoridade de trânsito? ANEXO I do CTB “pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito …....” Art. 280 CTB § 4º servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência. “... atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.” Anexo I CTB “... lavrar o auto de infração …. Art. 280 § 2º CTB” “... adotar ... medidas administrativas” Art. 269 CTB. Trânsito em condições seguras Prioridade: defesa da vida

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Requisitos essenciais do agente: a) Ser detentor de cargo ou emprego público, (aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos - art. 37, II, CF/88); b) Ser credenciado ou designado como agente de trânsito; c) Agir de acordo com as normas legais e regulamentares; d) Estar no regular exercício de suas funções no âmbito de sua circunscrição e competência.

Atributos/Poderes: Presunção de legitimidade (ato) e de veracidade (fato) - (juris tantum) - Inversão do ônus da prova – Art. 280 § 2º CTB (comprovação) ; Poder discricionário – expresso em lei – Art. 270 §5º do CTB – (versus ato vinculado – art. 280, caput, CTB); Poder de Polícia – “é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado” – Meirelles [2005, p. 131] – proteção do interesse público - Art. 269 CTB. Imperatividade: o agente pode praticar ato contra a vontade ou interesse do particular; Auto-executoriedade: independe do Poder Judiciário – supremacia do interesse público.

Agente de relações humanas

Agente de relações humanas

Agente de relações humanas

Agente de relações humanas

Agente de relações humanas SOMOS DIFERENTES!

Agente de relações humanas O agente de trânsito deve ser o promotor da cidadania, buscando a harmonia das relações entre os usuários da via,.. SOMOS DIFERENTES!

Agente de relações humanas O agente de trânsito deve ser o promotor da cidadania, buscando a harmonia das relações entre os usuários da via,.. … devendo adotar todos os procedimentos legais e regulamentares ao seu alcance para o atingimento desse objetivo. SOMOS DIFERENTES!

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Por fim....

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Quereis prevenir os crimes? Fazeis leis simples e claras; [...] esteja a nação inteira pronta a armar-se para defendê-las, sem que a minoria [...] se preocupe constantemente em destruí-las. [...]

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Quereis prevenir os crimes? Fazeis leis simples e claras; [...] esteja a nação inteira pronta a armar-se para defendê-las, sem que a minoria [...] se preocupe constantemente em destruí-las. [...] Não favoreçam elas nenhuma classe particular; protejam igualmente cada membro da sociedade; receie-as o cidadão e trema somente diante delas. O temor que as leis inspiram é salutar, o temor que os homens inspiram é uma fonte funesta de crimes. [...]

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Quereis prevenir os crimes? Fazeis leis simples e claras; [...] esteja a nação inteira pronta a armar-se para defendê-las, sem que a minoria [...] se preocupe constantemente em destruí-las. [...] Não favoreçam elas nenhuma classe particular; protejam igualmente cada membro da sociedade; receie-as o cidadão e trema somente diante delas. O temor que as leis inspiram é salutar, o temor que os homens inspiram é uma fonte funesta de crimes. [...] Afim, o meio mais seguro, mas ao mesmo tempo mais difícil de tornar os homens menos inclinados a praticar o mal, é aperfeiçoar a educação.

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 OBRIGADO!

I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 O papel do agente da autoridade de trânsito Jerry Adriane Dias Rodrigues Jerry.dias@ig.com.br