Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO TEORIAS E PRÁTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL TÓPICOS ESPECIAIS EM C[C I C] = Comunicação + Informação + Computação = CIC/ICC/CCI Prof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO 12/09/2017 + 11/11/2016 + DD/10/2017
ATIVIDADE TEÓRICA E PRÁTICA SUMÁRIO O que é O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ? Metodologia ELABORAR: Um Mapa Mental do Porque os estudantes de comunicação devem conhecer a Ciência da Computação Elaboração de um MAPA CONCEITUAL sobre PENSAMENTO COMPUTACIONAL Lógica PARA A Programação Elaborar um Algoritmos .
TAREFA 1 –Atividade Prática PARTE B: Justificativas para estudantes de comunicação aprender programar computadores? Prof. Medeiros Neto B1) Programa Ciência sem Fronteira: MDM-PVE/CAPES & CNPq (Aqui neste site) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/projetos-onto- semant/889-mdmultimodal B2) Comunicação Digital & Jornalismo de Inserção (LIVRO) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/servicos2/987-labcom- maranhao B3) Publicidade e as TIC http://unicapropaganda.com/site/tendencias-2017-marketing-digital-e- tecnologia/
TAREFA 1 –Atividade Prática B4) Jornalismo de multiplataforma (UFPb ) http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/bmn-projetos-de- pesquisa/1008-jornalismo-em-ambiente-multiplataforma B5) A formação de profissionais e pesquisadores em ciberjornalismo: http://www.ciberjor.ufms.br/wp- content/uploads/2017/08/Performance-Ciberjornalismo.pdf
TAREFA 1 –Atividade Prática Planejamento (o que nós queremos? Respender a Pergunta) Meios (PAPEL E LAPIS; Xmind ou outra ferramenta) Execução Escolha uma trilha (B1 a B5) Apresentação do MAPA MENTAL da sua Equipe (Aula do dia 12/09) Resultado: ? Mostrar para o seu colega do lado. Avaliação: Dos pares e do Professor
ATIVIDADE TEÓRICA PARTE C: Introdução ao pensamento computacional e Conceitos Conteúdo: a) O que o computador faz? b) Conceitos Iniciais: Dados, Metadados, Dados Abertos, Big Data, Algoritmo; c) Diferença entre Software e Hardware e entre programas de sistema e aplicações; d) O que é linguagem de programação? Aspectos e diferença entre alto nível e baixo nível .
ATIVIDADE TEÓRICA PARTE A: O que é o Pensamento Computacional? Vejam VILÉM FLUSSER: http://www.filosofiacienciaarte.org/index. php/arte-e-cultura/cultura-digital/637-o-mundo- codificado-por-uma-filosofia-do-design-e-da- comunicacao Fazer Download: PENSAMENTO COMPUTACIONAL-RAMOS__A-2014-CIC .
TAREFA 2 –Atividade Prática Planejamento (o que nós queremos?) Meios (PAPEL E LAPIS; CMapTools) Execução Ambiente de Ensino em Rede (Aula do dia 12/09) Apresentação do MAPA CONCEITUAL da sua Equipe (Aula do dia 12/09) Resultado: ? Qual a sua percepção em trabalhar de forma Colaborativa? Avaliação: Dos pares e do Professores
Mapa Conceitual sobre a estrutura de um MAPA CONCEITUAL (DUTRA, 2006)
Mapa conceitual "Pensamento Computacional"- Janaina e Milena
Recomenda-se http://www.filosofiacienciaarte.org/index.php/pesquisador-visitante/876-mapas-conceituais
Recomenda-se MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA1 (Concept maps and meaningful learning) Marco Antonio Moreira (UFRS) http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf Alberto J. Cañas - Institute for Human and Cognition - www.ihmc.us - acnas@ibmc.us https://www.youtube.com/watch?v=gWkfUnA1Aw8
SUMÁRIO: Mapas Conceituais são ferramentas gráficas (diagramas indicando relações entre conceitos/palavras) para organização e representação do conhecimento. Não devem ser confundidos com organogramas ou diagramas de fluxo, pois não implicam sequência, temporalidade ou direcionalidade
? QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Lógica: Relaciona-se com a razão, investiga a correção do pensamento/raciocínio, ou seja, quais operações são válidas ou não. Estuda e ensina a colocar ordem no pensamento. TAREFA A: Mundo Codificado Flusser (Comunicologia) VIDE www.filosofiacienciaarte.org TAREFA B: Dificuldades ou Desafios? TAREFA C: Você tomou a decisão, então?
Início Se SIM NÃO Senão eu Faço isto Então eu Faço isto Fim
? QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO TAREFA D: O que lógica de Programação. TAREFA E: A Linguagem LÓGICA/Gráfica na PROGRAMAÇÃO Leitura da Representação de ALGORITMOS ( Fazer DownLoad no site FCAd.orf: Algoritmos e Programação deComputadores -CIC/UnB: ? Porque a LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E OS ALGORITMOS ficaram tão relevantes para o profissional da comunicação? Nos últimos 10 anos ?
? QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO? PARTE C: O que é LÓGICA PARA A PROGRAMAÇÃO? As formas mais conhecidas, podemos citar: a) Descrição Narrativa; b) Fluxograma Convencional; c) Pseudocódigo, também conhecido como portugol. IMPORTANTE: Ver o texto em anexo (Attachments): Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho
? QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Lógica de representação de um Algoritmo: É uma sequência finita de passos para realizar uma tarefa ou solucionar um problema. Na prática, criamos algoritmos com o objetivo de automatizar: queremos que o resultado de uma tarefa possa ser conhecido ou obtido repetidamente, no mesmo intervalo de tempo, com a mesma qualidade. TAREFA: Quais as principais diferenças entre as representações de ALGORITIMOS? Vide texto. Lista de Presença do dia 11/09/2017
? QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Algoritmo ALGORITIMO B repita até elaborar um ALGORITMO #Vou avaliar a minha disposição Escreve “Estou avaliando" se não estou disposto # Variável Boleana então interrompa meu estudo senão Invente um problema Escreva um algoritmo fim se fim repita Mostre os algoritmos feitos a um colega Escreva ”Gostei !” Escreva “Reveja o seu Algoritmo" fim do algoritmo
? QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EXEMPLS DE FLUXOGRAMA FEITOS POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO PARA COMUNICADORES: PROJETO AGENDA DE CONTATO CATALOGAÇÃO CAMPUS IMPRESSO/CEDOC
TAREFA 3 –Atividade Prática Planejamento (o que nós queremos?) Meios (PAPEL E LAPIS; ARTEFATOS DE ESTUDANTES) Execução Entender um Algoritmo Elaborar um FluxoGrama (Trocar uma lâmpada na sua casa) Resultado: ? Qual a sua percepção em escrever um Algoritmo? Avaliação: Dos pares e do Professores
Lidando com Erros Sabendo Porque Python Não Entende Você Examinando as Fontes dos Erros b.1) Classificando quando os erros ocorrem b.2) Distinguindo tipos de erros Capturando exceções c.1) Manipulando exceções básicas c.2) Manipulando exceções mais mais especificas c.3) Manipulação de exceções aninhadas Levantando Exceções => Recomenda-se a leitura do Capítulo 9 do Livro TEXTO: Python para Leigos de John Paulo Mueller, 2016
FONTES DE REFERÊNCIAS – www.filosofiacienciaarte.org Artigos de Referências (+100) Livros, Teses e Dissertações Núcleos de Pesquisas Metodologias e Métodos Projetos de Pesquisa (Vide site: WWW.FILOOSOFIACIENCIAARTE.ORG / ESFERA SEMÂNTICA)
Fazer Mais Exercícios de Lógica para a Programação FARRER, H; et al. Algoritmos Estruturados. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985. GUIMARÃS/LAJE. Algoritmos e Estrutura de Dados. Rio de Janeiro: LTC, 1985. Paulo Barry & Davis Griffiths. Use a Cabeça! Programação. Rio de janeiro: Atlas Books, 2010. John Paul Mueller. Começando a Programar Python – para Leigos. Rio de Janeiro: ALTA BOOKS, 2016 MENEZES, N. C. Introdução à Programação com PYTHON – Algoritmos e Lógica de programação para iniciantes. Novatec, 2010
FONTES DE REFERÊNCIAS – www.filosofiacienciaarte.org )