Crianças Hospitalizadas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
Advertisements

Todas as crianças do mundo têm os seus direitos e devem ser respeitados.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Alienação Parental
Diagnóstico Psicológico II
CONSUMISMO PODE ESCONDER UMA DOENÇA.
INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Acompanhamento do desenvolvimento infantil – instrumentos e estratégias.
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
Centro de Memória CEP CEP.
Oncologia Pediátrica – Com o que podemos contar…
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERATIVAS NO BRINCAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR Departamento de Psicologia Clínica Departamento.
Normas regulamentadoras
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
Direitos da Criança.
Os Direitos das Crianças
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Serviço de Acolhimento Familiar como Política Pública
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E SEUS BENEFÍCIOS
A atuação de diáconos e diaconisas nos cultos e reuniões da igreja envolve as seguintes partes:
Profa. Dra. Elaine Buchhorn C. Damião
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
LIÇÃO 5 – AS CONSEQUÊNCIAS DAS ESCOLHAS PRECIPITADAS
GÊNERO ENTREVISTA.
Oficina de Proteção Infantil
AS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
INDICADORES DE SAÚDE.
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. AT E SOFRIMENTO O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Teorias e Técnicas psicoterápicas
“Desafios na interface entre a Pedopsiquiatria e a Psiquiatria”
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Protocolo de observação
Programa:Cinoterapia
Constituída por escritura pública, de 31 de Março de 2015
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO NO AMBIENTE HOSPITALAR. Acadêmicas: Luzimanita, Sara, Naiane, Joicemara e Thaisa.
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
CUIDADORES DE DOENTES DE PARKINSON 10 Novembro 2006 Leiria
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
ESPERANÇA PARA A FAMÍLIA Atos QUAIS OS SEUS SENTIMENTOS COM RELAÇÃO À SUA FAMÍLIA? . . “Os meus pais não se entendem. Se eles se separarem,
Indicadores epidemiológicos
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Consulta de enfermagem na saúde da criança - especificidades
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
Transcrição da apresentação:

Crianças Hospitalizadas Catarina Silva

Pediatria Unidade de Internamento

Alguns Direitos das Crianças Hospitalizadas A admissão de uma criança no Hospital só deve ter lugar quando os cuidados necessários à sua doença não possam ser prestados em casa, em consulta externa ou em hospital de dia. As crianças e os pais têm o direito a serem informados para que possam participar em todas as decisões relativas aos cuidados de saúde. Deve evitar-se qualquer exame ou tratamento que não seja indispensável. A intimidade de cada criança deve ser respeitada. A criança deve ser tratada com cuidado e compreensão em todas as circunstâncias. As crianças não devem ser admitidas em serviços de adultos. Devem ficar reunidas por grupos etários para beneficiarem de jogos, recreios e actividades educativas adaptadas à idade, com toda a segurança. As pessoas que as visitam devem ser aceites sem limites de idade. O Hospital deve oferecer às crianças um ambiente que corresponda às suas necessidades físicas, afectivas e educativas, quer no aspecto do equipamento, quer no do pessoal e da segurança.

Necessidades de uma criança doente Reação de uma criança à hospitalização

Efeitos da hospitalização para as crianças São comuns as seguintes situações: Choro Agressividade Solidão Revolta Apatia Recusa de Alimentação

Efeitos da hospitalização para as famílias Alguns problemas existentes a nível familiar: Aumento das despesas financeiras Perda de oportunidades (exemplo: trabalho) Isolamento social Stress que por vezes leva à separação do casal Angustia, tristeza, depressão, culpa e ansiedade

Brinquedoteca – A importância de brincar Traz momentos de alegria e descontração através do brincar; Auxilia a preservar a saúde emocional das crianças; Contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças; Os traumas são amenizados, uma vez que o brincar contribui para a recuperação das crianças.

Brinquedoteca – A importância de brincar Espaço físico: Deve apresentar muita iluminação e ventilação adequada; Deve também apresentar condições de segurança, como por exemplo: tomada altas; - armários trancados; - as mobílias devem ter cantos arredondados; - os espaços devem possuir lavatórios e pias atendendo as necessidades e tamanhos dos pequenos; - o formato e disposição da brinquedoteca deve respeitar os objetivos da determinada instituição.

Recomendações Filme: John Q Gênero: Drama Ano: 2002

Webgrafia / Bibliografia Pediatria – Unidade de Internamento: SlideShare - Hospitalização infantil Alguns Direitos das Crianças Hospitalizadas: Ordem dos enfermeiros – Carta da criança hospitalizada / O direito da criança hospitalizada.pdf Necessidades de uma criança doente: SlideShare - Hospitalização infantil Efeitos da hospitalização para as crianças: SlideShare - Hospitalização infantil Efeitos da hospitalização para as famílias: SlideShare - Hospitalização infantil Brinquedoteca – A importância de brincar: Livro “Brinquedoteca – Um mergulho no brincar” de Nylse Cunha

“O SOFRIMENTO HUMANO SÓ É Autoria: Dame Cicely Saunders INTOLERÁVEL QUANDO NINGUÉM CUIDA.” Autoria: Dame Cicely Saunders Enfermeira