GQT – Gestão Pela Qualidade Total

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Motivando empregados e projetando cargos
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Planejamento estratégico de pessoas
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
5S JEFFERSON BUENO.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Prof(a): Patrícia Braz
Treinamento e Desenvolvimento - T&D
A Importância da Educação Continuada
Levantamento das necessidades de treinamento
Modelo de Excelência em Gestão
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Subsistema de Desenvolvimento
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
PROCESSOS DE TREINAMENTO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Mentoring Coaching.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Dos Conceitos às Aplicações
MÓDULO 2 QUALIDADE.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Avaliação 360 Graus.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Discentes: Gisilene Tatianne, Maria Aline, Rafael Lima, Zara Ribeiro. Docente: Janete Castro. Natal 2011.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Desenvolvimento & Motivação de Equipes e Lideranças 1- Palestra: Motivação e Trabalho em Equipe (1h30) Objetivo: 1) Estimular atitudes vencedoras; 2) Conscientizar.
Transcrição da apresentação:

GQT – Gestão Pela Qualidade Total Módulo “Pessoas” Leitura complementar

Treinamento e Desenvolvimento Um dos muitos recursos utilizados no processo de desenvolvimento. Visa ao aperfeiçoamento do desempenho funcional, ao aumento da produtividade e ao aprimoramento das relações interpessoais. “Nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados. O fator humano influi de maneira decisiva no nível de desenvolvimento ou deterioração da organização.”

Treinamento e Desenvolvimento Visa à aquisição de novas habilidades e novos conhecimentos e à modificação de comportamentos e atitudes. Procura definir métodos e procedimentos que possibilitem maximizar o desempenho profissional e elevar os níveis de motivação para o trabalho. Um plano de desenvolvimento motiva as pessoas da organização, cria perspectivas de evolução e contribui para a melhoria de resultados.

Treinamento e Desenvolvimento Principais objetivos do Treinamento: Preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; Dar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa a vir a exercer; Mudar a atitude das pessoas, a fim de criar entre elas um clima mais satisfatório, aumentado-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão.

Treinamento e Desenvolvimento O Programa de Treinamento de uma organização deve: Considerar o seu Planejamento Estratégico; Observar o seu plano de desenvolvimento; Considerar, sempre que possível, o levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento (LNTD) Limitar-se aos recursos financeiros disponíveis para o exercício; Eleger os projetos prioritários; Evitar a discriminação das pessoas; Observar a Matriz de Capacitação, Avaliação de Desempenho e a Pesquisa de Clima.

Treinamento e Desenvolvimento Etapas de elaboração de um Programa de Treinamento: Diagnóstico das necessidades de treinamento (LNTD); Programação de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas; Implementação e execução; Avaliação dos resultados; Disseminação dos conhecimentos – “há muito saber” retido entre nossos colegas. Precisamos aproveitar esta potencialidade.

Treinamento e Desenvolvimento O que um Programa de Treinamento bem sucedido pode proporcionar: Internamente: Melhoria da eficiência dos serviços; Aumento da eficácia nos resultados; Criatividade e inovação nos produtos oferecidos; Melhor qualidade de vida no trabalho; Qualidade e produtividade; Melhor atendimento ao cliente.

Treinamento e Desenvolvimento O que um Programa de Treinamento bem sucedido pode proporcionar: Externamente: Maior competitividade organizacional; Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa; Melhoria da imagem da organização; Empresa torna-se referencial (benchmark) para outras organizações.

Clima Organizacional Definição: Grau de satisfação demonstrado pelos membros de uma organização na qual a motivação é fator fundamental para a realização dos trabalhos. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração. Do contrário surgem frustrações ou barreiras à satisfação das necessidades.

Clima Organizacional Pesquisa de Clima - Abordagem: Entendimento da missão; Crenças, valores e princípios; Chefia e liderança; Relações interpessoais; Desenvolvimento profissional; Feedback Salários e benefícios Obs.: a avaliação desses itens deve ser vista como um importante instrumento estratégico para o planejamento eficaz das organizações.

Clima Organizacional Fatores que podem comprometer o Clima Organizacional e seus resultados: Dificuldades no mercado (crise do país); Adoção de modernas tecnologias que dispensam pessoas; Contenção na política de salários e benefícios; Aumento de exigências aos colaboradores; Supervisores que não valorizam a força de trabalho.

Endomarketing Desconcentração da autoridade; Revisão das estratégias de treinamento; Motivação e valorização dos funcionários; Sistema de comunicação interna; “A satisfação dos clientes só se torna possível com empregados satisfeitos.” “... Manter o colaborador informado, motivado e confiante... Dizer-lhe que o seu trabalho, seja qual for, é importante para alcançar os resultados globais planejados.” – é uma boa ação de endomarketing.

Exemplos de Indicadores de Desempenho relativos às Pessoas: Satisfação da força de trabalho; Horas de capacitação das pessoas; Número de sugestões implantadas por pessoa; Satisfação em relação aos programas de treinamento; Eficácia dos treinamentos; Absenteísmo; Rotatividade; Reclamações trabalhistas.

ENTÃO VAMOS LÁ!!!!!!!!!!!! E NÃO ESQUEÇA... Os colaboradores possuem uma boa compreensão do que precisa ser feito no trabalho, ... ao mesmo tempo que possuem um sentido de auto-importância e dedicação para realizá-lo. E NÃO ESQUEÇA... NINGUÉM MOTIVA NINGUÉM, MAS O DESEJO DE RECONHECIMENTO É UMA DAS MAIS PROFUNDAS NECESSIDADES HUMANAS