Aula de Química Intensivo 31/10/2012
Polímeros Polímeros são macromoléculas de um ou mais monômeros. Cada polímero pode ser caracterizado por suas unidades de repetição.
Polimerização por adição Os monômeros se ligam por meio de uma reação de adição: quebra da dupla ligação entre átomos de uma molécula do monômero, que fica com elétrons desemparelhados. Em seguida, ocorre a formação de ligação sigma entre moléculas do monômero.
Polímeros de adição
Polímeros de adição
Polimerização por condensação Grupos funcionais diferentes reagem entre si com a eliminação de uma molécula pequena, frequentemente de água. Exemplos: poliésteres, poliamidas
Poliamida
Poliéster
Baquelite
Biomoléculas - Carboidratos Monossacarídeos e sua forma cíclica
Biomoléculas - Carboidratos Dissacarídeos
Biomoléculas - Carboidratos Polissacarídeos: O amido ocorre com grânulos microscópicos em raízes, nos tubérculos e nas sementes dos vegetais. A maioria dos amidos apresenta de 10 a 20% de amilose e de 80 a 90% de amilopectina.
Biomoléculas - Carboidratos Amilose (não ramificada): mais de 1000 unidades de D-glicopiranosídeo, conectados com ligações entre C1 de uma unidade e C4 da unidade seguinte.
Biomoléculas - Carboidratos Amilopectina (ramificada): ligações entre C1 de uma unidade e C4 da unidade seguinte e ligações entre o C6 de uma unidade de glicose e o C1 de outra unidade (ramificações). Ramificações ocorrem no intervalo de 20 a 25 unidades de glicose.
Biomoléculas - Carboidratos Celulose: contém unidades de D-glicopiranosídeo ligados de modo (1→4), em cadeias muito longas e não ramificadas. Em razão dessas ligações, as cadeias de celulose são lineares e não tendem a se enrolar.
Biomoléculas - Lipídeos Correspondem aos óleos e gorduras. Quimicamente, são triésteres do glicerol (R1, R2 e R3 são longas cadeias carbônicas).
Biomoléculas - Lipídeos A hidrólise básica de um lipídeo origina um sabão.
Sabões e detergentes
Biomoléculas - Aminoácidos Aminoácidos apolares (hidrófobos)
Biomoléculas - Aminoácidos Aminoácidos polares neutros
Biomoléculas - Aminoácidos Aminoácidos ácidos (hidrófilos)
Biomoléculas - Aminoácidos Aminoácidos básicos (hidrófilos)
Biomoléculas - Proteínas São polímeros de condensação de vários aminoácidos. São resultantes da reação ácido-base entre um grupo amino de uma molécula e uma carboxila de outra molécula. Portanto, tratam-se de poliamidas. H2N–C–COOH + H2N–C–COOH → H2N–C–CO–NH–C–COOH H I R R’
Biomoléculas - Proteínas Estrutura primária: sequência de aminoácidos (ligação peptídica: covalente) Estrutura secundária: conformação helicoidal ou folha pregueada (ligações de hidrogênio) Estrutura terciária: maneira como a molécula de proteína se enrola sobre ela própria (ligações entre pontos distantes da molécula: covalente, ligação de hidrogênio, interação entre íons) Estrutura quaternária: duas ou mais cadeias polipeptídicas formam a proteína (ligações covalentes, interações intermoleculares, interação entre íons)
DNA
DNA – Bases nitrogenadas
DNA – Bases nitrogenadas
DNA – Ribose
DNA
Vitaminas lipossolúveis D K E
Vitaminas hidrossolúveis C B1 B5 B6 B2