Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: 2009 - 2011 Câmara de Avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Instrumentos de Avaliação - MEC
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Câmara de Avaliação.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Pró-Reitoria de Planejamento
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Roteiro de observação de estágio
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Ensino Médio e Educação Profissional
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Avaliação Institucional 2013/2 RESULTADOS. NOTAS DESEMPENHO DOCENTE.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Atuação dos agentes de Controle Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
O papel do Estagio na Formação de Professores
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Docente: Dr. Arthur Vianna
Programa de Pós- Graduação Virtual Prof. Luiz Nacamura Júnior Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Câmara de Avaliação

Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação

Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Plano Trienal ( ) de Metas e Ações Plano Trienal ( ) de Metas e Ações Diretrizes Preliminares de Revisão dos Projetos Político- Pedagógicos Diretrizes Preliminares de Revisão dos Projetos Político- Pedagógicos (PPPs) Câmara de Avaliação 35 de 41 Unidades

130 de 171 Cursos, não consideradas Habilitações Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Câmara de Avaliação

42 de 50 Cursos, não consideradas Habilitações Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Câmara de Avaliação

69 de 75 Cursos, não consideradas Habilitações Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Câmara de Avaliação

Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo 23 de 46 Cursos, não consideradas Habilitações Câmara de Avaliação

Projeto Piloto: critérios para a seleção de cursos tres grandes áreas: Biológicas, Exatas e Humanas cursos de unidades de distintos portes cursos que apresentem em sua estrutura curricular um número significativo de disciplinas ministradas por outros unidades cursos de unidades com estrutura administrativa diferenciada cursos que tenham manifestado interesse em participar Câmara de Avaliação

Projeto Piloto: cursos EACH - Gestão de Políticas Públicas Gerontologia EP -Engenharia Civil e Engenharia de Materiais EERP -Enfermagem EESC - Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica FAU - Arquitetura e Urbanismo FCF -Farmácia e Bioquímica FFLCH -Ciências Sociais FMVZ -Medicina Veterinária FSP -Nutrição IAG -Geofísica eMeteorologia ICMC - Engenharia de Computação e Informática IQ - Química Câmara de Avaliação

Projeto Piloto e Desenvolvimento do Processo complementação do perfil sócio-cultural dos ingressantes para todos os cursos da USP acompanhamento do egresso para cursos integrantes do Projeto Piloto sistema de upload de informações pelas Comissões de Graduação temporariamente fechado Câmara de Avaliação Ciclo de Palestras: instrumentalização das Comissões de Graduação no desenvolvimento de um processo coletivo e cooperativo PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009

Etapa 1: análise preliminar da diversidade de entendimento quanto ao conteúdo dos documentos embora em pequeno número, a permanência de uma cultura institucional que não define suas metas e ações embasadas na compreensão da realidade no Plano de Metas, recorrência de procedimentos e elementos a serem trabalhados entendimento similar do conceito de Metas e Ações das Diretrizes Preliminares de Revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP): genéricas, coincidentes nas pretensões e específicas nas particularidades em alguns casos, Revisão do Projeto Político-Pedagógico, e não a apresentação de Diretrizes Preliminares de Revisão do PPP Câmara de Avaliação

Etapa 1: análise preliminar, Plano de Metas consolidação do papel e da atuação dos colegiados gestores (CGs/CoCs) valorização da graduação e revisão do PPP e da estrutura curricular desenvolver processo de avaliação de cursos e/ou de disciplinas, com a implementação de fóruns de discussão conjuntos (corpo docente e discente), e de acompanhamento dos egressos valorização da graduação e implementação de políticas de capacitação e valorização do corpo docente combater a evasão e reduzir o tempo médio de formação revisão dos métodos de ensino/aprendizagem, avaliando novas metodologias didáticas e considerando técnicas e metodologias de ensino não presencial e à distância incentivar programas de iniciação científica, de tutoria, de monitoria e de produção de material didático melhor aproveitamento dos recursos públicos e valorização do curso junto ao ensino médio necessidade de definição de parâmetros para as metas propostas Câmara de Avaliação

Etapa 1: análise preliminar, Diretrizes de Revisão PPPs reavaliação da missão e do papel social do curso revisão das estruturas curriculares atualização de competências e conteúdos curriculares atualização das estratégias didático-pedagógicas definição do perfil pedagógico do docente Câmara de Avaliação

1. Indicadores Gerais: PRG 2. Perfil dos Ingressantes 3. Perfil dos Egressos 4. Indicadores Específicos: disciplinas 5. Indicadores Específicos: cursos Câmara de Avaliação