Câmara de Avaliação
Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação
Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Plano Trienal ( ) de Metas e Ações Plano Trienal ( ) de Metas e Ações Diretrizes Preliminares de Revisão dos Projetos Político- Pedagógicos Diretrizes Preliminares de Revisão dos Projetos Político- Pedagógicos (PPPs) Câmara de Avaliação 35 de 41 Unidades
130 de 171 Cursos, não consideradas Habilitações Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Câmara de Avaliação
42 de 50 Cursos, não consideradas Habilitações Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Câmara de Avaliação
69 de 75 Cursos, não consideradas Habilitações Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo Câmara de Avaliação
Resultados Preliminares da Primeira Etapa do Processo 23 de 46 Cursos, não consideradas Habilitações Câmara de Avaliação
Projeto Piloto: critérios para a seleção de cursos tres grandes áreas: Biológicas, Exatas e Humanas cursos de unidades de distintos portes cursos que apresentem em sua estrutura curricular um número significativo de disciplinas ministradas por outros unidades cursos de unidades com estrutura administrativa diferenciada cursos que tenham manifestado interesse em participar Câmara de Avaliação
Projeto Piloto: cursos EACH - Gestão de Políticas Públicas Gerontologia EP -Engenharia Civil e Engenharia de Materiais EERP -Enfermagem EESC - Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica FAU - Arquitetura e Urbanismo FCF -Farmácia e Bioquímica FFLCH -Ciências Sociais FMVZ -Medicina Veterinária FSP -Nutrição IAG -Geofísica eMeteorologia ICMC - Engenharia de Computação e Informática IQ - Química Câmara de Avaliação
Projeto Piloto e Desenvolvimento do Processo complementação do perfil sócio-cultural dos ingressantes para todos os cursos da USP acompanhamento do egresso para cursos integrantes do Projeto Piloto sistema de upload de informações pelas Comissões de Graduação temporariamente fechado Câmara de Avaliação Ciclo de Palestras: instrumentalização das Comissões de Graduação no desenvolvimento de um processo coletivo e cooperativo PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009
Etapa 1: análise preliminar da diversidade de entendimento quanto ao conteúdo dos documentos embora em pequeno número, a permanência de uma cultura institucional que não define suas metas e ações embasadas na compreensão da realidade no Plano de Metas, recorrência de procedimentos e elementos a serem trabalhados entendimento similar do conceito de Metas e Ações das Diretrizes Preliminares de Revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP): genéricas, coincidentes nas pretensões e específicas nas particularidades em alguns casos, Revisão do Projeto Político-Pedagógico, e não a apresentação de Diretrizes Preliminares de Revisão do PPP Câmara de Avaliação
Etapa 1: análise preliminar, Plano de Metas consolidação do papel e da atuação dos colegiados gestores (CGs/CoCs) valorização da graduação e revisão do PPP e da estrutura curricular desenvolver processo de avaliação de cursos e/ou de disciplinas, com a implementação de fóruns de discussão conjuntos (corpo docente e discente), e de acompanhamento dos egressos valorização da graduação e implementação de políticas de capacitação e valorização do corpo docente combater a evasão e reduzir o tempo médio de formação revisão dos métodos de ensino/aprendizagem, avaliando novas metodologias didáticas e considerando técnicas e metodologias de ensino não presencial e à distância incentivar programas de iniciação científica, de tutoria, de monitoria e de produção de material didático melhor aproveitamento dos recursos públicos e valorização do curso junto ao ensino médio necessidade de definição de parâmetros para as metas propostas Câmara de Avaliação
Etapa 1: análise preliminar, Diretrizes de Revisão PPPs reavaliação da missão e do papel social do curso revisão das estruturas curriculares atualização de competências e conteúdos curriculares atualização das estratégias didático-pedagógicas definição do perfil pedagógico do docente Câmara de Avaliação
1. Indicadores Gerais: PRG 2. Perfil dos Ingressantes 3. Perfil dos Egressos 4. Indicadores Específicos: disciplinas 5. Indicadores Específicos: cursos Câmara de Avaliação