Currículo /Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Itens da prova SARESP de 3º Ensino Médio questão de nível adequado
CURRÍCULO EM FOCO.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BASQUETEBOL.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERSPECTIVAS PARA 2009.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Atividades Para Educação Física
Professora: Camila G. Peres
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ginástica Geral.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Conteúdos PSS/PAS/ENEM
Prof. José Roberto Medina
Proposta de intervenção de Educação Física no Ensino Fundamental I
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
OBJETIVOS DO CURSO: - Compreender a Educação Física na escola como uma disciplina responsável pela leitura do mundo Identificar maneiras de trabalhar os.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
05/11/2015.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Currículo /Educação Física Cultura relacionada aos aspectos corporais, que expressa de diversas formas,dentre as quais os jogos ,a ginástica, as danças e atividades rítmicas, as lutas e os esportes; Repertório de conhecimentos sobre as diferentes manifestações corporais e de movimento e busca ampliá-lo criticamente; Melhore as oportunidades de participação e usufrua da cultura corporal;

Currículo –Educação Física Possibilidades concretas de intervenção e transformação desse patrimônio humano á dimensão corporal e ao movimentar-se- autor dos próprios movimentos.

Competências Cognitivas Grupo III Esquemas Operatórios       Realizar Compreender Grupo II REALIZAR Grupo I Esquemas Procedimentais Esquemas Presentativos Observar (Matrizes de Referência para a Avaliação do Saresp – Documento Básico –Ensino Fundamental II e Médio - SEE – SP, 2009). COMPETÊNCIAS

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Esporte Modalidade individual:atletismo(corridas e saltos) – Princípios técnicos e táticos – Principais regras – Processo histórico

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Atividade rítmica Manifestações e representações da cultura rítmica nacional – Danças folclóricas e regionais – Processo histórico – A questão do gênero

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Organismo humano, movimento e saúde Capacidades físicas: aplicações no atletismo e atividade rítmica

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Esporte Modalidade coletiva: basquetebol ou voleibol – Princípios técnicos e táticos – Principais regras – Processo histórico

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Organismo humano, movimento e saúde Capacidades físicas: aplicações em esportes coletivos

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Esporte Modalidade individual: ginástica artística ou ginástica rítmica (a modalidade não contemplada no 3º bimestre da 5ª série) – Principais gestos técnicos – Principais regras – Processo histórico

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Ginástica Ginástica geral – Fundamentos e gestos – Processo histórico: dos métodos ginásticos clássicos à ginástica contemporânea

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Esporte Modalidade coletiva: basquetebol ou voleibol (a modalidade não contemplada no 2º bimestre) Princípios técnicos e táticos Principais regras Processo histórico

Conteúdos -6ª Série/7º Ano Luta Princípios de confronto e oposição Classificação e organização A questão da Violência

Conteúdos – 8ª Série/9º Ano Luta Modalidade: capoeira - Capoeira como luta, jogo e esporte Princípios técnicos e táticos Processo histórico

Conteúdos – 8ª Série/9º Ano As manifestações rítmicas de diferentes grupos socioculturais As manifestações rítmicas na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos e interesses Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop, streetdance e/ou outras Diferentes estilos como expressão sociocultural – Principais passos/ movimentos.

Conteúdos – 8ª Série/9º Ano Esporte Modalidade coletiva: a escolher Técnicas e táticas como fatores de aumento da complexidade do jogo Noções de arbitragem O esporte na comunidade escolar e em seu entorno: espaços, tempos e interesses Espetacularização do esporte e o esporte profissional O esporte na mídia Os grandes eventos esportivos

Conteúdos – 8ª Série/9º Ano Atividade rítmica Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop, streetdance e/ou outras Coreografias

Conteúdos – 8ª Série/9º Ano Esporte Jogo e esporte: diferenças conceituais e na experiência dos jogadores Modalidade “alternativa” ou popular em outros países: rugby, beisebol, badminton, frisbee, ou outra Princípios técnicos e táticos Principais regras Processo histórico

Conteúdos – 8ª Série/9º Ano Atividade rítmica Organização de festivais de dança Esporte Organização de campeonatos

Habilidades/Competências -6ª série Identificar a importância da corrida em atividades da vida cotidiana; Distinguir as diferentes modalidades de saltos; Identificar as principais fases do processo histórico das manifestações e representações da cultura rítmica nacional; Criar e identificar atividades rítmicas que contemplem diferentes sentidos e intencionalidades; Analisar a questão do gênero na dança; Identificar as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida e saltos do atletismo; Identificar as capacidades físicas acionadas nas manifestações rítmicas nacionais; Identificar alguns exercícios específicos que mobilizam as capacidades físicas acionadas no atletismo e nas danças folclóricas e regionais;

Habilidades/Competências – 6ªsérie Reconhecer e fazer uso das principais regras da modalidade estudada; Identificar a dinâmica básica da modalidade como esporte coletivo; Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos da modalidade; Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática da modalidade; Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência( aeróbia e anaeróbia), com destaque para a modalidade trabalhada.

Habilidades/Competências – 8ªsérie Identificar os movimentos característicos da capoeira; Identificar costumes e elementos ritualísticos da capoeira; Elaborar movimentos, associando-os aos da capoeira; Identificar fases do processo histórico da capoeira; Identificar e adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira; Identificar os diferentes elementos constitutivos do hip-hop ou outra manifestação; Identificar e nomear passos e movimentos característicos da manifestação rítmica trabalhada no bimestre.

Habilidades/Competências – 8ªsérie Reconhecer as ações técnico-táticas da modalidade trabalhada; Identificar e analisar o modo de construção do discurso da televisão sobre o esporte; Identificar as fases do processo histórico de desenvolvimento dos diferentes estilos de street dance; Identificar e nomear passo/movimentos característicos do street dance; Criar coreografias de street dance.

Situação de aprendizagem Sequência Didática Situação de aprendizagem