Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A crise mundial de confiança nas empresas:
Advertisements

Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Conceitos de Governança Corporativa
Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Políticas Públicas.
Responsabilidade Social Empresarial
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
A LOGÍSTICA DO “DINHEIRO VIRTUAL” NA Caixa Economica Federal
Conflito de Interesses
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
GTI Claudia Salles Haddad
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
PODER.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Direito Civil III – Contratos Princípios
Gestão Estratégica na Política Pública
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Introdução: Conceitos
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
A Governança Corporativa
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Análise da Lucratividade A lucratividade.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Planejamento e Responsabilidade Social
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Marcos da Governança Corporativa e sua relação para a eficiência, eficácia e segurança das empresas – Usando Informática – A Lei Sarbanes Oxley.
Tópicos Contemporâneos de Administração
4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO PODEMOS EXTRAIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL DO NOSSO TEMPO LIMITADO.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
GOVERNANÇA CORPORATIVA
RELAÇÕES DE PODER.
Administração Mercadológica IV
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
Governança Corporativa
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
A ANBIMA e o seu papel como autorreguladora do mercado 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders-(partes interessadas), e os objetivos pelos quais a empresa se orienta.

“Governo é um substantivo “Governo é um substantivo. Governar significa: Deter uma posição de força a partir da qual seja possível desempenhar uma função imediatamente associada ao poder de decidir e implementar decisões ou, ainda, de comandar e mandar nas pessoas” NOGUEIRA, Marco Aurélio. Em defesa da política. São Paulo: Ed. Senac, 2001.

Os principais atores envolvidos na iniciativa privada: Tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração.

OUTROS atores envolvidos na iniciativa privada: Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.) e a comunidade em geral.

Conceituando na Administração Pública: A expressão “governança” surge a partir de reflexões conduzidas principalmente pelo Banco Mundial, “tendo em vista aprofundar o conhecimento das condições que garantem um Estado eficiente DINIZ, Eli. “Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado: Os Desafios da Construção de uma Nova Ordem no Brasil dos Anos 90”. In: DADOS – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, volume 38, nº 3, 1995. pp. 385-415.

Os principais atores envolvidos na iniciativa pública: Autoridades do Poder Executivo; - Autoridades do Poder Legislativo Autoridades do Poder Judiciário; SOCIEDADES - Demais Atores Públicos envolvidos na Administração Pública.

Principal Preocupação: É garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta (vestir a camisa) pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever. Ex. atingimento de metas, com foco no lucro para os acionistas, bem como para a sociedade local em especial ao entorno.

O que busca? A governança corporativa visa diminuir os eventuais problemas que podem surgir na relação entre gestores e acionistas e, conseqüentemente, diminuir o risco de custos indevido ou não previstos.

O que quer? Tem havido um renovado interesse no assunto de governança corporativa desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança do público em geral na governança corporativa.

O que busca garantir? A Governança Corporativa visa a aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos (investidores) garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos no qual se inclui o Conselho de Administração.

Regulamentos: A questão é descobrir se existe uma estrutura de governança corporativa "melhor" ou "ideal". Vários códigos de governança foram elaborados com esta intenção... No Brasil, destacam-se os códigos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Comissão de Valores Mobiliários(CVM)

Como começou? Dos tempos mais primórdios com o advento da civilização no Planeta terra. Onde uns defendiam seus interesses e o do seu bando, inclusive demarcando o limitando espaços territoriais. Ocorre até os dias de hoje, mesmo nas grandes áreas urbanas. Ex. Rua Riachuelo, loja de móveis usados.

Como começou? A emergência progressiva dos Estados, dos princípios e das modalidades de governança pacífica, em sociedades sempre mais povoadas e sempre mais complexas, é o sinal e para alguns a própria definição da civilização1 1 -Pierre Calame, André Talmant, QUESTÃO DO ESTADO NO CORAÇÃO DO FUTURO (A) - O mecano da governança, p.20, 2001, , Editora Vozes

Conceituando: A governança é a capacidade das sociedades humanas para se dotarem de sistemas de representação, de instituições e processos, de corpos sociais, para elas mesmas se gerirem, em um movimento voluntário. Ex. mundo animal

Principais características da "boa governança" Participação; Estado de direito; Transparência; Responsabilidade; Orientação por consenso; Igualdade e inclusividade; Efetividade e eficiência; Prestação de contas.

Muito obrigado ! PROF. AMAURI DOMAKOSKI