Plano Plurianual: desafios e perspectivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Orçamento na CF/88 Princípios
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Monitoramento e Avaliação
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
Fórum de Secretários Executivos
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão Estratégica na Política Pública
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Integração - Modernização - Descentralização
Orçamento Tradicional:
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
RESUMO DA AULA ANTERIOR
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Lei do Orçamento Anual Lei do Orçamento Anual (LOA) (LOA) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
Transcrição da apresentação:

Plano Plurianual: desafios e perspectivas Elaboração e Gestão do Plano Plurianual: desafios e perspectivas

Lei Complementar de Finanças Públicas Legislação Constituição Federal CF Art. 165 – Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual II – as diretrizes orçamentárias III – os orçamentos anuais Lei Complementar de Finanças Públicas LRF Lei de Responsabilidade Fiscal: Reforça vínculos entre PPA, LDO e LOA LOA compatível com o PPA e LDO Despesa adequada à LOA e compatível com PPA e LDO Equilíbrio entre receitas e despesas PPA LDO LOA

Legislação Decreto 2.829/98: Reforma dos instrumentos de alocação de recursos: PPA, LDO e LOA, todos orientados para resultados na sociedade Reforma gerencial: Alocação por Programas Programas Multissetoriais Gerentes por programas Sistema de Informações Gerenciais Monitoramento e Avaliação

PPA 2008-2011 PRINCÍPIOS Convergência Territorial: orientação da alocação dos investimentos públicos e privados com vistas a uma organização do território mais equilibrada; Integração de políticas e programas: PPA como instrumento integrador das políticas do Governo Federal (PAC, PDE, Agenda Social); Gestão estratégica: projetos e programas considerados indutores do desenvolvimento para assegurar o alcance dos resultados pretendidos; Monitoramento e Avaliação contínuos: cria condições para a melhoria da qualidade e produtividade dos bens e serviços públicos; Transparência na aplicação dos recursos públicos: ampla divulgação dos gastos e dos resultados obtidos. (continua)

PPA 2008 - 2011 Programa de Governo Estrutura do Plano

(PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS) PROGRAMA Problema Objetivo + Indicador Causas C 1 C 2 C 3 Ações A 1 A 2 A 3 SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS)

Ciclo de Gestão

Ciclo de Gestão do Gasto LOA Ciclo de gestão JAN DEZ Ciclo de Gestão do Gasto FEV Decreto de Programação Orçamentária e Financeira NOV MAR OUT ABR Relatório Anual de Avaliação do PPA PLDO SET PLOA MAIO AGO Elaboração ou Revisão do PPA JUN JUL LDO

Sistema Federal de Planejamento e Orçamento Organização Lei n.º 10.180/2001 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Secretaria de Orçamento Federal Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Unidade Setorial de Planejamento e Orçamento Art. 3º O Sistema de Planejamento e Orçamento Federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas sócio-econômicas

Espelho de Programa PPA 2008-2011

Sistema de Monitoramento e Avaliação – SMA O Poder Executivo: instituirá o Sistema de Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual 2008-2011, sob a coordenação do Órgão Central do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, competindo-lhe definir diretrizes e orientações técnicas para seu funcionamento manterá sistema de informações gerenciais e de planejamento para apoio à gestão do Plano, com característica de sistema estruturador de governo. Fonte: Lei 11.753, de 7 de abril de 2008 - PPA 2008-2011

Sistema de Monitoramento e Avaliação – SMA ÓRGÃOS SETORIAIS Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Comitê de Gestão do PPA NÍVEL ESTRATÉGICO Secretaria Executiva Comissão de Monitoramento e Avaliação Unidade de Monitoramento e Avaliação (UMA)‏ Câmara Técnica de Monitoramento e Avaliação Câmara Técnica dos Projetos de Grande Vulto SPI/MP NÍVEL TÁTICO- OPERACIONAL Gerente de Programa Gerente Executivo Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento - SIGPlan Coordenador de Ação Coordenador Executivo

Instrumentos de Monitoramento Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento – SIGPlan Sistema de Informações Gerenciais Setoriais - InfraSIG - são sistemas de informações gerenciais desenhados para atender às especificidades de cada setorial na gestão dos seus programas. Sistema de Monitoramento do PAC - SISPAC – é o sistema de informações gerenciais desenvolvido para o registro de situação e acompanhamento do desenvolvimento das ações governamentais que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento.

Ministério do Planejamento RELATÓRIO ANUAL DE AVALIAÇÃO DO PPA Órgão Setorial Avaliação do Plano Avaliação Setorial Gerente Avaliação do Programa Resultados Concepção do conjunto dos programas Gestão Avaliação do Programa Cenário Macroeconômico Orientações Estratéticas Resultados Concepção Implementação A avaliação é realizada no SIGPLAN – geralmente em fev e março. 1ª etapa: os gerentes individualmente avaliam seus programas com base na execução do ano anterior(ano base) sob os critérios de alcance de resultados, concepção e implementação. 2ª etapa: os secretários executivos avaliam o conjunto de programas do seu órgão com base nos resultados, concepção do conjunto de programas e gestão dos programas como um todo pelo seu órgão. Analisam também o grau de convergência entre a orientação estratégica do seu órgão(objetivos setoriais) e os desafios do PPA 3ª etapa: MPOG – atualização do cenário econômico, avaliação da gestão do plano como um todo e consolidação do relatório para envio até 15 de setembro ao CN RELATÓRIO ANUAL DE AVALIAÇÃO DO PPA

Mudança de Contexto / Mudança de Estratégia Situação Atual Situação Desejada Ação governamental com vocação imediatista > enfraquecimento da função planejamento. Ação governamental pautada por objetivos de médio e longo prazo > exige o fortalecimento da função planejamento Predomínio de instrumentos voltados ao controle/corte da despesa pública. Necessidade de instrumentos de gestão voltados à efetividade do gasto público. Qualidade do gasto = Gastar menos Qualidade do gasto = Gastar melhor Tendência à controles do tipo “boca do caixa” implicando descontinuidade das ações. Necessidade de um ambiente de estabilidade para a despesa pública (continuidade e conclusividade das ações programadas).

Mudança de Contexto / Mudança de Estratégia Situação Atual Situação Desejada Anualidade orçamentária traduzida como anualidade da ação pública. Reconhecimento que os resultados da ação pública ocorrem no médio prazo. Monitoramento das ações de governo difuso e centrado na visão orçamentário-financeira. Monitoramento focado nas iniciativas de maior impacto para os objetivos de governo e centrado no resultado regionalizado. Baixo referenciamento do planejamento federal nas realidades regionais. Mapeamento das fragilidades de cada território (Estudo da Dimensão Territorial)

Dimensão Planejamento Objetivo: Fortalecer o planejamento de médio prazo para melhorar a qualidade do gasto público com o uso adequado dos princípios da eficiência, eficácia e efetividade, dotando-os de uma estratégia de implantação. Eficiência. Adquirir bens e serviços melhores para a administração pública. (Relação custo/produto. Eficiência operacional). Eficácia. Entregar os bens e serviços na hora e no lugar programado. (Alcançar as metas projetadas). Efetividade. Os resultados das políticas públicas apurados pelo seu impacto na sociedade e no território. (Altera a realidade e só ocorre no médio prazo)

PLANEJAMENTO estruturado em TEMAS Dimensão Planejamento PLANEJAMENTO estruturado em TEMAS A POLÍTICA PÚBLICA organizada acima da estrutura setorializada dos órgãos de governo; Expressa em NÚCLEOS TEMÁTICOS e TEMAS, o planejamento da ação governamental incorpora a LÓGICA INTERSETORIAL das políticas públicas e se torna capaz de promover a ATUAÇÃO AGREGADORA dos órgãos setoriais; Os NÚCLEOS TEMÁTICOS são eixos estruturadores de CONHECIMENTO, formados a partir de um conjunto de temas; Os TEMAS são assuntos que, pela RELEVÂNCIA, foram incorporados aos compromissos governamentais e justificam a ação do Estado.

Dimensão Planejamento

Dimensão Planejamento

Dimensão Planejamento