Projeto de Produtos e Serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Estratégias da Produção
Projetos.
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Projeto em Produtos e Serviços
Sistema de Informação Gerencial
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Produto e Processo Projeto de Produto.
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Serviços = Setores terciários da Economia
EMPRESA PRODUCT-OUT versus MARKET-IN
Produto e Processo Projeto de Produto.
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Unidade 02 GRUPO O Subgrupo 02.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Estratégias do agronegócio
Administração da Produção I
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Otimização da Cadeia de Suprimentos
Desafios do desenvolvimento de software
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Organização Industrial
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Estratégia de Operações
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Controle de estoque.
Foco Atual da Logística Empresarial
Planejamento Estratégico
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
Iniciando na logística empresarial
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Equipe Prof. Henrique Freitas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Projeto em gestão de produção
Capítulo 9 Desenvolvimento de Novos Produtos e Estratégias para o Ciclo de Vida dos Produtos.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Estratégia de Operações
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Cadeia de Valor.
Aula 3 O Produto Capítulo 3.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
DO PRODUTO AO CLIENTE.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Estratégias da Produção
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
Processo compra e seleção Fornecedor ● Os compradores empresariais compram bens e serviços com o objetivo de ganhar dinheiro, de reduzir os custos operacionais.
Produto e desenvolvimento de novo produto
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Projeto de Produtos e Serviços Competitividade e Estratégia Estratégia na manufatura Técnicas avançadas de projeto e desenvolvimento do produto e serviços

Projeto de Produtos e Serviços Vantagem competitiva do bom projeto: O objetivo de projetar produtos e serviços é satisfazer os clientes, atendendo expectativas atuais e futuras; Melhora a competitividade da empresa;

Projeto de Produtos e Serviços O que é projetado em um produto ou serviço? Conceito: conjunto de benefícios esperados que o consumidor está comprando; Pacote de produtos ou serviços: é o conjunto de “componentes” que proporcionam os benefícios definidos no conceito; Processo: que define a relação entre os componentes dos produtos e serviços.

Projeto de Produtos e Serviços CONCEITO Compra máquina de lavar: Benefícios esperados: um design atraente; adequado ao espaço área de serviços; possibilitar a lavagem das roupas; vida útil longa; Praticidade e conforto para o consumidor.

Projeto de Produtos e Serviços CONCEITO Compra máquina de lavar: Benefícios esperados: um gabinete atraente; adequado ao espaço área de serviços; possibilitar a lavagem das roupas; vida útil longa; Praticidade e conforto para o consumidor. SERVIÇO Refeição em um restaurante: Benefícios esperados: ambiente atraente; refeição bem preparada e apresentada; atmosfera relaxante.

Projeto de Produtos e Serviços A maior parte das operações, se não todas, produz combinação de produtos e serviços. Essa coleção de produtos e serviços, é denominada PACOTE

Projeto de Produtos e Serviços PACOTE Compra máquina de lavar: O produto em si, a máquina de lavar; Garantia; Serviços pós-venda; SERVIÇO Refeição em um restaurante: Produtos como comida e bebida; Fornecimento de comida à mesa; Atenção do garçom.

O PRODUTO Introdução: Artesão: atendia necessidades específicas de seus clientes. Revolução Industrial: necessidade de padronização de produtos e processos; Consumidor perde o poder de influenciar na definição dos produtos que ia consumir; Projetistas não consultavam o mercado quanto as necessidades;

O PRODUTO Fase Produção em Massa: preocupação – produção máxima possível, cabendo ao pessoal de vendas o problema de colocar o produto no mercado (product-out) ou seja, saída de produto; Product Out: É uma estratégia de produção com alta orientação para a produção e baixa orientação para o consumidor. Ex.: gasolina, arroz,prego.

O PRODUTO Após segunda guerra mundial – japoneses – novas estratégias empresariais,voltadas para exportação visando o mercado mundial; Sucesso japoneses – melhoria na qualidade como estratégia mercadológica – pouco a pouco conquistaram mercados externos; Na conquista de novos consumidores, as empresas foram obrigadas a dar atenção á voz do mercado; Nova abordagem: market-in – “o que vem do mercado para dentro da empresa”;

O PRODUTO Aspectos básicos: necessidades dos consumidores (a voz do cliente) e como atendê-las; A forma como a empresa trata estas questões define sua competitividade; Marketing in: É uma estratégia de produção com baixa orientação para a produção e alta orientação para o consumidor. Ex.: brinquedos, roupas.

O SERVIÇO Experiência intangível, como noite em um clube noturno, uma viajem de aventura.

Serviços = Setores terciários da Economia O SERVIÇO Serviços = Setores terciários da Economia - Abrange 75% dos empregos e do PIB Pressupõe um encontro entre fornecedor e recebedor dos serviços, no front office Dificuldade de controle Bem portador = bem tangível que acompanha os serviços

Características dos Serviços Alto contato com o cliente Participação do cliente no processo Perecibilidade Não estocável Mão-de-obra intensiva Curtos lead-times Output variável e não padronizável Intangibilidade Dificuldade de se medir produtividade Dificuldade em se medir qualidade

Tendências no Setor de Serviços Aumento da competitividade internacional Aumento da participação de empresas prestadoras de serviços na economia globalizada Melhoria da produtividade em serviços Utilização de softwares de gestão integrada Tecnologia e automação em serviços Assistência permanente de especialistas em automação Adequação de trabalhos em serviços Necessidade de qualificação e capacitação superior dos funcionários

Estratégias para gerir a demanda por serviços Atendimento da demanda, em tempo e hora, com excelente qualidade Encontrar um melhor equilíbrio entre oferta e demanda Estratégias: Preços diferenciados Distribuição de senhas Sistema de filas

Projeto de Produtos e Serviços O imperativo da Competitividade O que significa para uma empresa ser competitiva? Ser competitivo é ter condições de concorrer com um ou mais fabricantes e fornecedores de produto ou serviço em determinado mercado; Competitividade: Identificar e atender as necessidades dos consumidores. Perde-se essa capacidade – são expulsas do mercado.

Projeto de Produtos e Serviços A medida que crescem as vantagens competitivas (atributos da empresa que são únicos ou superiores às demais), aumenta sua parcela de mercado; Imperativo da competitividade: Uma empresa é competitiva quando identifica e atende as necessidades dos consumidores e detém qualquer fatia de um determinado mercado. Só sobrevivem as que mantém alguma vantagem competitiva sobre seus concorrentes; Uma empresa pode ser competitiva em um mercado e em outro não; Empresas de “classes mundiais”;

Projeto de Produtos e Serviços Estratégias competitivas Informatização; Desmobilizações; Qualidade total; Aquisições; Incentivos; Projeção de demandas; Marketing; Robotização. Estratégias manufatura Custos; Qualidade; Prazos de entrega; Flexibilidade; Inovação; Produtividade; Tecnologia.

Projeto de Produtos Quanto Produzir: Produzir mais gera custos desnecessários; Produzir menos, gera custos de não-atendimento, desgaste na imagem da empresa; Alcançar o Ponto de Equilíbrio é um dos objetivos da ADM da Produção;

O PRODUTO PROJETO DO PRODUTO: Elemento básico de vantagem competitiva: Diferenciado quanto a: Custo (Menor nº de peças); Mais padronização (modularidade); Qualidade (robustez); Inexistência de falhas (até 80% decorre do projeto do produto);

O PRODUTO Todo Produto deve: Ser funcional (prático); De fácil utilização; Considerar os aspectos ergonômicos; Estética; Comandos auto-explicativos; Preocupação com preservação meio ambiente; Apoiar-se em tecnologia conhecida; Colaboração de equipes multifuncionais.

O PRODUTO Um bom projeto de produto deve considerar as seguintes técnicas: 1) Facilidade de montagem – desing for assembly (DFA); 2) Facilidade de fabricação – desing for manufactore (DFM); 3) Facilidade para desmontagem – desing for disassembly (DFD);

O PRODUTO 4) Adaptabilidade ao meio ambiente – desing for environment (DFE); 5) Engenharia simultânea – engenharia concorrente (concurrent engineering), É uma técnica para desenvolvimento de novos produtos que utiliza equipes multidisciplinares (composta de pessoas de diversas especialidades), desde o início até o final do projeto. 6) Engenharia robusta: É uma técnica que tem por objetivo criar produtos que devem suportar situações adversas sem apresentar defeitos, tais como: variação de temperatura, umidade, choques, impactos e quedas, mal uso do ser humano.

O PRODUTO selecionar o produto; obter informações; definir funções; 7) Engenharia de valor: É uma técnica utilizada pelas empresas, para aumentar o valor percebido pelo consumidor, em um determinado produto. Através da análise de valor, gera-se alternativas, como substituição de materiais e/ou novas funções que possam levar o consumidor a perceber maior valor em um determinado produto. selecionar o produto; obter informações; definir funções; gerar alternativas; avaliar alternativas; selecionar alternativa; implantar; Diretrizes básicas da engenharia de valor: - reduzir o número de componentes; - usar materiais mais baratos; - simplificar processos.

O PRODUTO 8) Projeto Modulado: A partir de módulos, projetam se vários produtos finais diferentes, com várias aplicações. 9) Confiabilidade: capacidade de o produto desempenhar as funções que dele se esperam.

CONCEITO DO CICLO DE VIDA O PRODUTO CONCEITO DO CICLO DE VIDA O projeto de um produto deve levar em conta seu ciclo de vida: a) Introdução: fase inicial – baixo volume de vendas, baixo volume de produção; Geralmente o sistema de vendas é por encomenda. Muitos produtos não ultrapassam este estágio. b) Crescimento: começa a firmar-se no mercado, aumenta a demanda, alteram-se os processos produtivos. A concorrência não é muito relevante neste estágio. Deve-se buscar fidelizar os clientes.

O PRODUTO 3) Maturidade: há estabilização na demanda e nos processos industriais, geralmente a produção do produto atingiu alto grau de padronização. Existem poucos e fortes concorrentes neste estágio. 4) Declínio: Demanda decrescente, passa a perder participação de mercado.

O PRODUTO Estágio Demanda Vendas Produção Lucratividade Qualidade Tamanho lote Introdução Baixa Pequeno Crescimento Alta Crescente Alta por unidade Médios, grandes Maturidade Alta, porém baixa por unidade Grandes Declínio Decrescente decrescente Alta, porém intermitente Grande

Estratégias para desenvolvimento do produto Com base na tecnologia que possui – product-out. Fabricar o que pode vender – market-in. Usar as duas anteriores – Mista, que maximiza seus recursos produtivos e de desenvolvimento de novos produtos

Processo para o desenvolvimento de novos produtos e serviços O PRODUTO Processo para o desenvolvimento de novos produtos e serviços Arte ou ciência? Os dois. Metodologia que divide o processo criativo em etapas:

Projeto de Produtos e Serviços Metodologia de desenvolvimento de um novo produto ou serviço Geração do conceito: Transformar as idéias em conceitos. - Idéias dos consumidores (Pesquisa) - Grupo de foco - Ouvindo os clientes (sugestões, reclamações) - Idéias das atividades dos concorrentes - Idéias dos funcionários - Idéias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) - Engenharia reversa

Projeto de Produtos e Serviços Triagem: avaliar o fluxo de conceito quanto a viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO MARKETING PRODUÇÃO FINANÇAS viabilidade O mercado é suficientemente grande? Possuimos capacidade para produzir? Temos capacidade financeira para desenvolver e lançar o produto ou serviço? Aceitabilidade Quanto do mercado poderemos ganhar? Quanto teremos que organizar nossa capacidade para produzir? Qual o retorno econômico que teremos sobre o investimento? Vulnerabilidade Qual é o risco de fracasso no mercado? Qual o risco de não conseguirmos produzir de forma adequada? Quanto dinheiro poderemos perder se os desenvolvimentos não forem os planejados?

Projeto de Produtos e Serviços Projeto preliminar: Após gerar um produto ou serviço aceitável, cria-se o projeto preliminar. Objetivo: Ter primeira versão dos produtos ou serviços componentes do pacote; Definição dos processos para gerar o pacote (lista de materiais).

Projeto de Produtos e Serviços Avaliação e melhoria do projeto: Considera-se o projeto preliminar e tenta melhorá-lo. Técnicas: Desdobramento da função qualidade (QFD – Quality Function Deployment) – verificar se o produto ou serviço atende realmente a necessidade e expectativas do cliente. Engenharia de valor (reduzir custos que não contribuam com o valor e desempenho do produto ou serviço). Método de Taguchi (testar a robustez).

Projeto de Produtos e Serviços Prototipagem e projeto final: Transformar o projeto melhorado em um protópipo que possa ser testado. Métodos: Maketes, modelo em papelão argila, simulação. Prototipagem virtual. Projeto auxiliado por computador

Projeto de Produtos e Serviços PROJETO INTERATIVO Desenvolver o projeto do produto ou serviço associado ao projeto de processos ( projeto interativo): Desenvolvimento simultâneo de várias etapas no processo global (engenharia simultânea). Resolução rápida de conflitos e incertezas de projeto (tomada de decisão). Estrutura organizacional que reflita o desenvolvimento do projeto.

Documentação do Produto Explosão Diagrama de montagem Estrutura analítica Lista de material (bill of material)

conceito - pacote – processo ATIVIDADES Criação projeto de produto ou serviços - Geração de idéias - Triagem - Projeto preliminar - Avaliação e melhoria - Prototipagem e projeto final conceito - pacote – processo