Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional

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Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional Anna Beatriz Waehneldt Senac Nacional

Justificativa Necessidade de responder à demanda interna por qualificação dos docentes do Sistema Senac, contribuindo para o aprimoramento de nossas ações educacionais, tendo como apoio legal o Parecer CNE/CP no 07/2009.

Contexto Evidências de que existe um descompasso entre o que é oferecido nos cursos de pedagogia e as necessidades reais das escolas: “Há uma ênfase muito grande nas questões estruturais e históricas da Educação, com pouquíssimo espaço para os aspectos didáticos do trabalho do docente.” Bernadete Gatti, diretora de pesquisas da Fundação Carlos Chagas

Informações Gerais PÚBLICO-ALVO Docentes e Supervisores do quadro efetivo do Senac (cerca de 7.400 alunos) DIMENSÃO TERRITORIAL Nacional REQUISITO DE ACESSO Ser docente ou supervisor do Senac com graduação em qualquer área

Informações Gerais PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO De 2010 a 2013 PRIMEIRAS TURMAS Setembro de 2010 - 60 turmas - 1.500 alunos 5

Oferta Rede EAD Senac Abrange todo o território nacional, com pólos localizados em 20 Departamentos Regionais: 8 do Núcleo Nordeste: AL, BA, CE, MA, PE, RN, SE e PB 5 do Núcleo Sul/Sudeste: MG, RJ, RS, PR e SC 7 do Núcleo Norte/Centro-Oeste: AM, AP, DF, GO, MS, MT, RR

Aspectos Pedagógicos

Perfil Profissional de Conclusão Zela pela aprendizagem do aluno; Cria as possibilidades para a produção ou a construção do conhecimento; Demonstra continuamente suas capacidades relacionadas ao planejamento, à mediação e à avaliação da aprendizagem; Adota procedimentos didáticos que estimulem a curiosidade e o pensamento crítico; respeitem a sua identidade cultural; solicitem seus saberes e sua capacidade criadora; reconheçam o valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição; e estimulem sua autonomia para aprender; Fundamenta sua ação em referências teóricas, políticas, éticas e estéticas.

Desenho do Curso Estrutura-se a partir da competência de mediar e se apóia na prática profissional dos docentes realizada nas respectivas salas de aula; Organiza-se tomando como referência essa prática e ao estimular a reflexão sobre ela, promove o movimento contínuo ação – reflexão com vistas ao aprimoramento profissional do docente; A reflexão parte do registro da ação docente que estará associado a cada uma/grupo de competências que definem o perfil do docente; Materiais diversos, situações de aprendizagem e comunidades de prática compõem o repertório de atividades disponíveis para o aluno no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno escolhe entre as atividades e materiais propostos a quais deverá recorrer tendo em vista o seu aprimoramento. A tutoria, em diálogo com o docente, fornece orientações do que pode ser aprimorado.

Estrutura Especialmente desenhada para possibilitar o aprimoramento da prática docente, acontece em diferentes ambientes de aprendizagem, de modo paralelo e concomitante, em três eixos: Eixo de Pesquisa e Produção – Ambiente de aprendizagem (virtual) Eixo de Experimentação – Laboratórios (sala de aula) Eixo de Cooperação e Sistematização – Comunidade de Prática (virtual)

Eixo de Pesquisa e Produção Composto por cinco unidades curriculares (210h) Todas as Unidades se baseiam em uma metodologia de desenvolvimento de situações de aprendizagem organizadas em um conjunto de sete passos fundamentais: Contextualização e Mobilização; Definição da Atividade de Aprendizagem; Organização da Atividade de Aprendizagem; Coordenação e Acompanhamento; Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; Acesso a Outras Referências e Síntese e Aplicação. O Eixo de Pesquisa e Produção é totalmente realizado on-line.

Eixo de Experimentação Organizado em 4 laboratórios de prática, com 140h de duração. Acompanha o desenvolvimento das Unidades e ocorre em paralelo a elas. O participante terá oportunidade de atuar no desenvolvimento de competências em sua prática docente, a partir da metodologia que vivencia no curso.

Eixo de Cooperação e Sistematização Comunidade de Prática - 60h Eixo de Cooperação e Sistematização Comunidade de Prática - 60h Ocorre através de ambiente e de metodologia específicos: Discutir a prática docente com o objetivo de acelerar e multiplicar o aprendizado durante o curso e perpetuar seus efeitos dentro da organização mesmo após o término. Detectar e divulgar boas práticas de docência por toda a Instituição, possibilitando o compartilhamento de idéias em caráter Brasil. Criar base de conhecimento relacionada à temática: artigos, melhores trabalhos apresentados, etc.

Eixo de Cooperação e Sistematização Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 60h Sistematiza o Plano de Trabalho Docente (PTD) elaborado desde o início do curso. Tem início após a Unidade de Planejamento do Eixo de Pesquisa e Produção, e ocorre em paralelo ao Eixo de Experimentação.

Estrutura Curricular e Duração 19

Avaliação de Impacto do Curso Verificação das mudanças geradas no trabalho docente (parceria com o CAED/Universidade Federal de Juiz de Fora). 20

Impactos Previstos Verificação das mudanças geradas no trabalho docente (parceria com o CAED/Universidade Federal de Juiz de Fora). 7.400 docentes e supervisores capacitados até 2013. Aprimoramento do modelo de competências no planejamento, mediação e avaliação no trabalho docente. Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos pedagógicos. Criação da Comunidade de Prática dos Docentes e Supervisores do Senac (formação continuada). 21