Fórum de Coordenadores – Enade 2012

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Transcrição da apresentação:

Fórum de Coordenadores – Enade 2012 Esmeralda Rizzo Decanato Acadêmico Ana Maria P. Castanheira Coordenadoria Avaliação Institucional Marili Vieira Coordenadoria Apoio Docente Comissão Própria de de Avaliação - CPA

Objetivos Importância do Conceito ENADE Sensibilização das coordenações de Cursos sobre a própria responsabilidade no processo de informar e esclarecer dúvidas sobre o processo. Apresentar os resultados anteriores e destacar os pontos e que deveremos melhorar, principalmente nos aspectos das notas de cada conceito sobre o CPC contínuo. Apresentar uma proposta para a logística do dia da prova a fim de dar todo suporte necessário aos alunos.

Indicadores de avaliação do Curso Enade= nota dos concluintes Índice de Diferença de Desempenho :IDD Conceito Preliminar de Curso:CPC

O que é Conceito Preliminar O Conceito Preliminar de curso é um indicador prévio da situação dos cursos superiores de graduação. O CPC, foi criado para agregar ao processo de avaliação : Objetivos de qualidade e excelência dos cursos Esse conceito –CPC tem uma escala de 1 a 5

Composição do CPC Variáveis : 1.Insumos  cadastro docente questionário socioeconômico do Enade 2.Enade 3.IDD – Indicador de Diferença de Desempenhos Observado e Esperado

Estrutura do CPC CPC ENADE 60% Concluintes 15% Ingressantes IDD 30% Censo da Educação 40% Corpo Docente Doutores 20% Mestres 5% Regime Infraestrutura Projeto Pedagógico

Distorções da composição do indicador CPC A primeira é considerar o ENADE, que compõe o Sistema de Avaliação, como o único processo do parecer final da avaliação de curso, transgredindo assim o princípio de globalização. Outra fragilidade identificada é relativa aos insumos que comprometem 40% do indicador CPC.

As informações referentes à infra-estrutura e recursos didáticos pedagógicos são obtidas por meio do questionário preenchido pelos alunos que participam do ENADE

Perguntas que geram conceitos Segundo Nota técnica do CPC publicada pelo MEC, a medida original para a criação da nota de infra-estrutura ou de recursos didáticos pedagógicos de um curso corresponde à proporção de alunos do curso que avaliaram positivamente estes aspectos no questionário do ENADE. As perguntas do questionário são as seguintes: 1-sobre infra-estrutura é os equipamentos disponíveis são suficientes para todos os alunos? 2- sobre recursos didáticos pedagógicos e os planos de Ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina.

Já a informação referente à titulação e regime de trabalho dos professores de cada curso é extraída do Cadastro Docente. O CPC é um indicador que deveria refletir a avaliação geral do curso, mas buscando agilizar os processos peca por não considerar a necessidade de uma avaliação educativa, com práticas formativas e construtivas, exigida na própria concepção do SINAES

O que é o Índice Geral de Cursos? O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Para ponderar os conceitos, utiliza-se a distribuição dos alunos da IES entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

Estrutura do IGC Índice Geral de Cursos Conceito Preliminar de Curso (Graduação) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Censo da Educação Superior Nota Capes (Pós-Graduação)

Cálculo do IGC da IES G, M e D são as “notas ponderadas” nos níveis graduação, mestrado e doutorado;  e  são parâmetros de ponderação referentes ao número de matriculados nos níveis graduação, mestrado e doutorado.

IGC-Mackenzie IGC-Pontuação IGC-Pleno 2007 2008 2009 2010 Histórico– IGC-UPM IGC-Mackenzie IGC-Pontuação IGC-Pleno 2007 304 4 2008 314 2009 293 3 2010 297

Tabela comparativa do último Ciclo Sinaes-UPM Indicadores 2007 2008 2009 2010 Conceito Graduação-G 2,95 3,08 2,85 2,81 Conceito Mestrado-M 4,01 4,13 4,09 Conceito Doutorado-D 2,47 2,45 2,58 2,48 Porcentagem Graduados-α 0,94 0,95 0,93 Porcentagem de mestrandos na pós-β 0,90 0,75 0,74 IGC-pontuação 304 314 293 297

Estado de São Paulo IES CPC contínuo CPC 1-PUC-SP 378 4 2-Universidade Presbiteriana Mackenzie 297

No Brasil IES CPC contínuo CPC 1-PUC-Rio 385 4 2- PUC-SP 378 3-PUC-RGS 365 4-UNISINOS 337 5-Universidade Santa Cruz do Sul 309 6-Universidade Luterana do Brasil 301 7-Universidade Presbiteriana Mackenzie 297

ENADE Somente os concluintes farão a prova. Os ingressantes foram inscritos mas não farão prova. Talvez seja levado em conta a nota do ENEM para efeito do cálculo do IDD. O ENADE é realizado, para cada curso, de 3 em 3 anos.

Os cursos que realizaram ENADE EM 2009 FARÃO O ENADE DESTE ANO ( 2012) ADMINISTRAÇÃO - Higienópolis ADMINISTRAÇÃO - Aphaville ADMINISTRAÇÃO – Campinas DIREITO - Higienópolis DIREITO – Campinas CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS ECONÔMICAS DESIGN JORNALISMO PSICOLOGIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Indicadores 2009

Indicadores por Curso Conceito_Enade Conceito_IDD Conceito Preliminar Curso  CPC Contínuo Nota_infra  Nota_ pedag Nota_ mestre Nota_ doutor Nota regime Nota Enade Concluintes  Nota IDD

Indicadores 2009

Estrutura física e organização pedagógica Curso Infra_estrutura Nota- infra Plano de ensino Nota_ plano Adm-Campinas 0,91 4,47 0,60 2,94 Adm- A. V. 0,90 4,40 0,63 3,09 Adm- S.P 4,50 Direito-Campinas 0,87 4,11 0,78 3,85 Direito-SP 3,44 0,49 2,38 Jornalismo 0,84 4,21 0,54 2,74 Publicidade 0,93 4,67 0,51 2,58 Ciências Econômicas 4,44 0,62 3,13 Psicologia 0,92 4,55 4,27 Ciências Contábeis 4,61 3,24 Design 0,80 3,95 0,36 1,82

Doutor e mestre Curso Porcentagem D Nota-Doutor Porcentagem-M Nota_ Mestre Adm-Campinas 0,2778 2,8595 0,9444 4,7222 Adm- A. V. 0,2661 2,7396 0,9597 4,7984 Adm- S.P 0,3180 3,2740 0,9511 4,7554 Direito-Campinas 0,3684 3,7427 0,9474 4,7368 Direito-SP 0,3970 4,0329 0,8844 4,4221 Jornalismo 0,3000 1,9929 0,7857 3,7946 Publicidade 0,2580 2,3452 0,8348 4,1739 Ciências Econômicas 0,3143 1,6639 0,9857 4,9131 Psicologia 0,5769 3,2967 1,0000 5,0000 Ciências Contábeis 0,2784 3,2474 0,9485 4,7423 Design 0,2430 1,9626 0,8224 4,1121  

Problemas que influenciam os indicadores! Serão da IES?! Não raro, encontra-se um despreparo do aluno que ingressa na UNIVERSIDADE, nem todos tem a base necessária para seguir os estudos, principalmente no início onde as disciplinas são básicas.

A atuação docente influencia diretamente os indicadores, não só em espaços onde a sua formação e regime de dedicação são avaliados. Sua gestão de sua sala de aula é responsável pelo desempenho de seus alunos no ENADE, no cálculo do IDD, influenciando diretamente o CPC do Curso.

Possíveis caminhos Criar espaços de discussão. Seminários sobre avaliação e indicadores. Disponibilizar informações sobre o desempenho de estudantes nas avaliações externas. Provocar reflexões sobre os resultados, NUNCA para punir, mas para buscar caminhos que levem a melhorias. Realizar avaliações interdisciplinares periódicas que os alunos se apropriem da linguagem utilizada nos exames externos.

A nova postura do coordenador de curso e do professor não se resume à gestão da sala de aula. O coordenador deve enfrentar a gestão de mudanças e de processos, conhecendo bem a legislação do Ensino Superior, as Diretrizes Curriculares e os instrumentos de avaliação tanto dos cursos como dos estudantes.

1- Resolver com os alunos os dois últimos ENADES. Ações 1- Resolver com os alunos os dois últimos ENADES. 2- Orientar os professores, principalmente os que atuam nos semestres finais, para a sensibilização dos alunos quanto a importância da participação deles neste processo. 3- Deixar claro ao aluno que somente ele tem acesso a sua própria nota, e que ele pode utilizar este resultado de forma positiva, podendo inclusive, incluir a nota obtida em seu currículo pessoal. AÇÕES PROPOSTAS

Agradecemos a presença Bom dia A TODOS.