PROJETO EDUCATIV0 Profa. Dra. Cláudia Prado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Métodos pedagógicos para melhor aprender
QUESTÕES AVALIATIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Matriz de Referência e Escala de proficiência
Introdução ao Comportamento Organizacional
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
O valor da Informação nas Organizações
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Administração de serviços 7º período
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
ADSD Introdução.
Avaliação Algumas questões para pensar
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Planejamento de estratégias:
A pesquisa na escola.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
ESTRATÉGIAS ou MÉTODOS DE ENSINO
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
A controladoria na empresa
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão da Qualidade 2º período
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Pedagogia Profa. Lucia Breno
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.
Avaliar desempenho de servidores
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Ferramenta Pedagógica
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Avaliar desempenho de servidores
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
MAPA CONCEITUAL Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações Nadia Aparecida de Souza e Evely Boruchovitch.
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Metodologia Científica e Tecnológica
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

PROJETO EDUCATIV0 Profa. Dra. Cláudia Prado Educadora Ma. Denise Maria de Almeida

Procedimentos didáticos PARA QUE? Organizar Procedimentos didáticos Favorecer Aprendizagem

Diagnóstico Educacional PONTO DE PARTIDA? Diagnóstico Educacional Objetivos da ação

OBJETIVOS Definem o que se espera da ação educativa. Características: Chegar na EE para prova Definem o que se espera da ação educativa. Características: Orientados para os sujeitos da ação; Fornecer uma descrição dos resultados desejados; Claros e precisos; Facilmente compreendidos; Relevantes para o usuário; Realizáveis.

DOMÍNIOS DOS OBJETIVOS Taxonomia de Bloom Cognitivos: abrangem desde simples informações e conhecimentos intelectuais, até ideias, princípios e habilidades mentais de análise, síntese, etc... Afetivos: referem-se a valores, sentimentos, emoções, gostos, atitudes, apreciações e interesses. Psicomotores: referem-se a habilidades para manipular objetos, materiais, instrumentos ou máquinas.

DOMÍNIO COGNITIVO Criar: criar uma nova visão, uma nova solução, estrutura ou modelo utilizando conhecimentos e habilidades previamente adquiridos. Avaliar: realizar julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia. Analisar: dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, importantes e menos importantes e entender a inter-relação existente entre as partes. Aplicar: usar o procedimento aprendido em uma situação nova ou familiar. Entender: é a capacidade de fazer a interpretação própria da orientação/informação. Lembrar: reconhecer e recordar informações importantes. Aquisição de um novo conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e de atitudes. Ex: Citar os sinais de hipoglicemia.

DOMÍNIO AFETIVO Comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção e valores Caracterização: O processo de internalização atinge o ponto em que o usuário passa a ser identificado pela sua comunidade como um símbolo ou representante do valor que ele incorporou. Organização: Reinterpreta o valor comunicado na orientação à luz de outros valores análogos ou antagônicos ao valor original. Analisa diferentes ângulos do valor, compara-o a outros valores. Valorização: Valor comunicado na orientação é internalizado pelo usuário. Características: Consistência (não esporádica); Persistência (prolongam-se além do período da orientação); Persuasão (o usuário procura convencer outras pessoas da importância do valor. Resposta: Existe alguma ação da parte do usuário em referência a um valor inerente à orientação. Esta ação pode ser desde a simples obediência a determinações explícitas até a iniciativa na qual se possa notar alguma expressão de satisfação por parte do usuário. Receptividade: O usuário percebe a existência de um dado valor apresentado na orientação. O usuário dirige sua atenção para esse valor de modo seletivo e intencional. Ex: Reconhecer a importância da alimentação saudável.

DOMÍNIO PSICOMOTOR Reflexos, percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal Naturalização: execução com facilidade (torna-se automático) Articulação: combina um ou mais movimentos com precisão em harmonia e consistência. Manipulação: executa o movimento de acordo com a instrução. Imitação: o usuário observa o movimento/procedimento e tenta repetir. Ex: Inserir corretamente a fita reagente no glicosímetro.

CONTEÚDOS Para alcançar os objetivos que conteúdos devem ser trabalhados? Quer voar? Vinculação aos objetivos; Validade; Significância (relação com experiências pessoais dos usuários); Utilidade para os usuários; Adequado a diversidade dos usuários; Adequado ao tempo da ação.

Caminhos/meios para atingir os objetivos ESTRATÉGIAS Caminhos/meios para atingir os objetivos Rota Longa Rota Curta

ESTRATÉGIAS Alguns exemplos: Jogos; Dramatização; Dinâmica de grupo; Roda de conversa; Oficina pedagógica; Palestra; Projetos; Resolução de problemas; Blogs e outros...

ESTRATÉGIAS Como escolher? Domínios dos objetivos; Vai de que? Quer arriscar? Domínios dos objetivos; Características dos usuários; Características da estratégia; Características do enfermeiro educador; Características do assunto abordado; Tempo para desenvolvimento da ação; Recursos disponíveis: materiais, físicos, humanos e financeiros.

ESTRATÉGIAS Sucesso!!!!! Permitem resgatar o conhecimento prévio; Promovem a participação ativa dos usuários; Valorizam os saberes dos usuários.

RECURSOS Meios e recursos necessários a concretização da estratégia. Recursos Materiais; Recursos Físicos; Recursos Humanos; Recursos Financeiros.

AVALIAÇÃO Por quê avaliar? O que avaliar? Como avaliar? Quando avaliar? Chegar na EE para prova

AVALIAÇÃO Os objetivos da ação educativa foram atingidos? Por quê avaliar? Os objetivos da ação educativa foram atingidos? Você conseguiu chegar na EEUSP para fazer a prova? O que deu certo e o que poderia ser mudado/melhorado?

AVALIAÇÃO Aprendizagem; O que avaliar? Grau de satisfação dos usuários e do enfermeiro educador com a ação; O planejamento da ação; Participação e envolvimento do usuário e do educador; Impacto da ação no dia a dia dos usuários (mudança de comportamento). Como avaliar? Elaborar critérios e instrumentos.

AVALIAÇÃO Antes da ação Diagnóstica Quando avaliar? Durante a ação Formativa Depois da ação Somativa

IMAGENS https://pixabay.com/pt/prazo-cron%C3%B3metro-rel%C3%B3gio-s%C3%ADmbolo-2636259/ http://agorasim.blog.br/2012/12/ http://www.donagiraffa.com/2013/03/como-escolher-o-bolo-de-casamento-ideal.html http://soludig.com.br/leonardooliveira/post/5711/a-arte-de-fazer-o-sucesso http://www.cupom.org/oferta/projetor-multimidia-portatil-benq/ http://www.cooptripartite.icict.fiocruz.br/pt-br/eixos-tem%C3%A1ticos/forma%C3%A7%C3%A3o-de-rh http://previuconsultoria.com.br/gestao-de-recursos-humanos http://galerie.coloritou.com/aliments/boissons/champagne-colorie-par-angela-48021.html http://andreruiz58.wordpress.com/2010/11/12/desenhos-tolos/