Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 04

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Entidade da Administração Indireta; Instituída pelo Poder Público;
DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA À GERENCIAL Luiz Carlos Bresser Pereira (1996) Clarissa Duarte 2009.
CARGOS PÚBLICOS Criação, transformação e extinção: Art. 48, X, CF – existência de lei; Criação: formam-se novos cargos; Extinção: eliminação de cargos;
ANA CARLA ZANDONA PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
OLIVIERI, Cecília. O Controle Interno como instrumento de Accountability Horizontal: uma Análise Exploratória da Controladoria Geral da União. Considerações.
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Teoria Neoclássica da Administração
Atividades e atos administrativos
Ministério da Cultura.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Bases jurídicas para uma boa Administração
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Gestão da Administração Pública
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão PLC 01/2007 Proposta de Limite ao gasto com Pessoal da União Ministro Paulo Bernardo março/07.
Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 03
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Adrieni Ferreira Yassine
ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
PREPARATÓRIO SES/MG EXERCÍCIOS IV
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Reforma do Controle Interno Governamental: Lições (não) aprendidas LEICE MARIA GARCIA AFC/AECI/MDS.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
PROCESSO LEGISLATIVO INICIATIVA DISCUSSÃO / EMENDAS VOTAÇÃO
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Teorias administrativas
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Cronograma de Aulas : 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
Ministério da Cultura.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Questões introdutórias
Gestão por competência
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Gestão pela qualidade em organizações públicas
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 04 Administração Pública Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 04

Aula 03 Veremos: Estruturação da Máquina administrativa no Brasil desde 1930: Dimensões estruturais e culturais.

Breve histórico da Administração Pública

1-A Reforma do DASP –Departamento Administrativo do Serviço Público-em 1938 No Brasil, o modelo de administração burocrática surge a partir dos anos 30. Surgimento das primeiras carreiras burocráticas , na tentativa de adoção de concurso como forma de acesso ao serviço público. O DASP foi criado com o objetivo de realizar a modernização administrativa em 1939 A Administração Pública sobre a influência de teoria da administração científica de Frederick Taylor.

A Reforma do DASP –Departamento Administrativo do Serviço Público-em 1938 Taylor, considerado o pai da administração científica , pois foi o pioneiro ao defender a aplicação de métodos racionais na administração da produção, visando a redução de erros e a otimização das tarefas, levando a aumentos na produtividade e menos custos através de padronização de rotinas e procedimentos, profissionalização e especialização dos trabalhadores.

A Reforma do DASP –Departamento Administrativo do Serviço Público-em 1938 Nas reformas do DASP nota-se a influências do Taylorismo na simplificação, padronização, na aquisição racional de materiais, na revisão de estruturas , definição de procedimento e instituição da função orçamentária vinculada ao planejamento. Já nos Recursos Humanos o DASP representou a tentativa de formação da burocracia baseado em competência e mérito profissional (Max Weber).

A Reforma do DASP –Departamento Administrativo do Serviço Público-em 1938 Embora foi valorizado instrumentos importantes à época, tais como concurso público e treinamento, a política de recursos humanos adotada não atendeu as necessidades do Estado.

Comparação entre o DASP e o regime anterior. Regimes Anteriores (1824 – 1930) DASP Governo de poucas pessoas (oligarquia); Fraca Presença do estado na economia; Falta de profissionalismo; Falta de métodos (improviso); Predomínio do Patrimonialismo. Aumento da presença do Estado na economia; Criação de novos orgãos públicos; Profissionalização do servidor; Influência da Administração Científica de Taylor; Ênfase na administração burocrática (Modelo weberiano).

2-Rumo à Administração Gerencial Diante das inadequações do modelo burocrático, aconteceram diversas tentativas de modernização da Administração Pública. Ênfase na extinção e criação de órgãos e constituição de estruturas que visavam alterar a rigidez burocrática. O marco inicial para a Administração Gerencial é apontado pela literatura especializada como sendo a reforma trazida pelo Decreto-Lei n° 200/67 , constituído para superar a administração burocrática.

2-Rumo à Administração Gerencial O Decreto-Lei 200/67 promoveu a descentralização funcional, ou seja promoveu a transferência de atividades para outras instituições tais como fundações e empresas de economia mista. Seus princípios fundamentais: Planejamento; coordenação;descentralização;delegação de competências; controle. Entretanto as reformas promovidas pelo decreto-lei não foram suficiente.

2-Rumo à Administração Gerencial Houve então novas tentativas, com a criação do SEMOR - Serviço de Modernização (anos 70) e PRND- Programa Nacional de Desburocratização (anos 80). As ações do Programa Nacional de desburocratização (PRND) inicialmente foram para combater a burocratização dos procedimentos, depois foram dirigidas para conter os excessos da expansão da administração descentralizada, estimulada pelo Decreto-Lei n°200/67.

2-Rumo à Administração Gerencial-RESUMO Decreto-Lei 200/67; Simplificação de Procedimentos; Flexibilidade administrativa; Descentralização; Tentativa de introduzir elementos gerênciais na Administração Pública Programa de Desburocratização nos anos 80.

3- A Constituição de 1988 Rigidez de regras constitucionais, o chamado retrocesso burocrático ; Regime jurídico único para todas as esferas do governo (DASP- instituiu o regime estatutário, o decreto-lei 200/67 instituiu o regime misto, tanto CLT como Estatutário, vem a constituição de 1988 e obriga o governo a estabilizar os funcionários públicos que eram do regime CLT. Normas rígidas iguais para as instituições públicas (Administração Direta e indireta). Conquista de direitos Sociais; Aumento de demandas sociais. Aumento significativo do custeio da máquina administrativa, ou seja aumentou a burocracia, aumentou as despesas.

3- A Constituição de 1988 Em relação a administração a CF/88 é considerada um retrocesso. Em 1988 o mundo já estava globalizado e o modelos de administração pública para atender as necessidades do País, das empresas, do cidadão era a gerencial e não mais a burocrática. Em termos sociais a CF/88 era avançada.

3- A Constituição de 1988 A CF/88 teve várias emendas, entre elas vamos destacar Emenda Constitucional 19/98 que trata da Quebra de Estabilidade do funcionalismo público. No artigo Art. 41. diz que: São Estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

3- A Constituição de 1988 É possível demitir um servidor público?

3- A Constituição de 1988 O servidor público estável só perderá o cargo quando: Em virtude de sentença judicial transitada em julgado; Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar , assegurada ampla defesa; (nunca tive conhecimento da aplicação desta regra, ser reprovado no estágio probatório é outra história, uma vez que o servidor ainda não foi efetivado).

3- A Constituição de 1988 4. Por excesso de despesa: Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da união, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá Exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Neste caso a lei complementar é a Lei 101/2000- Lei de Responsabilidade Fiscal. Desta forma se as medidas adotadas com base no art.169 não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar , o servidor estável poderá perder o cargo.

Próxima aula: A reforma da era FHC Governo Lula.

Administração Pública FAPAN-2012 Prof. Ivã da Cruz de Araujo Administração Pública FAPAN-2012