O trabalho do Empreendedor

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Transcrição da apresentação:

O trabalho do Empreendedor Atividades do Empreendedor

Atividades do Empreendedor Descoberta de Oportunidades; Concepção de Visões; Tomada de Decisões; Realização de Visões; Utilização de Equipamentos; Compras; Projeto e Colocação de Produtos; by prof. Edson d´Avila

Atividades do Empreendedor Vendas; Formação de Equipe e Conselheiros; Delegação de Tarefas. by prof. Edson d´Avila

Visão, Oportunidade e Criatividade A visão é uma imagem, projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim com a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo. Fillon (apud Dolabela, 2000, p. 76 by prof. Edson d´Avila

Visão A Visão tem impacto sobre a amplitude do que o empreendedor poderá realizar. A Visão define o alcance da realidade que o líder irá definir. by prof. Edson d´Avila

Três Categorias de Visão Emergente: Idéias de produtos ou de serviços que queremos lançar; Central: Resultado de uma ou mais visões emergentes; Visão Externa: lugar que se quer ver ocupado pelo produto ou serviço no mercado Visão Interna: Tipo de Organização do qual se tem necessidade de alcançá-lo. Visões Complementares: Atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central. by prof. Edson d´Avila

Elementos de Suporte à Visão Conceito de si; Energia; Liderança; Compreensão de um setor; Relações. by prof. Edson d´Avila

Etapas do Processo Visionário Planejar Imaginar e definir um contexto organizacional Visar um nicho de forma diferenciada Descobrir uma oportunidade Compreender um setor de negócios Identificar um interesse por um setor de negócio by prof. Edson d´Avila Fillon (apud Dolabela, 2000, p. 80

Processo de Desenvolvimento da Visão Passos Fase Conteúdo Categoria da Visão Requisito Exigido Atividade Educacional 1 Embrião Idéia do Produto e/ou Serviço Emergente Imaginação Leitura de Biografias e Estudos das Atividades de Empreendedores 2 Desenvolvimento Estudos: De Mercado, Produto, Viabilidade Reflexão Orientação por outras pessoas; leituras sobre administração 3 Forma Idéias de Empresa Central Avaliação, Bom Senso Orientação por outras pessoas; estudos de casos; discussão em grupo 4 Alvo Objetivos precisos a serem alcançados Complementar Concentração Conferências; Feedback

Conceito de Si É a forma segundo a qual a pessoa se vê. É a imagem que tem de si mesma. A auto-imagem é a principal fonte de criação e influencia fortemente o desempenho de uma pessoa. As pessoas só realizam quando se julgam capazes de fazê-lo. by prof. Edson d´Avila

Conceito de Si Projetamos o futuro com base no que somos. A empresa é a exteriorização da nossa personalidade, do se passa em nosso íntimo. Deve-se moldar as atitudes mentais adequadas ao sucesso que se pretende obter. by prof. Edson d´Avila

Energia Diz respeito à quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. É com base na energia que o empreendedor terá fôlego para compreender um setor, desenvolver uma visão, estabelecer relações necessárias, aprofundar-se nas características do produto ou serviço e dedicar-se à organização e ao controle. É um dos fatores fundamentais na formação e nas condições para exercício da liderança. by prof. Edson d´Avila

Liderança A Liderança é decorrente do conceito de si, da energia, da compreensão do setor, da visão e das relações. A Liderança é um processo contínuo, realimentado, mutável, depende da evolução do próprio empreendedor e de sua empresa. A Liderança decorre principalmente da visão e da capacidade de sua realização, apoiada pelo conhecimento do setor, das relações estabelecidas, e alimentada pela energia empregada nesses processos. by prof. Edson d´Avila

Compreensão do Setor Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar? Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? Abrir uma empresa sem conhecer o setor é mais uma aventura do que empreendedorismo. by prof. Edson d´Avila

Compreensão do Setor Compreender um setor significa saber: Como são estruturadas; Como funcionam as empresas que atuam naquele ambiente, Como os negócios se processam, Quem são os clientes, Como se comportam e Qual o seu potencial, Pontos fortes e fracos da concorrência, Fatores críticos de sucesso, Vantagens competitivas by prof. Edson d´Avila

Compreensão do Setor Compreender um setor significa saber: Possíveis reações diante da entrada de novas empresas no mercado; Conhecer a tecnologia envolvida; Quais as tendências a curto e longo prazo; Qual a sensibilidade do setor em relação a oscilações econômicas; Políticas de exportação; Quais as barreiras à entrada; Qual a lucratividade. by prof. Edson d´Avila

Compreensão do Setor Na economia globalizada deve-se saber o que acontece no mundo, ameaças e oportunidades apresentadas, tendências tecnológicas, funcionamento do mercado concorrencial. by prof. Edson d´Avila

Oportunidade Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a a oportunidade perdida. Provérbio Chinês Oportunidade by prof. Edson d´Avila

Janela de Oportunidade Oportunidade é a circunstância adequada ou favorável para implementação de uma visão. Idéia que surge em momento apropriado. A janela de oportunidade se abre e fecha em tempos não previsíveis. by prof. Edson d´Avila

Oportunidade É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que ter uma oportunidade e não estar preparado. Whitney Young Jr. by prof. Edson d´Avila

Oportunidade Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade. Winston Churchill by prof. Edson d´Avila

Oportunidade Dois vendedores de sapatos que foram enviados a uma região da África. O primeiro, após dois dias, ligou para o escritório e disse: - Chefe, por favor, quero voltar para o Brasil porque aqui ninguém usa sapatos. O segundo, após o mesmo tempo, ligou e disse: - Chefe, isto aqui é o paraíso, ninguém usa sapatos, o mercado é nosso! by prof. Edson d´Avila

Criatividade Capacidade criadora; engenho, inventividade. Pode ser aprendida e desenvolvida. Técnicas e exercícios para desenvolver um comportamento criativo: Tentar encontrar novas idéias; Novas formas de apresentar idéias antigas; Identificar problemas e inconsistências nos produtos e serviços oferecidos. A criatividade é melhorada através de muito trabalho em que a intuição dever ser desenvolvida. by prof. Edson d´Avila

Intuição Ato de ver, perceber, discernir; percepção clara e imediata; discernimento instantâneo; visão. Tudo o que é concebido no “hemisfério direito” tem de passar pelo crivo do “hemisfério esquerdo” antes de ganhar o mundo exterior. Submeter a intuição e as emoções a um crivo de racionalidade é mais provavelmente um comportamento aprendido. by prof. Edson d´Avila

Intuição e Criatividade Observa-se que, na maioria das vezes, as reuniões ocorrem em ambientes crítico/analítico. As pessoas estão mais propensas a avaliar, julgar e criticar as idéias de seus pares do que em imaginar e criar livremente (e permitir que outros o façam). Roberto Lira Miranda. Inteligência Total na Empresa, 1998, p. 80 by prof. Edson d´Avila

Visão (futura) de Negócios “Sonhar” pode ser, muitas vezes, uma palavra proibida dentro de uma empresa. Para contornar essa inconveniência é que o termo “Visão (futura) de Negócios” foi adotado no ambiente empresarial. by prof. Edson d´Avila

Montagem de Cenários Imaginar, calcular ou advinhar o ambiente futuro dentro do qual a “Visão (futura) de Negócios” se realizará. by prof. Edson d´Avila

Atividade de Vigilância e Análise do Ambiente Primeiro Passo do Processo Empreendedor by prof. Edson d´Avila

Atividade de Vigilância e análise do Ambiente É preciso: Observar e entender os movimentos do ambiente, perceber as diferentes “situações” vigentes e a vigir; Identificar, no cerne dessas situações: oportunidades, Ameaças, Problemas correntes ou possíveis. A partir da Atividade de Vigilância e Análise é possível Visualizar Oportunidades de Negócio. by prof. Edson d´Avila

Oportunidades de Negócio As Oportunidades de Negócio podem ser identificadas quando o empreendedor examina e analisa situações em curso no mercado. Peter Drucker. Inovação e Espírito Empreendedor by prof. Edson d´Avila

7 Fontes de Oportunidade Inovadora O inesperado – Que sucessos (ou fracassos) e eventos externos inesperados aconteceram ultimamente? Incongruências – Que situações anômalas estão ocorrendo na economia, nos negócios, no comportamento do consumidor, em processos de trabalho? by prof. Edson d´Avila

7 Fontes de Oportunidade Inovadora Necessidades de Processo – Que problemas ainda estão por ser resolvidos dentro de diferentes processos de trabalho? Estruturas da Indústria e do Mercado – Que oportunidades existem à sombra dos grandes negócios consolidados no mercado? by prof. Edson d´Avila

7 Fontes de Oportunidade Inovadora Mudanças Demográficas – Que oportunidades podem ser identificadas nos deslocamentos populacionais e nas mudanças de composição etária, educacional e de distribuição de renda da população? by prof. Edson d´Avila

7 Fontes de Oportunidade Inovadora Mudanças de Percepção: Que diferentes conceitos estão sendo desenvolvidos pelas pessoas na maneira de encarar e tratar situações corriqueiras e dogmas? Que novas questões estão sendo levantadas a respeito dos valores aceitos pela sociedade? by prof. Edson d´Avila

7 Fontes de Oportunidade Inovadora Conhecimento Novo: De que maneira as novas descobertas científicas, nos mais diferentes setores, podem dar origem a novos produtos e serviços, de utilidade imediata para o mercado? Qual é a melhor maneira de explorar esses conhecimentos como atividade mercadológica? by prof. Edson d´Avila

Em Busca de de Novos Produtos e Serviços Deve-se examinar continuamente e de forma global todos os acontecimentos no âmbito do mercado, com destaque para a evolução das necessidades e demandas do consumidor, por meio da busca permanente de novas maneiras de facilitar e enriquecer a vida do cosumidor by prof. Edson d´Avila