Estratégias de Segmentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
MARKETING DE SEGMENTOS
Marketing Varejo e Serviços.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Fundamentos de Marketing
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
MERCADO CATARINA E FABIANY
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Aula 5 – Administração de Marketing
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Diferenciação e Posicionamento (II)
Marketing de Varejo.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Composto de marketing-4P´s
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Glossário de Marketing
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Capítulo 9 Identificação de Segmentos de
Segmentação de Mercado
Estratégias de Marketing
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PLANEJAMENTO.
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Planejamento Estratégico de MKT
Diagnóstico Organizacional
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
DISTRIBUIÇÃO.
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Como conseguir conquistar, satisfazer e manter tantos e tão diferentes clientes? Que ofertas possibilitarão dar conta dessas tarefas com maior eficiência.
Primeiro ponto O que é marketing? Para Kotler e Keller: Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Segmentação de Mercado
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Comportamento do Consumidor
Transcrição da apresentação:

Estratégias de Segmentação de Mercado Prof. Felippe Vargas

Estratégias de Marketing Segmentação de Mercado Seleção de Mercado-Alvo Posicionamento Composto de marketing

Os Passos na Segmentação de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento “O processo consiste em: segmentar o mercado; selecionar os segmentos-alvo; posicionar-se no mercado.

1. Definições de Segmentação de Mercado Kotler e Armstrong - “consiste na divisão do mercado em grupos distintos de compradores que podem exigir produtos ou compostos de marketing distintos”.

Vantagens da Segmentação Proporciona melhor conhecimento do mercado; Permite focalizar os esforços e recursos da empresa onde é mais vantajoso; Permite que empresa desenvolva e implemente um composto de marketing talhado para as necessidades específicas do mercado;

Os Passos na Segmentaçãdo de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento 1. Identificar as variáveis de segmentação do mercado e classificá-las 2. Determinar os perfis dos segmentos resultantes Segmentação de Mercado

Bases para a Segmentação do Mercado Geográfica Região, Cidade, Área Demográfica Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação, Rendimento... Estilo de vida ou personalidade Psicográfica Ocasiões, Benefícios, Índice de Utilização, Atitudes em Relação ao Produto Comportamental

Determinar o Perfil dos Segmentos Perfil é um quadro detalhado de um segmento de mercado que visa entender os desejos, necessidades, interesses, atitudes, etc. Tamanho - número de consumidores e tendência de crescimento Características - perfil demográfico, geográfico, psicográfico e benefícios procurados. Utilização do Produto - marcas favoritas, quantidades consumidas, ocasiões de uso. Comportamento de comunicação - consumo de mídia Comportamento de Compra - canal de distribuição preferido, preferência de loja, freqüência de compra, leque de preços.

Os Passos na Segmentaçãdo de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento 1. Identificar as variáveis de segmentação do mercado e classificá-las 2. Determinar os perfis dos segmentos resultantes Segmentação de Mercado 3. Avaliar a atratividade de cada segmento 4. Selecionar o(s) segmento(s) Seleção do Mercado-Alvo

Avaliação da Lucratividade Potencial de Cada Segmento 2. Processo de Seleção do Mercado Alvo Avaliação da Lucratividade Potencial de Cada Segmento Custos estimados de marketing dirigido. Previsão de demanda Concorrência Fatores ambientais

Os Passos na Segmentaçãdo de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento 1. Identificar as variáveis de segmentação do mercado e classificá-las 2. Determinar os perfis dos segmentos resultantes Segmentação de Mercado 3. Avaliar a atratividade de cada segmento 4. Selecionar o(s) segmento(s) Seleção do Mercado-Alvo 5. Identificar os possíveis conceitos de posicionamento para cada segmento de mercado 6. Selecionar, desenvolver e comunicar o conceito de escolhido Posicionamento de Mercado

3. Posicionamento de Mercado maneira como o produto é definido pelos consumidores em relação a seus atributos importantes lugar que ele ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos concorrentes Para se posicionar: criar e sustentar uma imagem forte, clara, consciente do produto para o consumidor em comparação com as de seus concorrentes - Diferenciar.

Posicionamento de Mercado Escolhendo uma Estratégia de Posicionamento 1a. Etapa: Identificação de possíveis vantagens competitivas 2a. Etapa:Selecionando uma estratégia de posicionamento

Posicionamento de Mercado Identificação de Possíveis Vantagens Competitivas Vantagem Competitiva é uma vantagem sobre os concorrentes conquistada por meio da oferta de valor superior para mercados-alvo selecionados - preços menores ou mais benefícios.

Posicionamento de Mercado Identificação de Possíveis Vantagens Competitivas Diferenciação por: PRODUTO SERVIÇOS PESSOAL CANAL IMAGEM Características Desempenho Conformidade Durabilidade Confiabilidade Facilidade de uso Estilo Facilidade de pedido Entrega Instalação Treinamento do consumidor Orientação do consumidor Assistência Técnica Competência Cortesia Credibilidade Resposta ao cliente Comunicação Cobertura Experiência Símbolo Mídia escrita e audiovisual Atmosfera Eventos

Posicionamento de Mercado Selecionando uma Estratégia de Posicionamento Inclui: fortalecimento da posição atual (ex.: Gol, Fedex) movimentação para uma nova posição: criar uma nova imagem de um produto existente nas mentes dos consumidores; envolve mudança de atitudes e crenças existentes É muito mais difícil e caro do que estabelecer uma posição para um novo produto. (Ex.: Havaianas)

Posicionamento de Mercado Selecionando uma Estratégia de Posicionamento Por Preço/Qualidade enfatiza o valor derivado do produto, em termos de qualidade, de preço ou de ambos. Ex.: Wal-Mart, Gol Por Atributos do Produto baseia-se em características ou atributos que podem servir de base para o posicionamento. Ex.: Colgate Anti-Tártaro Por Usuário do Produto baseia-se em um usuário típico Ex.: Marlboro

Posicionamento de Mercado Selecionando uma Estratégia de Posicionamento Por Utilização do Produto Baseia-se na maneira como o produto é usado tipicamente. Ex.: Mastercard: o cartão mais útil para as transações do dia-a-dia. Por Concorrência Comparação direta ou indireta com o concorrente. Ex.: SBT - “Liderança absoluta no segundo lugar” Hertz - “Somos a número dois, por isso nos esforçamos mais”

4. Composto de Marketing (4Ps) 4.1 Decisões de Produto 4.2 Decisões de Preço 4.3 Decisões de Comunicação 4.4 Decisões de Distribuição

4.1 Decisões de Produto Forma Características Marca Qualidade de Desempenho Qualidade de Conformidade Durabilidade Confiabilidade Estilo Facilidade de pedido Entrega Instalação Treinamento do cliente

4.2 Decisões de Preço Características principais é orientado pelo posicionamento pode ser definido com base em margem sobre custos ou com base no mercado possui forte componente de percepção

4.2 Decisões de Preço Opções Estratégicas: Preço baixo: exige excelência operacional. Ex.: Hotel Formule 1. Preço mais alto: para os produtos percebidos como de alta qualidade e prestígio. Ex.: Lexus (da Toyota) – marca desvinculada e novos revendedores credenciados -> aumento de preços para criar imagem de alto status e alta qualidade Palavra-chave: PERCEPÇÃO (Timex x Rolex)

4.2 Decisões de Preço Opções Estratégicas (sob outro prisma): Preço para produto inovador Preço compatível com a qualidade Descontos e bonificações para distribuidor Preço psicológico Preço promocional

4.3 Decisões de Comunicação Propaganda (Pública, Penetração, Expressiva, Impessoal, Paga) Promoção de vendas (Comunicação, Incentivo, Evento, Demonstração, Amostras) 4.3 Decisões de Comunicação Relações Públicas (Credibilidade, Não Paga) Vendas pessoais (Interação pessoal, Aprofundamento) Marketing direto (Personalizado, Atualizado, Interativo)

4.4 Decisões de Distribuição Referem-se às decisões de como o produto deve chegar às mãos do consumidor Opções Estratégicas – canais: Distribuição via intermediários Distribuição direta

4.4 Decisões de Distribuição Fabricante nível 0 Consumidor um nível Fabricante Varejista Consumidor  Fabricante dois níveis Atacadista Varejista Consumidor  Fabricante três níveis Agente Atacadista Varejista Consumidor 