Revisão do Conceito de Marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Advertisements

Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo corporativo AULA 7 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Trabalho de Administração
Introdução ao Comportamento Organizacional
MARKETING HOLÍSTICO Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Ambiente de trabalho e saúde
Administração de serviços 7º período
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Comportamento do Consumidor e Estratégia do Produto
Manual do Participante
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
Alunos: Dorileia,Edna, Jane, Luziane,Rosilnene e Vinícius
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Práticas interativas de comunicação
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Pesquisa Mercadológica
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Tecnologias de Informação e Comunicação
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
MARKETING AMBIENTAL Dra. Pavlova Christinne Cavalcanti Lima
O que é Educação Ambiental?
ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Benchmarking.
Comportamento do Consumidor
Luis Fernando Fachinelli Caique Maciel
Gestão da Logística de Distribuição
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Comportamento Organizacional
Planejando o Turismo no seu Município
MARKETING SUSTENTÁVEL ESTUDO DE CASO DA NATURA
Sucedido, dê o máximo de si.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Argumentação e estratégias argumentativas
Determinação da demanda (procura)
O que é Educação Ambiental?
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Determinação da demanda (procura)
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A2
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável para MPE
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Análise ESTÁTICA COMPARATIVA
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
DEMANDA.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Revisão do Conceito de Marketing Marketing refere-se a um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros (Kotler, 1998). Em função de conflitos que podem surgir entre desejos e interesses dos consumidores e o bem-estar da sociedade, Kotler (1998) destaca que as empresas devem avaliar constantemente se estão praticando marketing de forma ética e responsável. De posse desta visão, Kotler propõe uma ampliação do conceito tradicional de marketing para marketing societal: “O marketing societal representa que principal tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses de seus consumidores e adaptar-se para proporcionar satisfação que preserve ou enriqueça o bem-estar e os interesses à longo prazo desses consumidores e da sociedade” (Kotler&Fox, 1994, p.28). Essa ampliação do conceito mostra que as empresas devem considerar 3 dimensões ao definirem suas estratégias: Os lucros, a satisfação do desejos e o interesse público. ATENÇÃO PARA ESSA DIMENSÃO

Marketing Social Kotler & Zaltman utilizaram pela 1ª vez essa expressão em 1971: Mais tarde, o próprio Kotler conceitua Marketing Social como ... o emprego de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social. MARKETING SOCIAL MUDANÇA DE COMPORTAMENTO Outro teórico: “O marketing social é a aplicação das tecnologias de marketing desenvolvidas no setor comercial à solução de problemas sociais, onde o resultado almejado é a mudança de comportamento.” (Andreasen, 1995, p.3) objetiva

Continuação Marketing Social Governo realiza campanha para prevenção de Aids: Procura promover uma mudança de comportamento da população por meio do incentivo ao uso de preservativos. Utiliza promoção, distribuição e outros elementos de marketing. ONG que se dedica a causas de proteção ambiental: Procura encorajar as pessoas a se engajarem em campanhas de reciclagem de lixo, instruindo a comunidade a separar e selecionar materiais orgânicos, latas e plásticos para coleta inteligente. Usam ferramentas de marketing visando a mudanças de comportamento. OBS: No Brasil, o termo também tem sido utilizado para designar práticas empresarias no campo social para a obtenção de diferencial competitivo. É crescente o nº. de empresas que fazem promoções ou associam sua imagem a causas sociais como forma de estimular vendas ou agregar valor à sua imagem institucional. Entretanto, essas ações não tem como objetivo influenciar um comportamento coletivo.

Marketing Institucional Tem por finalidade influenciar atitudes e comportamento em relação à empresa, objetivando a construção de uma imagem corporativa consistente (Kotler, 1998) Objetivo imediato não é a venda, mas a imagem da empresa; Criação de atitudes favoráveis do público em relação à empresa. Mkt. Institucional ≠ Mkt. Social (Este refere-se à questões de interesse público). Relação entre os dois conceitos: A aplicação do Mkt.Social também promove um impacto na imagem da instituição que o utiliza; A aplicação de estratégias de Mkt. Institucional pode influenciar comportamentos, podendo gerar transformações. OS DOIS REFEREM-SE À INFLUÊNCIA EM ATITUDES/ COMPORTAMENTOS.

Marketing relacionado a uma causa Anos 80 – Algumas empresas descobriram que, com as mesmas ferramentas de marketing utilizadas para aumentar vendas, poderiam promover um serviço público (causa social) e que, os dois objetivos poderiam ser complementares. Oferta que a empresa faz de uma quantidade especifica de recursos a uma determinada causa social cada vez que os consumidores de seus produtos realizam uma troca econômica com ela, gerando uma satisfação para o indivíduo e a organização. (Varadorajan& Melon,1988). Diferentes tipos de estratégias nesse conceito: Destinação de um percentual sobre as vendas de um certo produto; Distribuição conjunta de produtos ou informações acerca de determinada questão; Licenciamento de uma marca ou logotipo para empresa comercializar. (Andreasen, 1996). Ex: Embratel escolheu Inst. Ayrton Senna como parceiro Cada vez que alguém faz uma ligação utilizando a operadora uma determinada parcela de recursos é destinada ao instituto, sem nenhum custo adicional para o usuário.